Apresentação do Programa Juro Zero RS acontece amanhã na Prefeitura

Buscando estimular o empreendedorismo local por meio da criação de um ambiente de negócios mais favorável e menos burocrático, a Prefeitura Municipal do Rio Grande adere ao Programa Juro Zero RS, do governo do estado, que vai destinar R$100 milhões em subsídio para cobrir juros de operações de crédito direcionadas a empresas de pequeno porte, microempresas e microempreendedores individuais.
A cerimônia oficial de apresentação do Programa na cidade, acontece amanhã (4), às 15h, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos. O evento contará com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.
Conforme o prefeito Fábio Branco, a adesão do município ao Programa ocorre com base no planejamento e ações que buscam por impulsionar o desenvolvimento e crescimento econômico da cidade. “A iniciativa está alinhada com o que estamos planejando para incentivar a reação da economia de Rio Grande. Por isso, optamos por aderir ao programa imediatamente”, diz o prefeito.
O PROGRAMA – O Juro Zero RS faz parte da ação Avançar, do Governo do RS, dentro do eixo Avançar pelo Desenvolvimento Econômico. O objetivo do Programa é fortalecer e incentivar os empreendimentos e, com isso, o crescimento do estado, a partir da injeção de recursos sem a cobrança de juros e com um processo mais simplificado para contratação dos financiamentos. A estimativa é que sejam feitas mais de 23 mil operações de empréstimo com juros pagos pelo Estado.
Como solicitar o financiamento?
Para fazer o pedido da abertura de crédito, o empresário deverá solicitar o financiamento pelo site www.badesul.com.br ou presencialmente nas agências do Sicredi. Para acessar o empréstimo, é preciso atender a alguns critérios. Entre eles, estar com a empresa formalizada na Junta Comercial ou possuir inscrição como Microempreendedor Individual (MEI) anterior a 1º de dezembro de 2020, possuir matriz ou filial em funcionamento no RS, estar em dia com a Receita Federal, apresentar as certidões exigidas, etc.
Além do crédito, os empreendedores que fizerem a adesão ao Juro Zero RS terão a oportunidade de receber consultoria e treinamentos oferecidos pelo Sebrae. A entidade fará o acompanhamento do negócio, disponibilizando auxílio e informações relacionadas à organização financeira. O objetivo do assessoramento é ampliar a sustentabilidade financeira das empresas e amenizar os riscos de inadimplência.
O preenchimento de todas as exigências não garante a aprovação imediata do pedido de empréstimo, que deverá ser avaliado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e cooperativas de crédito. Confira abaixo como serão as condições de financiamento e quem se enquadra no programa.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Acompanhe nossos canais nas redes sociais.
Fique por dentro do que acontece no Executivo.
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande