Município atualiza Plano de Contingência de Enfrentamento à Covid-19

Por

O número de casos de Covid-19 com a necessidade de atendimento pelos serviços em saúde poderá subir em Rio Grande, essa é a previsão feita pela Secretaria de Município da Saúde (SMS), pelo menos, para os próximos 20 dias. Com base nisso, a pasta se prepara para manter os pontos de testagem e ampliar a vacinação – especialmente a infantil -, além de trabalhar pela negociação da disponibilização de leitos. As ações estão no Plano de Contingência, atualizado nesta quarta-feira (26).

Conforme titular da SMS, Zelionara Branco, a projeção do aumento do número de casos está baseada na média diária de positivados. “Ainda não temos nenhum momento de estabilidade. Após a estabilidade, até que ocorra a queda, a média ainda é de 20 dias de aumento no número de casos”, explica. Dentro deste cenário, a SMS mantém a busca pela ampliação da capacidade de serviços.

TESTAGEM E VACINAÇÃO – A perspectiva é que os pontos de testagem disponibilizados em diferentes locais da cidade sigam em funcionamento pelo menos até a primeira quinzena de fevereiro. Atualmente, o município conta com seis centros de exames para diagnóstico, onde são oferecidos testes do tipo antígeno e PCR para pacientes sintomáticos e assintomáticos.

Em relação à vacinação, o objetivo é ampliar, principalmente, a cobertura infantil. De acordo com Zelionara, a pasta aguarda pela orientação do uso do imunizante Coronavac em crianças, conforme a nota técnica publicada recentemente. Profissionais da saúde já começaram a participar de capacitação para aplicação do imunizante no público infantil. Com isso, Pfizer e Coronavac passarão a ser as duas vacinas utilizadas na imunização pediátrica em Rio Grande.

RECURSOS HUMANOS – Para enfrentar as dificuldades relacionadas a falta de pessoal a Secretaria da Saúde busca por diferentes soluções. De acordo com a secretária o percentual de trabalhadores da saúde que precisam ser afastados por causa da doença chega a 30%, o que impacta na capacidade de oferta de serviços.

Para minimizar o problema, o Município conta com a parceria de instituições e entidades, que disponibilizam profissionais para o reforço do quadro técnico e auxílio às ações.”Já contamos com a parceria do Senac, da FURG, Anhanguera, Marinha e Exército. Mesmo assim, serão necessários outros parceiros para que consigamos manter a capacidade aumentada de vacinação “, diz.

A possibilidade de uma contratação emergencial de profissionais para atuação específica no enfrentamento à Covid está sendo analisada. O pedido da contratação para as demandas da vacina e testagem já foi preparado pelo Município e deverá ser encaminhado à Câmara dos Vereadores até esta sexta-feira (28).

LEITOS – Embora a nova variante da Covid-19 apresente um comportamento de quadro leve e manejo não-hospitalar, em que, na maioria dos casos, não há a necessidade de internação, já é possível prever o efeito do aumento do número de casos na quantidade de leitos ofertados.

Para a secretária Zelionara, daqui pra frente qualquer aumento da necessidade de internações acabará impactando na oferta de vagas hospitalares, tendo em vista a redução dos leitos, realizada no ano passado em todo RS. Para minimizar este impacto, a SMS tem feito ajustes, remanejo e negociações de oferta de vagas.

PLANO DE CONTINGÊNCIA – Com base nas novas ações de enfrentamento à Covid-19, a SMS divulgou ontem a atualização do Plano de Contingência do Município. Os principais ajustes estão relacionadas aos eixos da testagem oportuna e isolamento, retaguarda de serviços de saúde e ações de orientação e informação da comunidade. O objetivo do Plano, é formalizar as ações que o Município adota na tentativa de conter o vírus.

Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal do Rio Grande
(53)3233-7281/6052
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande