Profissionais abrem programação do Agosto Dourado e da IX Semana do Bebê

Por

A campanha nacional Agosto Dourado e a IX Semana Municipal do Bebê tiveram abertura oficial, nesta segunda-feira, 9, com a transmissão de uma live nas redes sociais da Prefeitura do Rio Grande, da qual participaram diversas profissionais da Saúde. A IX Semana é realizada, anualmente, pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM) com a proposta de mobilizar a sociedade para temas pertinentes à primeira infância, em especial, aos primeiros meses de vida.

Ao abrir a transmissão, a coordenadora do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Daiane Bitello destacou a importância da atividade que considera agosto como mês do Aleitamento Materno, tendo sido instituído no Brasil pela Lei nº 13.435/2.017. Essa Lei determina para esse período a intensificação de ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. Agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Importância do aleitamento

Durante a live, as profissionais da Saúde passaram várias orientações sobre a importância do aleitamento materno no desenvolvimento integral da criança. Com base em sua trajetória profissional, bem como em diversas publicações e estudos consagrados, mundialmente, a médica pediatra da Secretaria da Saúde, Marina Fregonesi Ferreira apresentou alguns conceitos, um deles divulgado pela Fundação Abrinq na publicação Guia para o Aleitamento Materno, que diz que: “O leite materno é a forma mais rica e natural de alimentação do bebê e com os nutrientes adequados e de fácil digestibilidade, além da ação protetiva e imunológica, sendo uma proteção contra diversas doenças e infecções. Até aos seis meses de idade, nenhum outro alimento, nem água, é necessário.”

Outro dado apresentado pela pediatra veio do Ministério da Saúde (MS). Conforme o MS, “o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos de idade, evita diarréia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes e colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição, reduz as chances de obesidade.”

A doula

Já a integrante da coordenação da Associação de Doulas do Estado do RS (Adosul), Gabrielle Araujo, afirmou ser muito importante que as mães reconheçam o papel e tenham o amparo de pediatras e de toda a equipe de apoio de uma unidade de Saúde no acompanhamento da paciente. “Sabemos que dentro de algumas famílias falta apoio e ainda existem muitos mitos envolvendo a amamentação e a insegurança dos familiares, como por exemplo, que o bebê que chora ou que quer mamar a toda a hora é um problema, que vai ficar manhoso.” Gabrielle acredita que é muito importante o papel da doula nesses casos e ela faz esse papel, mas todos dentro da família podem dar esse apoio e dizer “você pode, você consegue”. Lembra que, tanto na gestação como no puerpério é importante esse apoio familiar, pois no puerpério se agudizam, também, sentimentos como na gestação e no parto, pois a mulher ainda está muito frágil.

O pré-natal

Enfermeira da Saúde da Família na UBSF São João, Ana Kellen de Biasi trouxe para o debate “A abordagem da Enfermagem na Atenção Primária como estratégia de fortalecer, estimular e apoiar o aleitamento materno”. Ao responder sobre como o pré-natal auxilia na amamentação e no preparo das mães nos cuidados com os bebês, a enfermeira, com vasta experiência na Saúde da Mulher e, atualmente, na área da Saúde da Família, disse que se for realizado um trabalho que se estenda para todo o ambiente em que a mulher está inserida, muito pode ser mudado não só para a mãe, para a criança, mas para todos que estão envolvidos no contexto.

“O trabalho de incentivo ao aleitamento materno começa no início do pré-natal”, diz a profissional. Porém, de acordo com ela, quando chega o tema Agosto Dourado, e dentro do atual quadro da pandemia, foi necessário repensar muitas práticas, o que motivou novas formas de atender as mães e suas famílias. “Nunca paramos o pré-natal.” Uma das ferramentas usadas durante a pandemia tem sido por meio do WhatsApp, que facilitou bastante a comunicação.

Acompanhe a programação

Para assistir a live completa, clique no link  e confira no link abaixo a programação do Agosto Dourado.

Programação de Atividades do Mês Agosto Dourado

———————————————————

Roger da Rosa – Jornalista (MTB 6956/RS)

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

(53)3233-7281/6052

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG

Instagram: @prefeituradoriogrande