Prefeitura e FURG lançam TeleCovid19: serviço está disponível pelo número 0800 642 4650
Na manhã desta segunda-feira (27), a Prefeitura do Rio Grande, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), realizou o lançamento do serviço TeleCovid19. A apresentação ocorreu por meio de videoconferência, com a presença de representantes da imprensa rio-grandina. Trata-se de uma central de atendimento telefônico, que atua na triagem, monitoramento e encaminhamento de casos suspeitos de COVID-19, e ainda disponibiliza consultas médicas por meio virtual em caso de necessidade. O telefone é o 0800 642 4650, e está disponível das 8h às 17h de segunda-feira a sexta-feira. A ligação é gratuita.
A iniciativa nasce da urgência em proporcionar à população um atendimento mais rápido, evitando assim aglomerações nos postos e unidades de saúde do município, além de redução da pressão no sistema público de saúde. A proposta é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), e da FURG, através da Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem e do HU/FURG-Ebserh. O desenvolvimento da tecnologia foi realizado pela Indeorum, startup do Parque Tecnológico de Pelotas.
Em seu pronunciamento, o prefeito Alexandre Lindenmeyer fez um agradecimento a todos que trabalharam para viabilizar o funcionamento da TeleCovid19, e também ao Ministério Público do RS, que disponibilizou recurso para o custeio do serviço. Ainda em sua fala, Lindenmeyer destacou a importância da proposta e o impacto esperado na rede de saúde. “Não tenho dúvida de que essa ferramenta vem para ficar, não apenas durante esse cenário de pandemia. Vai se perpetuar, com esse atendimento em telemedicina e teleconsulta, distensionando, por consequência, os nossos postos de saúde e dando atendimento preliminar as pessoas para que possam ter orientações necessárias em relação aos sintomas. É um serviço muito importante que vai fortalecer o atendimento da atenção básica e, ao mesmo tempo, diminuir a circulação de pessoas. A partir desse trabalho, poderemos ter uma redução significativa de pessoas se dirigindo aos postos de saúde”, argumentou.
O vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, enfatizou a agilidade da tomada de decisão por parte da Prefeitura para que o processo pudesse ser iniciado, salientando que o serviço foi desenvolvido em menos de 30 dias. Ele também frisou a participação de voluntários e o objetivo do projeto. “Estão envolvidos 70 voluntários só da Universidade, entre docentes da faculdade de medicina, da escola de enfermagem, estudantes de último ano. Sem contar os profissionais do HU, da SMS e os agentes de saúde. Isso é justamente por se tratar de um sistema extremamente importante para o enfrentamento ao COVID-19. Temos o objetivo de diminuir a circulação de pessoas buscando atendimento em unidades de saúde. A comunidade vai ter a possibilidade de conversar com um profissional de saúde e fazer a triagem em sua própria casa. Isso vai facilitar a identificação de casos suspeitos”, disse.
Giroldo ainda acrescentou que o serviço irá contribuir para o projeto de testagem em desenvolvimento. “A identificação de suspeitos a partir da teletriagem é um mecanismo importante. Nós teremos o cadastro de todas as pessoas que forem triadas. Isso se interliga com nossa possibilidade de realizar as testagens e aprimorar o isolamento de casos positivos”, informou.
Durante a apresentação, o secretário de Saúde, Maicon Lemos, ressaltou a importância do lançamento do serviço, que faz parte do plano municipal desenvolvido para o enfrentamento à doença. “Colocamos à disposição da nossa comunidade mais uma ferramenta para contribuir para este momento delicado pelo qual passa a saúde. Então a partir de hoje começa o serviço de TeleCovid19 em Rio Grande, nessa parceria que é muito forte com a FURG. Disponibilizamos para a comunidade rio-grandina um canal de informações referentes a Covid-19, incluindo também a telemedicina, a teleconsulta e a teleinformação. Sem dúvida nenhuma é uma data bastante especial, um projeto bastante importante. Reforçamos o pedido para que as pessoas acessem a ferramenta, através do número gratuito. É mais uma ação no enfrentamento ao Coronavírus aqui em Rio Grande. Houve um envolvimento muito grande de todos, seja da Secretaria de Saúde, da SMDIT, Universidade do Rio Grande. Temos quase uma centena de pessoas por trás dessa central e isso sem dúvida nenhuma demonstra a importância que nós estamos dando pra esse sistema aqui no município de Rio Grande”, afirmou. Maicon ainda explicou que os profissionais no TeleCovid19 são voluntários e que não atuam diretamente no atendimento em unidades de saúde, não sendo, portanto, uma redução das equipes disponíveis nos hospitais e UBSs.
Atendimento telefônico
Durante a chamada, é preciso escutar as opções e escolher a mais adequada. Primeiramente, as opões são: digitar “1” para triagem e mais informações sobre o COVID-19 e “2” para falar sobre unidades de saúde, rede de saúde, exames ou demais informações. Digitando 2, a pessoa será encaminhada para a central telefônica, onde receberá as orientações pertinentes em relação a rede de saúde.
Escolhendo a opção “1”, da triagem, é iniciado atendimento relacionado aos sintomas da doença, em novo menu. O sistema questionará a se o paciente possui sintomas ou quer mais informações sobre eles, devendo proceder da seguinte forma: digitar “1” caso apresente sintomas de COVID-19, para encaminhamento ao atendimento de um profissional da saúde; digitar “2” para informações a respeito dos sintomas característicos.
Protocolo para COVID-19
Durante a ligação, o atendente questionará sobre a presença de sintomas respiratórios, assim como de febre ou sensação febril. Também sobre outras comorbidades, como doenças crônicas, imunossupressão, diabetes, paciente oncológico ou em gestação de alto risco. A partir da avaliação e conforme protocolo adotado em Rio Grande, que segue as orientações do ministério da Saúde, o paciente será classificado da seguinte forma:
Suspeito Leve: Em casos sem febre, sem outras comorbidades e sem sinais de gravidade em pacientes com mais de 5 anos, quando serão feitas apenas por orientações por telefone, recomendando procurar a UBS caso o quadro se agrave. Será realizado o monitoramento dos pacientes que tiveram febre, que devem ser observados por 48h, e reavaliados após o período.
Suspeito Moderado: Em situações com presença de febre a mais de 48h, ou com comorbidades em pessoas com mais de 5 anos de idade. Também estão incluídas crianças com menos de 5 anos que apresentem sintomas respiratórios sem gravidade. A recomendação é procurar a UBS mais próxima ou o pronto atendimento, se a UBS não estiver em horário de funcionamento.
Suspeito Grave: Em casos onde existem sintomas graves, sendo maior ou menor de 5 nos de idade, com ou sem febre, com comorbidades ou não. A pessoa deve procurar imediatamente o hospital ou o atendimento da Samu (192).
Dúvidas sobre o paciente
Aqui entra o serviço de telemedicina. Quando o paciente não apresentar sintomas respiratórios característicos e sim outros sintomas físicos (com ou sem gravidade), o atendente fará encaminhamento para a teleconsulta, para avaliação médica e correta classificação como suspeito leve, moderado ou grave. Para isso, o paciente será agendado para atendimento médico, que ocorre no sistema https://vidium.indeorum.com/login, por meio de videochamada . Após a consulta, o médico informará no sistema como ocorreu o encaminhamento do paciente.
Equipes atuantes
O serviço será operado de forma remota, organizado da seguinte maneira:
Teletriagem: equipes de docentes e discentes dos cursos de medicina e enfermagem da FURG.
Teleinformação: Agentes Comunitários da SMS
Teleorientação: médicos das UBSs do Município e do HU.