Vacinação para pessoas com alto grau de imunossupressão ocorre a partir desta quinta-feira

A Secretaria de Município da Saúde (SMS) da Prefeitura do Rio Grande informa que, a partir desta quinta-feira (14), pessoas com alto grau de imunossupressão deverão receber uma dose reforço ao esquema de vacinação contra a Covid-19. Por isso, pessoas vacinadas há mais de 30 dias com segunda dose de qualquer uma das vacinas para Covid-19 que estão disponíveis poderão comparecer aos locais de vacinação na cidade para receber a aplicação.

Para a imunização com a dose de reforço é exigida a apresentação de documento de identidade com foto, CPF, Cartão SUS, Carteira de Vacinação impressa, na qual estão registradas as doses recebidas anteriormente e o comprovante da comorbidade. Esse comprovante pode ser o atestado médico com a indicação da comorbidade, receita médica ou resultado de exames de acompanhamento ou diagnóstico.

Abaixo está a relação das doenças relacionadas para esta fase de vacinação:

I – Imunodeficiência primária grave

II – Neoplasia em tratamento

III -Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas

IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,

por ≥14 dias

VI – Pacientes em hemodiálise

VII – Uso de drogas modificadoras da resposta imune conforme relação abaixo:

* Metotrexato

* Leflunomida

* Micofenolato de mofetila

*Azatiprina

* Ciclofosfamida

* Ciclosporina

* Tacrolimus

* 6-mercaptopurina

* Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)

* Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

———————————————————

Roger da Rosa – Jornalista (MTB 6956/RS)

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

(53)3233-7281/6052

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG

Instagram: @prefeituradoriogrande