Turismo – Prefeitura incentiva ingresso de prestadoras de serviços em capacitação contra a Covid-19

Prestadoras de serviços turísticos do Rio Grande, já cadastradas no Cadastur (cadastro do Ministério do Turismo – MTur), estão sendo incentivadas pela Prefeitura a participar de uma capacitação oferecida pelo Ministério e obterem o ‘Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro’. A oferta dessa qualificação, que estimula a adoção e prática de protocolos sanitários contra a Covid-19 para o setor turístico, deve contemplar 15 segmentos com conteúdos personalizados para cada atividade.

Conforme a Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), a capacitação pode atender cerca de 100 prestadoras na cidade. As prestadoras rio-grandinas habilitadas a participar dessa qualificação do MTur são de diversos segmentos: agências de turismo, entretenimento, lazer, parques aquáticos, guias de turismo, meios de hospedagem, especialista segmento turístico, restaurantes, cafés e bares e transportadoras turísticas.

Para se cadastrar nessa nova capacitação, basta acessar o link https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/mtur-e-sebrae-ofertam-qualificacao-em-protocolos-sanitarios-contra-covid-19-para-setor-de-turismo . A partir desse endereço, cada segmento terá um link específico para efetuar o cadastro. Essa capacitação é uma parceria do Ministério do Turismo com o Sebrae.

A capacitação

De acordo com o Ministério, “empresas que atuam no setor de turismo em todo o país já estampam em suas fachadas, balcões e demais ambientes o selo ‘Turismo Responsável, Limpo e Seguro’. A sinalização visual identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19.

Agora, para ampliar este movimento, o Ministério do Turismo e o Sebrae passam a disponibilizar uma série de vídeos com orientações de boas práticas. Ao final, prestadores de serviços e guias de turismo podem responder a um quiz que ateste o conhecimento adquirido e receber uma certificação.

Ainda conforme o Ministério, os vídeos orientam empreendedores, colaboradores e guias de turismo sobre boas práticas de higienização comuns que devem ser adotadas, como uso de máscaras, medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, organização de filas com distanciamento mínimo de 1 metro e marcações no chão para sinalizar onde as pessoas devem aguardar. Também aborda especificidades de cada segmento para o funcionamento seguro das atividades.

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Roger da Rosa – Jornalista (MTB 6956/RS)

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

(53)3233-7281/6052

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Publicado em: 22 de março de 2021
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