SMPAC e Comaperg realizam reunião de avaliação a respeito das atividades de 2021

Na quinta-feira (2), a Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC) participou da última reunião do ano do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agropecuária, Pesca, Micro e Pequenas Empresas (Comaperg). A atividade, que ocorreu no Sindicato Rural de Rio Grande, oportunizou a apresentação do balanço de atividades realizadas em 2021 para a área. O Comaperg é um conselho deliberativo que se reúne sempre na última quinta-feira do mês para o debate de assuntos relacionados ao setor primário do município.

Na oportunidade, representantes da SMPAC apontaram diversas ações executadas ao longo do ano, destacando também o fundamental apoio prestado pelos importantes parceiros da secretaria, como Emater-RS/Ascar, Colônia de Pescadores Z1, SENAR, entre outros. Neste ano, o setor passou por alterações em sua estrutura de funcionamento a partir da fusão de duas secretarias, Pesca e Desenvolvimento Primário, com a inclusão, também, da área responsável pelo Cooperativismo.

Veja, abaixo, algumas das ações ressaltadas no encontro:

• Aquisição de implementos para a melhoria da qualidade dos serviços da Patrulha Agrícola;
  • Ações em prol dos pescadores, com mutirões sobre o Talão do Produtor e a Licença Ambiental em locais como Ilha da Torotama, Ilha dos Marinheiros, Pesqueiro e Capilha;
  • Realização da Semana do Pescador, organizada pela SMPAC e Emater, com abordagem de temas como saúde do trabalhador e prevenção do câncer de pele, em parceria com a Secretaria de Saúde;
  • Visitas técnicas a produtores rurais, em parceria com Emater;
  • Ofertas de cursos para comunidades do interior, em parceria com o SENAR;
  • Inauguração de novas agroindústrias, de forma a valorizar os produtos oriundos do setor primário, além de gerar empregos e reduzir o êxodo rural;
  • Assistência técnica à 80 produtores rurais, por meio da empresa Foco Pampeano e do SENAR, com apoio da SMPAC;

Ainda no encontro, representantes da ColoniaZ1 comentaram sobre a importância da atividade pesqueira no município, que hoje conta com quase mil pescadores artesanais cadastrados, ressaltando que a atenção do Município ao setor valoriza a atividade, que é de grande importância para Rio Grande e região. Além disso, também esteve em pauta na reunião a questão do acesso a crédito por parte de pescadores artesanais e produtores rurais.

Com informações da SMPAC
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo:
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande