Secretário da SMDIT toma posse como representante do Município na Instância de Governança Regional da Costa Doce Gaúcha

Na última sexta-feira, 23, o Secretário de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Gilberto Sequeira, juntamente com o Superintendente de Turismo, Jeverson Franco, participou do evento “Turismo em Todas as Regiões”, que vem sendo promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) em diversas regiões do Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro é alinhar demandas e propostas de políticas públicas voltadas ao turismo gaúcho.

O evento de sexta foi realizado na Charqueada São João, em Pelotas, e contou com a presença do Governador Eduardo Leite, do Deputado Federal Daniel Trzeciak (PSDB), do Secretário de Estado de Turismo, Ronaldo Santini, do Chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, da titular da Cultura, Beatriz Araújo, além do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Infraestrutura, também Deputado Estadual, Luiz Henrique Viana e demais autoridades representantes dos Municípios do sul do Rio Grande do Sul.

O evento foi momento, entre outros atos solenes, da posse da nova coordenação da Instância de Governança Regional (IGR) da Costa Doce Gaúcha, na qual o Secretário da SMDIT, Gilberto Sequeira, foi nomeado como representante da cidade do Rio Grande. Para Sequeira, é “de extrema importância que Rio Grande esteja representada e que em conjunto com as outras cidades que compõem a região da Costa Doce”. Ainda conforme o titular da SMDIT, essa união entre os Municípios possibilita o planejamento criterioso de “planos e ações para toda a região sul do Brasil, fazendo do turismo regional fonte de emprego e renda para todas as cidades, tornando a região mais atrativa e o extremo sul do país uma rota e destino para os turistas.”

Como Coordenador-geral da IGR da Costa Doce, tomou posse o Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella. Em sua fala, Bazanella mencionou que o turismo é um fator importante para o desenvolvimento da zona sul, podendo ser um “divisor de águas na economia não só da região, mas do Rio Grande do Sul como um todo.”

Segundo o novo Coordenador-geral da IGR, o objetivo da Instância de Governança Regional é formar uma associação entre os Municípios que compõem a Costa Doce Gaúcha para torná-la uma região mais competitiva e um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul.

Ao final do evento, foram entregues produtos típicos das cidades da zona sul e materiais de promoção da região Costa Doce Gaúcha para o Governador, Eduardo Leite e outras autoridades. Como produto típico do Rio Grande, foram entregues a bebida Jurupiga, produzida na Ilha dos Marinheiros, e livros que tratam de uma das paisagens mais conhecidas da cidade: os Molhes da Barra.

Ao se pronunciar sobre o trabalho de incentivo ao turismo no Estado, o Governador Eduardo Leite destacou a importância do trabalho integrado. Para Leite, impulsionar o turismo depende de um conjunto de ações que proporcionam um ambiente em que o turista se sinta feliz, tenha uma boa experiência e, com isso, o desejo de voltar e contar a outras pessoas o quanto foi bom.

“Isso envolve infraestrutura, e por isso estamos investindo fortemente nisso, com acessos asfálticos e qualificação do sistema viário do Estado. Além disso, esse engajamento de líderes, da sociedade e governo nos ajuda a identificar os pontos estratégicos e ações que devem ser atendidas para qualificar o turismo por todas as regiões do RS”, disse o Governador.

Turismo na Costa Doce

Região turística que apresenta uma forte identidade histórica, cultural e paisagens encantadoras, a Costa Doce nos contempla com a beleza única de suas águas e praias lagunares. A zona turística é formada por 20 Municípios gaúchos (Arambaré, Arroio Grande, Barra do Ribeiro, Camaquã, Canguçu, Chuí, Cristal, Guaíba, Jaguarão, Morro Redondo, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana, Tapes, Tavares e Turuçu), que estão organizados em 4 territórios que permitem explorar os atrativos mais representativos de cada uma das partes sem deixar de considerar o potencial conjunto da região enquanto Extremo Sul do Brasil.

Marina Fagundes – Jornalista (MTB/RS 19.773) /Foto: Marina Fagundes
Com informações do Costa Doce - Pelotas
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande – 3233 – 7281/ 6052
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo:
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande
Publicado em: 26 de julho de 2021
Skip to content