Saúde orienta para a necessidade da população se vacinar contra a Covid-19

Rio Grande somou 343 casos positivos de contaminação pelo novo coronavírus na semana passada. Os números de óbitos caíram, de acordo com a médica da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Dra. Shirley Cardone. Ela participou da Live semanal na página da Prefeitura no Facebook, nesta segunda-feira, 30, à noite, ao lado da dirigente do Núcleo de Imunizações da Secretaria, Valéria Risso. Juntas, comentaram sobre a vacinação na cidade e alertaram para a necessidade da população continuar procurando os locais para fazer tanto a primeira como a segunda dose.

Embora os casos de pessoas contaminadas tenham diminuído, eles se mantêm estáveis na cidade. “Não é porque estamos vacinados que vamos esquecer os protocolos de prevenção contra a Covid-19. O que nos preocupa é o perfil que a doença está atingindo. A idade média da incidência tem sido em torno de 39 anos. Por isso, fizemos um alerta aos jovens: vacinem-se, evitem aglomerações, sigam os protocolos de prevenção. Assim, podemos atingir o que esperamos, ou seja, aumentar a população vacinada e diminuir a transmissibilidade da doença. Para isso precisamos contar com a colaboração e responsabilidade de cada indivíduo para contermos a patologia”, disse a médica.

Valéria Risso citou que houve avanço significativo na vacinação, superando o que o Estado e o país previam. Hoje, o Rio Grande está vacinando jovens na faixa de 18 anos ou mais. “Mas ainda há um longo trabalho pela frente. Além de manter as medidas de distanciamento, do uso de máscaras, de proteção, é necessário que as pessoas se dirijam aos locais de vacinação. Inclusive, aumentamos os locais de imunização, como uma sala na Câmara de Dirigentes Lojistas, no Centro.”

As duas profissionais responderam a diversos questionamentos feitos por internautas e esclareceram, inclusive, sobre a vacinação de jovens com comorbidades de 12 a 17 anos. Para atender essa faixa etária, é necessário que se faça um cadastro no site da Prefeitura. Feito o cadastro, a Secretaria liga para o responsável para agendar a vacinação.

Sobre a terceira dose da vacina, anunciada semana passada pelo Ministério da Saúde, Valéria Risso informou que a Secretaria está se organizando para realizar essa aplicação que será, a princípio, para idosos com 70 anos ou mais que fizeram a segunda dose há mais de seis meses e pessoas com algumas comorbidades. Novas orientações do Ministério e do Governo do Estado, assim como as doses das vacinas, são aguardadas pela Secretaria para iniciar esse processo. A previsão de início dessa imunização é para a metade de setembro.

A live completa e as respostas a vários questionamentos estão disponíveis no link https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG/videos/630701521243042/ .

 

———————————————————

Roger da Rosa – Jornalista (MTB 6956/RS)

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

(53)3233-7281/6052

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG

Instagram: @prefeituradoriogrande

Publicado em: 31 de agosto de 2021
Skip to content