Prefeitura inaugura Centro de Atendimento ao Turista no Parque Urbano do Bolaxa

Ao lado da Escola Débora Sayão, na guarita de entrada do Parque Urbano do Bolaxa, já está funcionando o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da cidade do Rio Grande. O espaço foi entregue pela administração municipal, nesta quinta-feira (23), em ato informal com a presença de secretários do governo das áreas do Turismo, Meio Ambiente e do Cassino.

O local onde funciona o CAT foi cedido pela Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA), com aval do comitê gestor do Parque Urbano do Bolaxa, para que fosse utilizado pela Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT).

Após ter sido revitalizado, o CAT vai prestar atendimento pela manhã e à tarde, todos os dias. Aos turistas, vão ser dadas informações sobre o município, pontos turísticos e a respeito da área onde está localizado o CAT.

Antes da entrega do espaço, houve uma capacitação por parte da SMMA para servidores que vão atuar no atendimento aos turistas. “Orientamos sobre o que é permitido no Parque e os riscos em relação aos animais, já que é um ambiente natural. Mostramos a importância da biodiversidade e da APA (Área de Proteção Ambiental), já que o Parque está incluído na área da Lagoa Verde.

 

Visita ao Parque

O objetivo do Parque é o lazer, mas também a conservação da biodiversidade”, explicou a bióloga e fiscal da Secretaria do Meio Ambiente, Daiane da Silva Matos. Após receberem as orientações, os servidores capacitados fizeram um passeio dentro do Parque para conhecer, na prática, o local onde irão trabalhar e prestar informações.

O secretário da área do Turismo, Gilberto Sequeira destacou que todos os estabelecimentos comerciais, sejam hotéis, bares, restaurantes e outros serviços podem deixar no local seus materiais de publicidade, para serem disponibilizados aos visitantes. Sequeira lembra que o CAT possui uma ampla área a ser utilizada como estacionamento para ônibus e outros veículos. “Dessa forma, o local deve ser um ponto de referência para excursões que chegam ao Cassino.”

Secretários Sandro Oliveira (Cassino) e Gilberto Sequeira (SMDIT)

Já o secretário do Cassino, Sandro de Oliveira, acentuou que a ideia de trazer para a entrada do Parque o CAT foi para dar informações aos turistas antes deles chegarem ao Cassino. Ele acredita que o CAT vai se tornar uma importante referência para os turistas e um benefício a mais para quem espera recebê-los no balneário. O secretário do Meio Ambiente, Pedrio Fruet, o adjunto Werner Spotorno e servidoras da Secretaria prestigiaram o ato.

 

 

 

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Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

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Publicado em: 23 de dezembro de 2021
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