Prefeito e secretário de Segurança participam de cerimônia de entrega de quatro novas viaturas ao 6º BPM

Na manhã de terça-feira, 26, o prefeito Fábio Branco e o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, participaram da solenidade de entrega de quatro novas viaturas ao 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Um dos automóveis foi adquirido por verbas orçamentárias do Estado, enquanto os outros três veículos foram recebidos por meio do PISEG, o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que possibilita que empresários gaúchos destinem parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o combate à violência. Com isso, três Dusters e uma Toyota Hilux, todas com blindagem parcial, passam a ser utilizadas pela Brigada Militar nas ações de segurança.

Ao se pronunciar sobre a renovação da frota, o comandante do 6º BPM, major Marcelo Nunes, mencionou a entrega das viaturas como um momento festivo para a instituição. “O PISEG enfim concretiza seus primeiros resultados em Rio Grande e gostaríamos de agradecer as empresas da cidade que acreditaram nesse retorno. Esperamos que mais empresas acreditem”, disse o comandante.

Em sua fala, Nunes também agradeceu os colegas, entre eles, o atual titular da SMMAS e ex-comandante do Batalhão, major Anderson Castro, pelo trabalho que foi desempenhado anteriormente. “Eles acreditaram no processo e foram incansáveis na busca pelo convencimento da classe empresarial de que o PISEG é um programa viável e que traria retorno à BM. Como é bom ver esse trabalho aqui materializado e as viaturas de fato passando a  atuar nas vias públicas, nas áreas urbanas e rurais do município”, finalizou.

Já o prefeito Fábio Branco usou o momento de seu pronunciamento para enfatizar a importância da participação do empresariado local no incentivo à segurança pública. “Nós sabemos que as empresas têm muitos compromissos no dia a dia, algumas têm suas políticas internas de colaboração social e hoje estamos vendo o quanto isso é importante. Temos que valorizar e agradecer muito a quem acreditou no PISEG e teve a visão de que as pessoas vivem nessa cidade e que o recurso pode ficar aqui”, falou o prefeito.

Por sua vez, o titular da SMMAS, Anderson Castro, reiterou as palavras do comandante do 6º BPM em relação à concretização do projeto. “É importante receber quatro novas viaturas para serem usadas em prol da comunidade, assim como é importante saber que esse valor foi oriundo de empresas que estão participando da segurança pública. O PISEG é um programa que funciona e vai fazer a diferença no município”, disse Castro.

Convidada a falar como representante do empresariado local que contribuiu com o PISEG,  Andrea Muller, da Refinaria Riograndense, disse que é objetivo das empresas que a cidade evolua. “Acredito que todas as empresas que participaram, fizeram isso porque são da nossa terra, tem suas famílias e funcionários trabalhando aqui. Todas elas têm o sonho de que cidade que escolhemos para morar e viver tenha o melhor para sua gente.”

Por fim, a jornalista ainda comentou: “Se cada um de nós contribuirmos um pouco nessa e em outras leis de incentivo, o retorno pode ficar em Rio Grande. Isso só depende de nós que estamos lá nos espaços de assessoramento e decisão”, finalizou.

Além das autoridades já citadas, também participaram do evento o comandante do CRPO Sul, Coronel Eduardo dos Santos Perachi, o presidente da Câmara Municipal do Rio Grande, Filipe Branco, o vereador Edisnei Rodrigues ( Sargento Rodrigues), o vereador José Antônio da Silva (Repolhinho), e os representantes das empresas colaboradoras: Supermercado Guanabara, Viavetorial telecomunicações, Refinaria de petróleo Riograndense, Camil Alimentos, Bianchini S/A.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande – 3233 – 7281/ 6052
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo:
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande