Live de abertura do Mês da Proteção em Rio Grande ocorreu na tarde de hoje ,07 

Na tarde desta sexta-feira, 07, foi realizada a abertura oficial do Mês da Proteção 2021 em Rio Grande, que tem o objetivo de mobilizar a comunidade rio-grandina e convocá-la para o engajamento e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O ato de lançamento ocorreu em forma de live, com presença de autoridades civis e militares engajadas na campanha desenvolvida de forma conjunta em Rio Grande. O diálogo foi capitaneado pelo Prefeito Fábio Branco e pelo Secretário de Cidadania e Assistência Social, Evandro Silveira. Além deles, estiveram entre os participantes o Reitor da Furg, Danilo Giroldo, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Rio Grande, Rudimar Tonini Soares; o Delegado Especializado da Criança e Adolescente, Ronaldo Coelho; o Presidente do  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernando Rafael da Costa Bitelo; a representante do Conselho Tutelar, Alessandra Klein; o representante do Instituto Proteja, Nelson Botelho Soares; a Gerente do Sest/SenatQueli Schenkel, o representante da Marinha, o Capitão de Mar e Guerra Cláudio Vieira da Silva e o representante do comando do 6º BPM, Major Nunes Ferreira. A live segue disponível na página oficial da Prefeitura do Rio Grande no Facebook 

O Mês da Proteção é uma promoção da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, em ação transversal com a Secretaria da Saúde (SMS), Secretaria de Educação (SMED) e Secretaria de Cultura (SeCult). A atividade é alusiva ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que foi instituído pela Lei Federal nº 9.970 em 18 de maio de 2000. 

Branco, em seu pronunciamento, agradeceu a presença de todos e afirmou ser importante reconhecer ações de destaque, principalmente durante este momento difícil de pandemia. “Devemos valorizar aquilo que merece ser valorizado, prestigiar aquilo que precisa ser prestigiado. E, na data de hoje, fazendo a abertura do Mês da Proteção, tema que é uma pauta muito importante, quero agradecer a todos aqui, todos os parceiros que puderam participar desse importante evento, que tem uma programação construída por todas as entidades, que agradecemos muito. Nosso propósito é que a gente possa fortalecer as nossas parcerias, para melhorar ainda mais os temas das políticas públicas e o tema que estamos falando hoje, o Mês da Proteção, da infância e juventude”, frisou. 

Já o Secretário Evandro Silveira destacou que o Mês de Proteção tem a importante missão de trazer a discussão da questão da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes à pauta. “Não é algo que temos alegria em promover, pois a motivação é extremamente triste, devido aos números que são assombrosos. Quando analisamos os dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, observamos claramente a dificuldade agravada pela pandemia. Os números, comparativamente, aumentam de 2019 para 2020 e diminuem de 2020 para 2021. Isso demonstra uma subnotificação. E devemos nos preocupar bastante, por causa da violência que com certeza está reprimida e não deixou de existir. Então no mês de maio temos uma oportunidade muito grande de discutirmos, trazermos para a sociedade essa demanda, conversarmos e explicarmos à sociedade, darmos instrumentos e ferramentas para que possamos lutar, principalmente, quanto a observação e quanto a denúncia, nos instrumentos que são colocados, como o Disque 100, como o WhatsAPP da proteção, como a ouvidoria nacional e os órgãos municipais também”, ressaltou. 

De acordo com o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Rio Grande, Rudimar Tonini Soares, a rede de proteção em Rio Grande é muito forte, mas isso não significa que não existam espaços para qualificações. “Nós precisamos avançar mais, isso é importante. Rio Grande é referência, sim, em alguns aspectos. Mas nós sabemos que nosso desafio é enorme. (…) Essas situações que vemos em rede nacional, casos em São Paulo de agressão a crianças e adolescentes, podem ter certeza que isso, infelizmente, não é um fato isolado, não é raro vermos. Nós que trabalhamos na rede sabemos disso, sabemos o quanto isso nos impacta. Mas também o quanto isso nos move e o quanto é bom poder fazer algo para proteção de crianças e adolescentes, ou muitas coisas, como a rede tem conseguido fazer. Me deixa muito feliz saber que podemos trabalhar assim em rede, com tantas pessoas dando a real importância a esse gravíssimo problema. Mas, com certeza, com a rede forte, nós conseguiremos, cada vez mais, agir com antecedência, evitando danos, ou fazendo cessá-los o mais rápido possível quando acontece. (…) Nós precisamos seguir construindo, para que nós consigamos proteger cada vez mais as crianças e adolescentes, que ainda são muito vítimas da sorte contra abusos e, eventualmente, negligências”, declarou. 

Já o reitor da Furg, Danilo Giroldo, parabenizou a Prefeitura por promover e manter a rede de proteção e o trabalho articulado “Tenho participado de várias atividades e noto o esforço da Prefeitura de buscar articular, o que nós falamos sempre, que é a potente institucionalidade que temos aqui em Rio Grande, de colocar essa institucionalidade articulada para atender e trabalhar na solução de problemas reais da nossa sociedade. E a importância do mês da proteção é utilizar esse mês para uma luta que é permanente, que é contínua, e que deve ser todas e todas, ao não calar diante dessas situações, para que possamos proteger as crianças e adolescentes desse flagelo, dessa situação que é tão presente na nossa sociedade “, disse.   

Ele ainda reforçou a importância de se trabalhar a temática no espaço universitário e escolar e de formar uma consciência coletiva no enfrentamento a violência sexual “Quero destacar a importância da temática, o compromisso da nossa instituição na valorização desses espaços de ensino, pesquisa e extensão, a valorização da escola como espaço de proteção e acolhimento de crianças e adolescentes, valorização dessa temática sendo desenvolvida no espaço escolar. E dizer que é um mês fundamental para que a gente eleve a consciência coletiva da sociedade, para que a gente sensibilize a nossa sociedade, para que ela conjuntamente e coletivamente enfrente essa temática, reconheça as realidades, não se cale, e busque os canais que estão colocados, de uma rede de proteção muito potente. É fundamental que esse mês seja utilizado não somente para que a gente fale disso, mas para que sirva para nos sensibilizar para ações diárias, cotidianas, de combate e enfrentamento”, acrescentou. 

Encerrando a live,  o Prefeito agradeceu aos presentes e parabenizou à organização, além de salientar que “não existe outro caminho que não a resolução dos problemas através desta integração”. Tenho trabalhado muito internamente na nossa gestão para termos um governo transversal. Nada se resolve individualmente. Nós precisamos integrar todos esses atores, iniciativa privada e poder público, e ter através da rede o encaminhamento das soluções. Temos um caminho longo pela frente, mas fica aqui o meu compromisso e o desejo dessa parceria. Que nós possamos nos consolidar cada vez mais e realmente ser uma referência na proteção à criança e adolescente, finalizou. 

O Mês da Proteção tem importante apoio de representativas entidades atuantes no município, que estão integrando essa grande campanha em prol do cuidado e da atenção com crianças e adolescentes. Toda a programação (disponível em anexo), é fruto de uma construção coletiva, com participação, além da Prefeitura do Rio Grande, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica); Furg; Faculdade Anhanguera do Rio Grande; Instituto Proteja; Sest-Senat; Conselho Tutelar; Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande (Amar); Mansão da Paz; Lar da Criança Raio de Luz; Casa do Menor; Orfanato Maria Carmem; CTG Guapos da Querência e Shopping Praça Rio Grande. 

 

Mês da Proteção 2021 cronograma

Eduardo Reis -Jornalista (MTB: 18143/RS)
Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal do Rio Grande(53)3233-7281/6052
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande
Publicado em: 7 de maio de 2021
Skip to content