Esclarecimentos da IBRASP sobre o Concurso Municipal de Rio Grande

Como j√° √© de conhecimento daqueles que acompanham o que √© noticiado sobre as provas ocorridas com vistas a preencher vagas e formar cadastro reserva para a Prefeitura de Rio Grande, h√° questionamentos a respeito das quest√Ķes aplicadas, da organiza√ß√£o do dia de aplica√ß√£o e quanto √† elimina√ß√£o de uma candidata, que ocorreu porque houve den√ļncia e ficou provado que ela utilizou o celular em momento que era proibido, conforme previsto em quatro editais de 2019 do certame. A realiza√ß√£o dos exames aconteceu em 12 de janeiro, em pavilh√Ķes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), sob coordena√ß√£o do Instituto Brasileiro de Sele√ß√£o P√ļblica (Ibrasp).

Quanto √† elabora√ß√£o, conte√ļdos program√°ticos e realiza√ß√£o de provas

Uma das repercuss√Ķes nas redes sociais foi de uma foto, que indaga sobre quest√Ķes, para vagas distintas, de diferentes n√≠veis escolares e sal√°rios, terem sido iguais. Se trata de quest√£o de Legisla√ß√£o, de conte√ļdo comum aos cargos. Conforme a orienta√ß√£o pedag√≥gica, que organiza as quest√Ķes em diferentes n√≠veis – do f√°cil ao dif√≠cil – elas apenas seriam mais acess√≠veis para o cargo de agente e menos para o de motorista. Quanto a isso, n√£o h√° nenhuma ilegalidade, nem algo que contrarie as normas do edital.

O Ibrasp possui um quadro profissional composto por mestres e doutores, com décadas de experiência, inclusive em diferentes bancas avaliadoras. Aliado a isso, a Instituição é uma das poucas bancas do Rio Grande do Sul com certificação ISO 9001, realizando periodicamente auditorias externas, sempre dando como comprovada a idoneidade e capacidade do Instituto na organização de processos seletivos.

A Furg foi escolhida como local de aplica√ß√£o de prova justamente por oferecer instala√ß√Ķes mais adequadas e j√° amplamente utilizadas em outros processos seletivos e avaliativos como o ENEM. No dia de aplica√ß√£o, a coordena√ß√£o-geral do Ibrasp estava presente e acompanhada por uma equipe local, composta em maior parte pelo quadro de funcion√°rios da Furg, isso para que fosse mantida a qualidade no processo. Cada pavilh√£o contou com dois coordenadores e equipes de apoio para monitorar e fiscalizar o trabalho daqueles que acompanhavam os candidatos. Al√©m disto, agentes municipais fizeram parte, com toda sua Comiss√£o de concurso, fiscalizando e percorrendo os pavilh√Ķes que sediaram a execu√ß√£o do certame.

Quanto √† elimina√ß√£o da candidata, que foi eliminada ap√≥s an√°lise do Comit√™ de √Čtica e Compliance do Instituto organizador, conforme nota j√° publicada na m√≠dia local

Cabe salientar que a imagem publicada era de um cart√£o de respostas em branco e ap√≥s a distribui√ß√£o das provas os fiscais ficavam exclusivamente com a atribui√ß√£o de vig√≠lia dos candidatos. Qualquer candidato, ap√≥s ter recebido o exame, passava por detector de metal e era acompanhado pelos fiscais no corredor, n√£o tendo acesso a qualquer material, sendo ele eletr√īnico ou n√£o.

Os recursos sobre quest√Ķes aplicadas e a respeito dos gabaritos est√£o sendo recebidos at√© sexta-feira, 17 de janeiro. Todos os reclames ser√£o analisados posteriormente e conforme as regras descritas nos editais de abertura.

Publicado em: 17 de janeiro de 2020