CEVS recebe confirmação de quatro casos da variante Delta no município do Rio Grande

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) recebeu, nesta quarta-feira (27), a confirmação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da ocorrência de mais casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul, sendo quatro casos confirmados no município do Rio Grande. Estes casos foram detectados para Covid-19, em setembro de 2021.

De acordo com a secretária Zelionara Branco, titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS) da Prefeitura do Rio Grande, “estes são os primeiros casos confirmados da variante no município, embora o estado do Rio Grande do Sul considere a circulação viral comunitária desde 24 de julho deste ano”. As amostras foram triadas pelo CEVS para realizar o sequenciamento parcial na vigilância genômica, para a identificação de prováveis variantes de preocupação (VOC – variants of concern – na sigla em inglês), que são aquelas mutações genéticas que podem trazer alguma mudança no comportamento do vírus.

A secretária explica que, após essa primeira identificação, as amostras seguem para um sequenciamento genômico completo no laboratório de referência na Fiocruz (RJ), que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra. O próximo passo é a busca e o rastreamento do contato destes casos confirmados para orientação e investigação dos contatos, além disso se faz importante medidas preventivas de controle da transmissão reiterando necessidade uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento.

————————————————————-

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

(53)3233-7281/6052

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG

Instagram: @prefeituradoriogrande

Publicado em: 27 de outubro de 2021
Skip to content