284 anos – Rio Grande mantém forte potencial econômico e turístico

Rio Grande tem uma localização privilegiada. Situada a 320 Km da capital gaúcha, Porto Alegre, e a 550 Km de Montevidéu, tem em seus domínios territoriais o primeiro porto do Estado, sendo considerado o porto do Mercosul. O município possui uma área total de 2.814 km2 caracterizado como um Complexo Territorial Urbano-Portuário-Industrial, que concentra em sua maior parte, atividades portuárias poli-industriais de exportação, importação e serviços, destacando-se pelas expressivas operações de produtos como fertilizantes, metalurgia, energia-química, alimentos, madeira entre outros produtos. Estas são apenas algumas das características do município que, ao completar 284 anos de fundação, mantém firme suas potencialidades econômicas e turísticas.

Na área econômica e ao longo do tempo, a cidade tem atraído diversas empresas nacionais e multinacionais dos mais variados setores, como: Estaleiros, Metasa, Refinaria Rio Grandense, Petrobras, Granel Química, Copesul, Allchen, GNL Termelétrica, Tecon, Sagres, T. Gottens, Polimix, Martini Meat, Bunge Fertilizantes, Timac, Yara Brasil, Blue Ville, Termasa, Tergrasa, Camil, Bianchini, Bunge Alimentos, Tanac, Verderis, Ambar, Fibrapa, entre outros.

 

A movimentação dos produtos ocorre por conta da multimodalidade logística de alta capacidade oferecida pela região e pela força competitiva dos terminais portuários, de seu cais comercial e pelo serviço prestado pelas agências e operadores, que contribuem para o fortalecimento e produtividade do Porto do Rio Grande, como por exemplo, Eichenberg & Transeich, Fertimport, Oceanus, Orion, Quip-Rio Grande, Sagres, Sampayo, Serra Morena, Supermar, Tecon, Tranships, Vanzin, Wilson Sons e Yara Brasil.

De acordo com a Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), atualmente, o Rio Grande promove uma reestruturação das atividades do complexo territorial, objetivando a concretização de vetores indutores de desenvolvimento como os polos energético (parques eólicos, termelétricas, usinas de regaseificação), madeireiro (papel e celulose), de alimentos, de fertilizantes, turístico, logística de trans-shipment e de parques tecnológicos, ampliando-o e modernizando-o, colocando-se como uma das principais regiões estratégicas mundiais.

Na área educacional, Rio Grande destaca-se de outras regiões por ter qualificadas unidades de ensino e desenvolvimento de processos tecnológicos, como a universidade da FURG e o IFRS. A cidade conta com um sistema de educação completo com universidades que movimentam a economia, como a própria FURG e a Anhanguera, que recebem muitos estudantes de outras cidades. A Universidade oferece vários cursos de destaque ligados à área dos ecossistemas costeiros e oceânicos, como Oceanologia e Ciências Biológicas, cursos que atuam, por exemplo, no Museu Oceanográfico.

 

Além do ambiente portuário consolidado (rodoviário, hidroviário, ferroviário e aeroportuário), há aspectos favoráveis nas áreas de Habitação, Saúde e Meio Ambiente. Nessas condições, a SMDIT entende ser de extrema importância para a cidade o constante monitoramento e busca planejada, estrategicamente, pela ampliação desses aspectos, diante do volume de investimentos ocorridos na região e dos impactos gerados pelos mesmos.

O município possui 211.965 habitantes, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020, tendo se destacado em âmbito internacional ao longo dos anos. Com a ampliação do canal no porto da cidade, investimentos dão fôlego à economia do município devido às características regionais, extremamente competitivas e diversificadas, sendo bem abastecida de bens e serviços em qualquer área.

————————————————————

Roger da Rosa – Jornalista (MTB: 6956/RS)
Eduardo Reis – Jornalista (MTB: 18143/RS)
Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal do Rio Grande
(53)3233-7281/6052
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande
Publicado em: 19 de fevereiro de 2021
Skip to content