CONHEÇA RIO GRANDE

Localizada a 320 km da capital, Rio Grande tem posição geográfica estratégica, cercada pelas águas do Oceano Atlântico e da Lagoa dos Patos, e acessos rodoviário, ferroviário e aeroviário. Com sólido sistema educacional, que inclui centros de excelência nacional e internacional, formados por institutos federais de ensino técnico e tecnológico e universidades públicas e privadas, com vocação à inovação, com tecnologia de saúde  e vanguarda, a cidade do Rio Grande, a Capital Nacional das Águas (Lei Federal nº 14.746/2023), tem um forte modelo de desenvolvimento econômico e social ligado à economia do mar. Ademais, Rio Grande tem um ambiente de negócios favorável, a partir de uma base legal moderna que promove desburocratização, através da transparência e da celeridade dos processos.

No epicentro deste modelo, temos o maior complexo hidroportuário do estado do Rio Grande do Sul, o Rio Grande – Porto Indústria, um porto marítimo que possui capacidade de movimentar mais de 50 milhões de toneladas/ano. O Rio Grande – Porto Indústria conta com cais comercial de uso público, terminais de uso privativo e terminais arrendados e está localizado no Distrito Industrial do Rio Grande (DIRG), com capacidade para novas instalações e/ou ampliação dos terminais já instalados.

O DIRG reúne os setores de gás de óleo, energias renováveis, granel, química e fertilizantes, alimentos e construção naval. O Distrito Industrial do Rio Grande conta com 2.580 hectares de área total, dos quais 338 ha com sistema viário e Licença de Operação já implantados, ainda com possibilidade de expansão para outros 170 hectares, sendo todos os lotes elegíveis ao robusto Programa de Incentivos Fiscais do Rio Grande do Sul,

que abrange o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial – (PROEDI), o Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (FUNDOPEM/RS) e o Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul (INTEGRAR/RS).

Também a partir das águas, Rio Grande assinou o Grande Pacto, que compreende as quatro hélices da inovação, poder público, empresas, academia e sociedade civil organizada. Com o objetivo de atrair investimentos voltados à inovação e ao meio ambiente, o Grande Pacto associa de forma integrada os atores locais para tornar Rio Grande referência internacional em economia azul.

Ainda com o olhar para o desenvolvimento e a qualidade de vida, Rio Grande não atrai a atenção apenas por ser referência em educação, saúde e infraestrutura, sua beleza cênica e seu patrimônio histórico e cultural, são valiosos ativos da Capital Nacional das Águas. Esse panorama diverso impulsionou a construção de uma proposta de desenvolvimento dos negócios locais fundamentada na economia criativa, voltada as potencialidades e a vocação do município, ligadas a economia azul.

Logística, infraestrutura, ambiente de negócios e sustentabilidade, com foco no desenvolvimento, formam o cenário positivo para o fortalecimento de oportunidades que sejam economicamente rentáveis para investidores e para Rio Grande.