SALA DO EMPREENDEDOR

Inaugurada em dezembro de 2017, a Sala do Empreendedor aprimora os serviços de apoio às empresas, especialmente no momento da abertura legal de um novo empreendimento. Com a Sala, uma consulta de viabilidade de endereço leva cerca de três horas para se concretizar (antes levavam seis meses).
A sala facilita a vida de quem deseja empreender e está integrada aos sistemas do Governo do Estado e, desde 2019, à Redesim, da Junta Comercial. Nove analistas atuam no local e determinam, antes mesmo da abertura do processo, qual tipo de licenciamento a atividade requer.

Dado recente demonstra a eficiência da iniciativa: em 2023 foram abertas mais de mil empresas na cidade. Entre 2021 e 2024, mais de quatro mil e quinhentos negócios iniciaram suas atividades, um crescimento de 28% em comparação com o conjunto dos três anos anteriores.

Sala conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Selo Diamante (2021, 2022 e 2023). Concedido pelo Sebrae RS e pela FNQ, o Selo Diamante reconhece excelência dos serviços oferecidos pelo Município aos empreendedores locais. Com a Sala se fomenta o desenvolvimento e a geração de empregos, por meio da desburocratização e da simplificação de processos, que melhoram o nosso ambiente de negócios.