Publicada 13/06/2019

EMEF Prof. Eliézer de Carvalho Rios realizou a Etapa Escolar da 1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!” no dia 08

Na manhã do último sábado, dia 08 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Eliézer de Carvalho Rios, que está localizada no bairro Cassino, realizou a etapa escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!“, que foi coordenada pelas Professoras Maria Regina Padovane, Monica Mendonça e Regina Lúcia Silveira. Os projetos participantes foram:

  • Lixo tóxico“, do 3º ano A, Professora Daniely dos Santos, representada pelo estudante João Pedro Vargas;
  • O lixo na praia“, do 3º ano B, Professora Milena Osório, representada pela estudante Lívia Castanheira;
  • Lixo doméstico“,  do 3º ano C, Professora Helenita Pereira, representada pelo estudante Pedro Fritzen;
  • Lixo no bairro“, do 4º ano A, Professora  Regina Lucia Silveira, representada pelo estudante Miguel Hoffart;
  • Lixo no esgoto“, do 4º ano B, Professora Susana dos Santos, representada pelo estudante Gabriel Suita;   
  • Alagamento nas ruas“, do 6º ano, representada pela estudante Sabrina Avila.

O Projeto escolhido foi “O lixo na praia“, do 3º ano B, da Professora Milena Osório, representada pela estudante Lívia Castanheira. As turmas de 1º e 2º anos também prestigiaram as apresentações e votaram nos projetos. A diretora Josiane David Satt conversou e conscientizou os estudantes de que, a partir de agora, o projeto escolhido é de toda a escola e todos têm o dever de contribuir com o mesmo, que será apresentado na 1º Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental, no dia 18 de outubro.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof. Eliézer de Carvalho Rios


Publicada 11/06/2019

Abertura da Etapa Escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!” aconteceu na EMEF Renascer

 

No turno da tarde da última quinta-feira, dia 06 de junho, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Renascer, na Ilha dos Marinheiros, para a “Abertura da Etapa Escolar da 1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!”, no âmbito escolar.

O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental tem como objetivo efetivar as Conferências Municipais Infantojuvenis de Educação Ambiental, a fim de conhecer a realidade das diferentes localidades. Tais Conferências objetivam oferecer a base para a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental, já que será dada voz e vez às comunidades da cidade do Rio Grande”, explicou a assessora do Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial, Michelle Coelho Salort.

A 1ª CMI-EA tem como tema, “Pertencer é preciso”, tratando-se de uma ação que contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental. Essa é mais uma oportunidade de revisitar os documentos de referência como: a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012, a Base Nacional Curricular Comum – BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho.

Confira o Cronograma das Conferências Escolares acessando aqui.

SMEd
Roberton Reis


Publicada 06/06/2019

SMEd promoveu 2º Encontro do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental no dia 31

Na última sexta-feira, dia 31 de maio, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) promoveu o “2º Encontro do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental”, que contou com a participação das representatividades das escolas da rede pública municipal de ensino.

O Encontro, que aconteceu no Auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small, no turno da tarde, tratou da organização da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil da Educação Ambiental” nas escolas da rede municipal, a qual faz parte da Formação Continuada sobre as temáticas ambientais no âmbito municipal, promovida pela SMEd.

Nesse sentido, o Encontro Formativo abordou a sistematização das Conferências Escolares, que serão desencadeadas no decorrer do mês de junho e mobilizarão as escolas da rede, abrangendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Educação Inclusiva e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os encontros mensais têm o intuito de fomentar discussões, a fim de realizar a “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil da Educação Ambiental”, sob o tema “Pertencer é preciso”. A Conferência acontecerá no dia 18 de outubro, no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e tem como objetivo dar voz às diferentes comunidades, conhecendo realmente o elas consideram como problemáticas ambientais e suas possíveis propostas para saná-las.

Salientamos a alteração do cronograma dos Encontros Formativos devido à demanda de Conferências neste mês. Assim, o encontro que ocorreria no dia 28 de junho, acontecerá no dia 05 de julho, no mesmo horário e local”, explicou a assessora do Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial, Michelle Coelho Salort.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial

 


Publicada 22/04/2019

1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação, realizará, na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 14h, no Auditório da EMEF Helena Small, o lançamento da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!”, no âmbito escolar.

Na oportunidade, será organizado o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, onde os participantes, além da identidade com o assunto, estarão sistematizando o trabalho com o objetivo de atender à Legislação vigente – Lei nº 9.795/99, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, assim como as demais Políticas Públicas que dizem respeito à temática.

Os encontros serão mensais e respeitarão o cronograma de atividades, com o objetivo de desenvolver a respectiva Conferência, bem como, posteriormente, a 1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental, no âmbito Municipal, um processo que mobilizará as escolas da Rede Municipal, abrangendo a Educação Infantil, os Anos Iniciais, os Anos Finais e a Educação de Jovens e Adultos.

Acesse aqui o Folder da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!”. A SMEd está disponibilizando o e-mail gtea.smed@gmail.com para maiores esclarecimentos.

 

SMEd
Roberton Reis