Volume 1

Volume 2

Volume 3

Volume 4


Publicada 29/11/2018

 

SMEd lança Revista Digital da 2ª edição Projeto “Escritas pelo Rio Grande – uma cidade para se amar, cuidar e sentir”

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), na tarde da última terça-feira, dia 27 de novembro, realizou, no Anfiteatro do IFRS, o lançamento oficial da 2ª edição da Revista Digital do Projeto “Escritas pelo Rio Grande – uma cidade para se amar, cuidar e sentir”. A ação é resultado de um trabalho transversal dos Núcleos dos Anos Iniciais, dos Anos Finais, da Educação Integral, da Educação de Jovens e Adultos, de Tecnologia Municipal, de Bibliotecas, de Educação Ambiental e Patrimonial da SMEd com as escolas da rede pública municipal de ensino.

Em 2018, o Projeto teve como enfoque a vivência da memória local e da geografia dos bairros e suas proximidades, fomentando, nos estudantes, a importância do cuidar, preservar, sentir e amar o local ao qual pertencem, aguçando, assim, sua postura de cidadãos corresponsáveis e conscientes do cuidado com o ambiente em que estão inseridos. A 2ª edição do Projeto Escritas pelo Rio Grande contou com a participação de 1208 estudantes do Município, os quais produziram 413 textos. Ao todo, foram realizadas 34 oficinas nas escolas participantes.

A Mesa de Abertura do evento contou com as seguintes presenças: secretária de Município da Educação, Vanessa Pintanel; superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Felipe Alonso dos Santos; e professora Marilda Ventura, que participou da organização do trabalho.

É um projeto desafiador, que mais uma vez, conseguimos colocar em prática. Um estímulo à questão do pertencimento, por conta da sua temática que dialoga com o município do Rio Grande. Acima de tudo, essa revista é uma oportunidade para que possamos dar publicidade aos textos dos nossos alunos e alunas. Trabalhos de muita qualidade, acompanhados pelas nossas professoras e professores, que muitas vezes se perdiam nas gavetas e pastas das nossas escolas”, destacou Felipe Alonso.

Marilda Ventura, uma das organizadoras da Revista, reiterou as palavras do superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, após destacar os detalhes sobre a confecção da revista. “Como é bom trabalhar com vocês. Fico feliz com o resultado deste trabalho coletivo. Só tenho a agradecer a oportunidade”, salientou.

A secretária Vanessa Pintanel também ressaltou a importância do trabalho, ao destacar sua formação em Língua Portuguesa, “O que está escrito, o que está publicado, fica na história; está no mundo. Fico imensamente emocionada em ver o crescimento dos nossos alunos e alunas, através da escrita”.

As escolas da rede pública municipal de ensino que participaram da 2ª edição do Projeto Escritas pelo Rio Grande foram: EMEF Admar Corrêa, EMEF Assis Brasil, EMEF Aurora Ferreira Cadaval, EMEF Cidade do Rio Grande, EMEF Clemente Pinto, EMEF Coriolano Benício, EMEF Coração de Maria, EMEF Cristóvão Pereira e Abreu, EMEF Prof. Eliézer de Carvalho Rios, EMEF França Pinto, EMEF Frederico Ernesto Buchholz, EMEF Helena Small, EMEF João de Oliveira Martins, EMEF Luiza Tavares Schimidt, EMEF Manoel Martins Mano, EMEF Marília Rodrigues Santos, EMEF Olavo Bilac, EMEF Pedro Carlos Peixoto Primo, EMEJA Paulo Freire, EMEF Porto Seguro, EMEF Ramiz Galvão, EMEF Renascer, EMEF Sant’Ana, EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins.

O encerramento do evento contou com a apresentação artística da estudante Luiza Rodrigues e, logo após, a realização de um Sarau com alunos e alunas participantes do Projeto Escritas pelo Rio Grande. A Revista possui 8 volumes e está disponível, na íntegra, no site da SMEd. Acesse aqui a 2ª edição da Revista Digital do Projeto “Escritas pelo Rio Grande – uma cidade para se amar, cuidar e sentir”.

 

SMEd
Roberton Reis