Publicada 19/10/2018

3° Encontro do Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira” aconteceu no dia 10

Na manhã do dia 10 de outubro, foi realizado o 3º encontro do Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira”, o qual é organizado através da parceria entre a Secretaria de Município da Educação (SMEd), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE),

O Curso busca atender à formação de professores(as), no que diz respeito ao contexto da Lei 10.639/2003, a qual estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, a partir de elementos fundamentais que permitam identificar e valorizar a expressividade da Literatura Afro-Brasileira, a fim de gerar subsídios para uso em sala de aula.

Nesse 3° encontro, a proposta se desenvolveu acerca da análise e discussão dos textos literários das autoras Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus. Dentre as temáticas discutidas, deu ênfase ao universo impactante como a fome, a pobreza material e a miséria, expressos pelas autoras em seus textos. Também a forma como a literatura afro-brasileira abrange outros olhares e dá vazão à análise do discurso colonialista, como também o papel da literatura para a construção da identidade nacional.

Foi uma manhã muito proveitosa, que fez com que os(as) participantes levassem tais reflexões às escolas, fazendo relações com as causas contemporâneas – dentre elas, os estereótipos que são reproduzidos pelos homens em nossa sociedade”, destacou a coordenadora do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Lilian Melo R. Reinhardt.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Finais


Publicada 09/10/2018

Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira”: próximo encontro presencial acontece nesta quarta-feira, 10

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que o próximo encontro presencial do Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira”, o qual é organizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), acontecerá nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, às 8h, no Campus Carreiros da Furg, Pavilhão 04, Sala 4101.

Voltado para a formação continuada de professores da rede de ensino pública do Município, o Curso é composto por encontros presenciais e atividades a distância, que, ao todo, totalizam uma carga horária de 40 horas.

O Curso busca atender à formação de professores no que diz respeito ao contexto da Lei 10.639/2003, a qual estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, a partir de elementos fundamentais que permitam identificar e valorizar a expressividade da Literatura Afro-Brasileira, a fim de gerar subsídios para uso em sala de aula.

SMEd
Roberton Reis


Publicada 18/09/2018

Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira” já promoveu dois encontros presenciais

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), realizou, nos dias 29 de agosto e 11 de setembro, os dois primeiros encontros presenciais do Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira”.

O Curso busca atender à formação de professores no que diz respeito ao contexto da Lei 10.639/2003, a qual estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, a partir de elementos fundamentais que permitam identificar e valorizar a expressividade da Literatura Afro-Brasileira, a fim de gerar subsídios para uso em sala de aula. Os encontros tanto discutem, como atuam na lógica de uma resistência quilombola; são presenciais e também há atividades a distância, que, ao todo, totalizam uma carga horária de 40 horas.

A equipe do Projeto, que integra desde alunos da graduação e pós-graduação a professores e outros profissionais da educação, de diferentes áreas, composta na sua maioria por mulheres negras, vem demonstrando empenho e engajamento na execução do mesmo, o que torna essa ação de extensão universitária ainda mais gratificante para mim, enquanto proponente. É fundamental ressaltar que se trata de um processo coletivo, que promove o protagonismo feminino afro-brasileiro”, destacou Rodrigo Pereira, Doutor em Letras e um dos ministrantes do Projeto.

Ainda de acordo com Rodrigo, “os dois primeiros encontros do Curso demonstraram o eminente sucesso do projeto de formação continuada de professores, não só devido ao enorme interesse e receptividade do público na área da literatura afro-brasileira, mas, principalmente, pela atuação participativa dos envolvidos que buscam alternativas para repensar suas práticas pedagógicas a fim de fazê-las com compromisso diante das questões étnicos-raciais”.

Temos um grande número de profissionais da educação participando do Curso. O número de inscrições foram limitadas em 40 vagas, as quais se esgotaram nos dois primeiros dias. Isso demonstra o quanto são importantes esses momentos de formação e como a temática é de interesse dos professores, reforçando que esse espaços são significativos e se fazem necessários. Temos um grupo interdisciplinar participando da formação: professores de Português, História; pedagogas e bibliotecárias”, finalizou Lilian Reinhardt, coordenadora do Núcleo dos Anos Finais da SMEd.

Os próximos encontros presenciais do Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira” acontecerão nos seguintes dias, horários e locais:

  • Dia 10/10, das 8h às 12h, no Pavilhão 04, Sala 4101, Campus Carreiros da FURG.
  • Dia 07/11, das 8h às 12h, no Pavilhão 04, Sala 4101, Campus Carreiros da FURG.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Finais


Publicada 28/08/2018

1º Encontro do “Curso de Extensão: Introdução à Literatura Afro-Brasileira” acontecerá nesta quarta-feira, 29

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que o primeiro encontro presencial do Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira”, o qual é organizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), acontecerá nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, às 8h, no Campus Carreiros da Furg, Pavilhão 04, Sala 4101.

Voltado para a formação continuada de professores da rede de ensino pública do Município, o curso também terá encontros presenciais nos dias 11/09, 10/10 e 07/11 (quartas-feiras, das 08h às 12h), além de atividades a distância, que, ao todo, totalizam uma carga horária de 40 horas.

O Curso busca atender à formação de professores no que diz respeito ao contexto da Lei 10.639/2003, a qual estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, a partir de elementos fundamentais que permitam identificar e valorizar a expressividade da Literatura Afro-Brasileira, a fim de gerar subsídios para uso em sala de aula.

SMEd
Roberton Reis


Publicada 23/08/2018

SMEd divulga Lista de Inscrições Homologadas para o Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira”

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Finais e da Assessoria das Relações Étnico-Raciais, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), divulga a Lista de Inscrições Homologadas para o Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira”.

Voltado para a formação continuada de professores da rede de ensino pública do Município, o curso terá encontros presenciais nos dias 29/08, 11/09, 10/10 e 07/11 (quartas-feiras, das 08h às 12h), além de atividades a distância, que, ao todo, totalizam uma carga horária de 40 horas. Os encontros acontecerão no Campus Carreiros da FURG, Pavilhão 04.

Data Local
29/08 Sala 4101
11/09 Sala 4115
10/10 Sala 4101
07/11 Sala 4101

O Curso busca atender à formação de professores no que diz respeito ao contexto da Lei 10.639/2003, a qual estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, a partir de elementos fundamentais que permitam identificar e valorizar a expressividade da Literatura Afro-Brasileira, a fim de gerar subsídios para uso em sala de aula.

 

SMEd
Roberton Reis


Publicada 13/08/2018

Período de inscrições para o “Curso de Extensão: Introdução à Literatura Afro-Brasileira” encerra nesta sexta-feira, 17

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que o período de inscrições para o Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira”, o qual é organizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), encerra na próxima sexta-feira, dia 17 de agosto.

Voltado para a formação continuada de professores da rede de ensino pública do Município, o curso terá encontros presenciais nos dias 29/08, 11/09, 10/10 e 07/11 (quartas-feiras, das 08h às 12h), além de atividades a distância, que, ao todo, totalizam uma carga horária de 40 horas.

O Curso busca atender à formação de professores no que diz respeito ao contexto da Lei 10.639/2003, a qual estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, a partir de elementos fundamentais que permitam identificar e valorizar a expressividade da Literatura Afro-Brasileira, a fim de gerar subsídios para uso em sala de aula

As inscrições devem ser realizadas através do site https://sinsc.furg.br/detalheseventos/797. O local de realização dos encontros formativos será na FURG, Campus Carreiros. No momento da homologação das inscrições, será especificado o local.

SMEd
Roberton Reis


Publicada 31/07/2018

“Curso de Extensão: Introdução à Literatura Afro-Brasileira”: Período de inscrições inicia nesta quarta-feira, 1° de agosto

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que a partir do dia 1º de agosto estarão abertas as inscrições para o Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira”, o qual é organizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Voltado para a formação continuada de professores da rede de ensino pública do Município, o curso terá encontros presenciais nos dias 29/08, 11/09, 10/10 e 07/11 (quartas-feiras, das 08h às 12h), além de atividades a distância, que, ao todo, totalizam uma carga horária de 40 horas.

O Curso busca atender à formação de professores no que diz respeito ao contexto da Lei 10.639/2003, a qual estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, a partir de elementos fundamentais que permitam identificar e valorizar a expressividade da Literatura Afro-Brasileira, a fim de gerar subsídios para uso em sala de aula

As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de agosto, através do site https://sinsc.furg.br/detalheseventos/797. O local de realização dos encontros formativos será na FURG, Campus Carreiros. No momento da homologação das inscrições, será especificado o local.

 

SMEd
Roberton Reis


Publicada 21/07/2018

Período de inscrições para o “Curso de Extensão: Introdução à Literatura Afro-Brasileira” inicia no dia 1º

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que a partir do dia 1º de agosto estarão abertas as inscrições para o Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira”, o qual é organizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Voltado para a formação continuada de professores da rede de ensino pública do Município, o curso terá encontros presenciais nos dias 29/08, 11/09, 10/10 e 07/11 (quartas-feiras, das 08h às 12h), além de atividades a distância, que, ao todo, totalizam uma carga horária de 40 horas.

O Curso busca atender à formação de professores no que diz respeito ao contexto da Lei 10.639/2003, a qual estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, a partir de elementos fundamentais que permitam identificar e valorizar a expressividade da Literatura Afro-Brasileira, a fim de gerar subsídios para uso em sala de aula

As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de agosto, através do site https://sinsc.furg.br/detalheseventos/797. O local de realização dos encontros formativos será na FURG, Campus Carreiros. No momento da homologação das inscrições, será especificado o local.

SMEd
Roberton Reis