Publicada 14/09/2018

“6° Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão” da SMEd é destaque de público e agrada os participantes pelas palestras abordadas

 

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, promoveu, na última segunda-feira, dia 10 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde, no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), o “6° Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão”, o qual contou com a participação de professores(as), equipe diretiva e pedagógica, monitores(as), familiares e funcionários(as) das escolas da rede pública municipal de ensino.

A primeira palestra do Seminário foi proferida pela Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Rita de Cássia Cóssio Rodriguez, que defendeu a temática do Evento, “Todos Protagonistas da Inclusão”, destacando a importância do “papel” de cada um(a) no cotidiano escolar e do trabalho articulado em rede, no processo inclusivo.

Dando continuidade ao Seminário, abriu-se espaço para a apresentação da “Cartilha escola para todos: Nanismo”, pela mãe e ativista da causa, Vélvit Ferreira Severo.

O Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd apresentou os avanços da rede pública municipal de ensino na área da Educação Inclusiva, nos últimos 05 anos, destacando os serviços disponibilizados para os estudantes que apresentam Necessidades Educacionais Específicas matriculados nas escolas municipais, e o atendimento à demanda crescente e significativa que se apresenta. Também informou sobre as novas legislações federais e municipal, que amparam o trabalho na área.

Acompanhando a Lei Municipal 8.166, de 1º de novembro de 2017, no turno da tarde tratou-se a temática Dislexia: O que é? Como ajudar? Para tratar desse assunto, a palestra ficou a cargo da Neuropsicopedagoga Clínica, Eliane Bizarro. “A palestra foi muito esclarecedora e trouxe várias estratégias de flexibilização de currículo para atender aos(às) estudantes que apresentam o referido transtorno. Os(as) participantes ficaram instigados(as) a querer aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto”, destacou a coordenação do Núcleo.

A culminância do Seminário aconteceu com a palestra “A importância das Adequações e Adaptações no Contexto Escolar”, desenvolvida pela Psicopedagoga e Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Carla Belém. O ponto alto da palestra foi quando a palestrante compartilhou com o público exemplos de atividades pedagógicas adequadas, ilustrando suas reflexões.

O Núcleo de Diversidade e Inclusão avalia o sucesso do Evento, pontuando dois aspectos relevantes: o número expressivo de participantes, sinalizando o desejo da sociedade por fomentar os estudos sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva do Município do Rio Grande; e a disponibilização de um espaço para que os familiares pudessem se posicionar frente a este processo, evidenciando o protagonismo de todos(as) na inclusão escolar”, finalizou Elisângela Macedo, coordenadora do Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Diversidade e Inclusão


Publicada 23/08/2018

Período de inscrições para o “6º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão” da SMEd já iniciou

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, informa que já está aberto o período de inscrições para o “6º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão”, que acontecerá no dia 10 de setembro, nos turnos da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 18h), no CIDEC-Sul da FURG.

A 6ª edição do Seminário, que será aberta a toda comunidade escolar: professores(as), equipe diretiva e pedagógica, monitores(as), familiares e funcionários(as), traz como temática #TOD@SPROTAGONISTASDAINCLUSAO, e tem o objetivo de informar e oportunizar reflexões e diálogos acerca da Inclusão, com ênfase na diversidade que se apresenta no cotidiano escolar, no currículo inclusivo para atender a todos e na importância do “papel” de cada um, neste processo em rede.

As inscrições para o 6º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão podem ser realizadas até o dia 03 de setembro, acessando aqui.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Diversidade e Inclusão