Publicada 10/09/2018

Professores da Rede Municipal participam do “Curso de Violão e Musicalização para Professores da Educação Infantil”

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação Infantil, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), deu início, no dia 22 de agosto, aos encontros semanais do “Curso de Violão e Musicalização para Professores(as) da Educação Infantil”.

O Projeto tem como objetivo contribuir e instrumentalizar o(a) professor(a) no quesito música, para situações cotidianas envolvendo a educação musical, por meio da utilização do violão como instrumento acompanhador de canções infantis e populares.

O Curso de Violão e Musicalização para Professores(as) da Educação Infantil está sendo ministrado pelo coordenador Prof. Edson Ponick (Licenciado em Música, com Mestrado e Doutorado com ênfase em Educação), e pela Prof.ª Roberta Domingues (Licenciada em Música e Bacharelanda em piano/UFPel), juntamente com os estudantes do Curso de Música da UFPel, Tomás Paim Costa, Franco Farias Oliveira, Mauro Atkson e Tamara Insauriaga Bueno.

As Oficinas estão acontecendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small, das 19h às 21h, uma vez por semana. Ao todo, serão 8 encontros consecutivos, sendo que um grupo de professores(as) participa das atividades às segundas-feiras e o outro às quartas-feiras.

Os(as) professores(as) estão gostando muito dos encontros, registrando o quanto esses momentos são divertidos e prazerosos. Algumas atividades práticas envolvendo a musicalização infantil já estão sendo propostas pelos(as) professores(as) em sala de aula, enriquecendo, assim, as vivências e experiências das crianças na Educação Infantil”, destacou a coordenação do Núcleo de Educação Infantil da SMEd.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Infantil


Publicada 21/08/2018

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação Infantil, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), divulga a Listagem das 30 inscrições homologadas para o “Curso de Violão e Musicalização para Professores(as) da Educação Infantil”.

O Curso terá duas turmas com 15 alunos cada. Os Encontros acontecerão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small (Rua Barão de Cotegipe, 155), das 19h às 21h, uma vez por semana, durante 8 encontros consecutivos, sempre às segundas ou quartas-feiras. O primeiro Encontro da turma das quartas-feiras acontecerá amanhã, dia 22 de agosto. Já o primeiro Encontro da turma das segundas-feiras ocorrerá no dia 27 de agosto.

Reforçamos que é requisito obrigatório ter seu próprio violão em todos os encontros.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Infantil


Publicada 16/08/2018

SMEd promoverá “Curso de Violão e Musicalização para Professores da Educação Infantil”

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação Infantil e em parceria com a Faculdade de Educação e o Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, promoverá “Curso de Violão e Musicalização” para Professores da Educação Infantil que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino.

O Curso tem por objetivo a realização de aulas coletivas básicas de teoria e prática de violão como instrumento acompanhador de canções folclóricas e infantis, além de noções básicas de musicalização e educação musical. Serão realizados 8 encontros, com duração de 2 horas cada, uma vez por semana, totalizando 16 horas de formação, envolvendo atividades de percepção, apreciação, composição e desempenho musical. Também fazem parte do Curso, 4 horas de atividades complementares. O início do Curso acontecerá no dia 22 de agosto, às 19h, na EMEF Helena Small, rua Barão de Cotegipe, 155.

Serão disponibilizadas 30 vagas, exclusivamente para os professores que atuam na Educação Infantil. As inscrições deverão ser realizadas através do endereço eletrônico www.riogrande.rs.gov.br/smed, no período de 16 a 21 de agosto, através do link

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Infantil