Publicada 15/07/2018

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que o período de inscrições para o 8º Congresso Municipal de Educação (8º COMED), que acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, no Cidec-Sul, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), foi prorrogado até o dia 04 de agosto.

Neste ano, o Congresso problematizará o tema “Escola ComVida: Entrelaçando Saberes na Construção do Currículo”, visando a discussão sobre a formulação das Diretrizes Curriculares Municipais e sobre o papel democrático e autônomo das escolas na elaboração e implementação de seus currículos e projetos pedagógicos.

O Congresso Municipal de Educação está previsto na Lei Municipal n° 5.332/1999, como um fórum de fomento e discussão dos princípios norteadores das ações das escolas do município, com edição bianual.

Para ter acesso a maiores informações sobre o 8º COMED ou para conhecer o seu Cronograma, acesse aqui.

Veja o número de Delegados por Escola.

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as)Trabalhadores(as) em Educação

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as) Pais e Responsáveis

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as) Outros(as) Participantes

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as) Estudantes

SMEd


Publicada 07/07/2018

8º COMED propõe discussão acerca de currículo aos trabalhadores em educação, pais/responsáveis e estudantes da Rede Municipal

O 8º Congresso Municipal de Educação (8º COMED) – “Escola ComVida: Entrelaçando Saberes na Construção do Currículo”, que acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, no Cidec-Sul, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), representará um marco importante na Rede Municipal de Ensino, pois pretende aprofundar a discussão sobre como os currículos das escolas municipais vêm sendo construídos.

O currículo escolar configura-se como o eixo central que engaja todo o processo educacional de uma escola. O movimento entre ensinar e aprender está necessariamente atrelado ao currículo, sendo imprescindível a atenção da escola em organizar esses processos, no intuito de orientar as ações dos professores e professoras nos diferentes níveis de ensino.

Um bom currículo deve estar intrinsecamente ligado ao cotidiano escolar, dimensionando as práticas pedagógicas e atento à sua comunidade e, principalmente, à vida dos seus estudantes. Através do currículo, que está inerente na proposta pedagógica da escola, se darão os rumos que a instituição deseja estabelecer para sua prática educativa. É por meio do currículo que a escola expressa o sujeito que deseja constituir.

Neste sentido, indicamos que os trabalhadores em educação, pais/responsáveis e estudantes reflitam sobre como está acontecendo a construção e a vivência do currículo nas sua escola, para que possamos compartilhar as experiências da Rede Municipal no 8º COMED, de forma a qualificar a educação.

SMEd


Publicada 06/07/2018

SMEd divulga Cronograma do 8º COMED

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Superintendência de Gestão Pedagógica, divulga o Cronograma do 8º Congresso Municipal de Educação (8º COMED) – “Escola ComVida: Entrelaçando Saberes na Construção do Currículo”, que acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, no Cidec-Sul, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Acesse o Cronograma (sujeito a alterações) do 8º Congresso Municipal de Educação (8º COMED).

 

SMEd


Publicada 06/07/2018

Período de Inscrições para o 8º COMED inicia neste sábado, dia 07

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que no período de 07 a 13 de julho as instituições de ensino da Rede Municipal poderão inscrever seus(suas) Delegados(as) para o 8º Congresso Municipal de Educação (8º COMED) – “Escola ComVida: Entrelaçando Saberes na Construção do Currículo”, que acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, no Cidec-Sul, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A Superintendência de Gestão Pedagógica da SMEd esclarece que poderão ser Delegados(as) aqueles escolhidos pelas escolas para representá-las no 8º COMED, além de membros da Secretaria de Município da Educação (SMEd), Conselho Municipal de Educação (CME) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande (SINTERG).

Veja o número de Delegados por Escola.

No momento da inscrição, o(a) Delegado(a) deverá optar pelo Eixo Temático em que participará, conforme segue:

Eixos Temáticos – Proposta Curricular: seus desafios e compromissos:

  • EIXO 1 – Educação Infantil (Campos de Experiências);
  • EIXO 2 – Anos Iniciais/Bloco I (Áreas de Conhecimento);
  • EIXO 3 – Anos Finais/Bloco II (Áreas de Conhecimento – Matemática);
  • EIXO 3 – Anos Finais/Bloco II (Áreas de Conhecimento – Linguagens);
  • EIXO 3 – Anos Finais/Bloco II (Áreas de Conhecimento – Ciências Humanas);
  • EIXO 3 – Anos Finais/Bloco II (Áreas de Conhecimento – Ciências da Natureza);
  • EIXO 3 – Anos Finais/Bloco II (Áreas de Conhecimento – Ensino Religioso);
  • EIXO 4 – Pais e Responsáveis (Currículo Escolar e os desafios contemporâneos na formação da cidadania);
  • EIXO 5 – Estudantes (Saberes Significativos – Ausências e Presenças no Currículo Escolar).

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as) Trabalhadores(as) em Educação

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as) Pais e Responsáveis

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as) Outros(as) Participantes

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as) Estudantes

 

SMEd


Publicada 05/07/2018

Errata

SMEd divulga Lista de Delegados por Escola (corrigida) para o Congresso Municipal de Educação – 8º COMED, que acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).


Publicada 03/07/2018

8º Congresso Municipal de Educação – 8º COMED

Com o tema  “Escola ComVida: Entrelaçando Saberes na Construção do Currículo”, o 8º Congresso Municipal de Educação (8º COMED), que acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), configura-se, como previsto na Lei Municipal 5.332/1999, como um espaço aberto ao debate, que busca priorizar o diálogo de temáticas, as quais envolvam e condicionem a qualidade da Rede Municipal de Educação.

Artigo 6º: “Fica instituído o Congresso Municipal de Educação como fórum de fomento e discussão dos princípios norteadores das ações das escolas do município, com edição bianual.”

Nesta edição, o Currículo é o tema elencado para ser problematizado durante o Congresso, visando ser um espaço de discussão sobre a formulação das Diretrizes Curriculares Municipais e sobre o papel democrático e autônomo das escolas na elaboração e implementação de seus currículos e projetos pedagógicos.

Para Veiga (1998, p. 83), “[…] planejar currículo implica tomar decisões educacionais, implica compreender as concepções curriculares existentes que envolvem uma visão da sociedade, de educação e do homem que se pretende formar”.

O 8º COMED será um importante momento de repensarmos nossas ações educativas. É a oportunidade da Rede Municipal de Educação, suas escolas e educadores (re)pensarem como estão produzindo suas propostas curriculares, fundamentos, objetivos, conteúdos, recursos, metodologias e avaliações, ressaltando que o ato de fazer currículo é compromisso de todos os sujeitos presentes na escola.

Pré-COMED

O Pré-COMED apresenta-se como espaço de discussão, que antecede e qualifica as discussões do Congresso Municipal de Educação. Um momento em que as escolas poderão problematizar questões referentes ao Currículo, atrelado ao seu Projeto Político-Pedagógico como ponto de referência para refletir sobre a prática educativa. A realidade de cada escola, seus processos formativos e seus projetos pedagógicos devem produzir e dimensionar um currículo pautado na preocupação da significação de saberes dos seus educandos.

Nesse sentido, indicamos que as escolas municipais possam escolher os sábados 07 de julho e/ou 04 de agosto para realizarem seus encontros.

Ainda ressaltamos a importância de intensificarmos os estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois ela apresenta diretrizes para as escolas na construção de suas propostas curriculares, bem como demais atos normativos elaborados pela Rede Municipal.

Acesse aqui a BNCC

INSCRIÇÕES

Os participantes deverão ser escolhidos pelas escolas para representá-las como Delegados e Delegadas no 8º Congresso Municipal de Educação. As inscrições dos(as) Delegados(as) de cada escola deverão ser feitas no período de 07 a 13 de julho. Clique AQUI para ver a quantidade de delegados(as) por escola (lista corrigida).

No momento da inscrição, o (a) Delegado(a) deverá optar pelo Eixo Temático em que participará, conforme segue:

Eixos Temáticos – Proposta Curricular: seus desafios e compromissos

  • EIXO 1 – Educação Infantil (Campos de Experiências);
  • EIXO 2 – Anos Iniciais (Áreas de Conhecimento);
  • EIXO 3 – Anos Finais (Áreas de Conhecimento);
  • EIXO 4 – Pais e Responsáveis (Currículo Escolar e os desafios contemporâneos na formação da cidadania);
  • EIXO 5 – Estudantes (Saberes Significativos – Ausências e Presenças no Currículo Escolar).

SMEd