Publicada 27/08/2018

SMEd e 18ª CRE promoveram Seminário de Encerramento do PNAIC/2018

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através da coordenação Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na manhã do dia 04 de agosto, realizaram, no Cidec-Sul da FURG, o Seminário de Encerramento do PNAIC/2018.

Desde o mês de abril de 2018, o PNAIC reuniu docentes do Ciclo de Alfabetização, da Educação Infantil: Pré-Escola, bem como coordenadores(as) pedagógicos(as) e articuladores(as) do Programa Novo Mais Educação, com o objetivo de promover espaços reflexivos de formação continuada aos professores das redes públicas estadual e municipal da cidade do Rio Grande, tendo como prioridade oportunizar aos seus participantes a ressignificação da ação docente, compartilhando estratégias teórico-metodológicas para a constante qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.

A Mesa de Abertura do Seminário de Encerramento do PNAIC/2018 contou com as seguintes autoridades: Alexandre Lindenmeyer, prefeito de Rio Grande; André Lemes da Silva, secretário de Município da Educação; Janete Cardoso Pinto, coordenadora da 18ª CRE; Vanessa Pintanel, Superintendente de Gestão da Educação; Felipe Alonso dos Santos, Superintendente de Gestão Pedagógica; Débora Carvalho de Oliveira, Gerente Pedagógica e Juliane de Oliveira Alves, coordenadora Local do PNAIC.

Na oportunidade, quando foram encerradas as atividades formativas do Pacto, os profissionais da educação presentes, tiveram a oportunidade de prestigiar o relato de experiências de 12 docentes participantes do programa. “Entendemos que ao priorizar no Seminário final as práticas pedagógicas dos professores da rede pública, estamos reafirmando a ação do professor como um intelectual da educação, que tem a potencialidade de produzir conhecimento através de sua prática pedagógica”, destacou Juliane Alves.

Ao finalizar mais esse processo formativo do PNAIC, fica evidente a importância dos processos formativos para a qualificação do trabalho pedagógico. Promover efetivamente espaços que contribuam para as reflexões e proposições, através do encontro e da partilha de saberes, produz novas possibilidades de organização do trabalho pedagógico. Encerramos as atividades do PNAIC neste Seminário da melhor forma possível, valorizando as práticas pedagógicas, que foram expressas através da qualidade dos relatos e da reflexões propostas nesta manhã, reafirmando, assim, a potencialidade da articulação teórico-metodológica no cotidiano do fazer docente”, finalizou Juliane.

SMEd
Roberton Reis


Publicado 01/08/2018

Seminário de Encerramento do PNAIC acontecerá no próximo sábado, dia 04

Divulgação

SMEd


Publicado 28/05/2018

SMEd informa novas datas das atividades formativas do PNAIC/2018

Pnaic

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Coordenação Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, informa que as atividades formativas do PNAIC, que ocorreriam de 04 a 08 de junho, foram transferidas para a semana de 09 a 13 de julho.

Ressaltamos, ainda, que as demais datas já informadas serão mantidas.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Coordenação Local do PNAIC


Publicado 23/05/2018

Formações do PNAIC movimentam Professores das Redes Municipal e Estadual

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores, dos professores da pré-escola da Educação infantil e os articuladores e mediadores do Programa Novo Mais Educação. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.

Em Rio Grande, o “Lançamento das Atividades do PNAIC/2018” aconteceu no dia 16 de abril, com o Auditório do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller completamente lotado. No dia 17, iniciaram os encontros formativos com os professores da Educação Infantil, professores do Ciclo da Alfabetização e os articuladores do Programa Novo Mais Educação (PNME) das redes estadual e municipal.

De acordo com a coordenadora Local do PNAIC, a professora Juliane de Oliveira Alves, são cerca de 600 profissionais da educação participando das formações, divididos em 27 turmas. Os encontros acontecem da seguinte forma:

  • Educação Infantil: na EEEF Revocata Heloisa de Mello, turnos manhã e tarde, de acordo com o dia da hora-atividade do professor da rede municipal. São 9 formadores locais.
  • Ciclo da Alfabetização: na EEEM Bibiano de Almeida, turnos manhã e tarde, de acordo com o dia da hora-atividade do professor da rede municipal. Os professores da rede estadual participam das formações nas quintas-feiras, às 18h, no IEE Juvenal Miller.
  • Articuladores do PNME: os profissionais das duas redes de ensino fazem juntos as formações, que acontecem às quartas-feiras, no Sobrado dos Azulejos e na EEEM Dr. Augusto Duprat.

Nas formações da Educação Infantil, as temáticas abordadas são: “Currículo na Educação Infantil”, “Leitura e Escrita na Educação Infantil” e “As Múltiplas Linguagens na Educação Infantil”. Os professores do Ciclo da Alfabetização debatem os seguintes temas: “Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento”, “Leitura, Escrita e Oralidade” e “A Criança no Ciclo da Alfabetização”. Já nos encontro formativos dos articuladores do PNME os debates são sobre: “Planejamento”, “Leitura, Escrita e Matemática na perspectiva do Letramento”.

As formações têm sido muito positivas, pois temos atingido nosso objetivo de trabalhar com os professores de forma muito alinhada com as suas práticas pedagógicas, valorizando a reflexão de planejamentos, a partir das discussões realizadas com as temáticas nas turmas. Também temos percebido, principalmente através da boa avaliação feita pelos professores, o quanto tem sido enriquecedor para todos esses debates nos encontros formativos”, destacou Juliane Alves.

Entrei na rede em 2016 e ainda não havia participado de nenhuma edição do Pacto, mas sabia que era ligado à alfabetização. Quando fui convidada a participar das formações, por ser da Educação Infantil, meu primeiro pensamento foi de estranheza e preocupação: vamos alfabetizar as crianças com 4 e 5 anos? Porém, quando iniciaram os encontros semanais e começamos a trabalhar com os livros norteadores, minhas dúvidas foram sendo esclarecidas, através da leitura da BNCC e de todo material disponibilizado. Estou adorando participar, pois tem sido um ótimo momento de reflexão sobre as práticas e para troca de conhecimentos, dicas, ideias e experiências com outras professoras”, disse Bruna Borges, da EMEI Fraternidade.

Estou participando do PNAIC como coordenadora e os encontros das quartas-feiras pela manhã têm sido muito produtivos. É muito bom ouvir a formadora, o relato de cada colega, pois nos faz refletir a nossa prática e, também, nos possibilita um grande crescimento profissional. A partir do momento que lemos os documentos, fica perceptível que toda essa teoria perpassa a nossa prática cotidiana na sala de aula. Essas formações são essenciais e muito importantes para que haja um crescimento em todos participantes, afinal sempre entram professores novos na rede e essa reciclagem é muito necessária”, afirmou a professora Raquel,  coordenadora da EMEI Oscar Moraes.

De acordo com o articulador do PNME da EMEF Dom Pedro II, Anderson, “esses encontros de formação têm sido maravilhosos, pois são uma oportunidade que nós temos de ouvir outras pessoas, trocar experiências pedagógicas, aprender coisas novas. Durante as formações, temos a oportunidade de repensar a nossa prática pedagógica e isso é fundamental para nossa vida profissional”.

Os encontros do PNAIC têm sido muito produtivos, com estudos e reflexões acerca dos textos e assuntos trabalhados, com trocas de experiências relevantes à nossa prática, além de atividades e dinâmicas diversificadas, aplicáveis às nossas turmas, tanto do Ciclo da Alfabetização, como adaptações feitas em outras áreas do conhecimento”, relatou a professora Suelen Hermman do ciclo da alfabetização da Escola Estadual Treze de Maio e nos Anos Iniciais e na EJA na escola São João.

Para a professora Paulina, que trabalha com o 3º Ano na EMEF São Miguel e que já participou de edições anteriores do Pacto, “as formações do PNAIC 2018, até agora, são as que têm proporcionado mais discussões e isso me agrada muito. O horário em que as formações são oferecidas também ajuda bastante. As temáticas trabalhadas até o momento são bem interessantes, pois são o que nós precisamos discutir, com muita interação e participação”.

 

SMEd
Roberton Reis

 


Publicado 18/05/2018

SMEd divulga Listagem Atualizada das Turmas do PNAIC/2018

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Coordenação Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), divulga a Listagem Atualizada das Turmas do Programa de Formação Continuada do PNAIC/2018 do território de Rio Grande. De acordo com Coordenadora Local do PNAIC, Juliane Alves, “com a divulgação dessa listagem nós fechamos as trocas de turmas”.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Coordenação Local do PNAIC


Publicado 14/04/2018

SMEd divulga turmas do PNAIC/2018

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Coordenação Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), divulga as turmas do Programa de Formação Continuada do PNAIC/2018 do território de Rio Grande.

O Lançamento do PNAIC no município do Rio Grande, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 16 de abril, às 14h, no Auditório do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, na Rua Andrade Neves, s/n, bairro Centro, terá a participação de docentes que atuam nos Níveis I e II da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, além dos supervisores/coordenadores pedagógicos dos referidos adiantamentos e dos articuladores do Programa Novo Mais Educação, público-alvo das formações do PNAIC.

A Coordenadora Local do PNAIC, Juliane Alves, destaca “Não medimos esforços para garantir a participação de todos os profissionais em educação do Ciclo de Alfabetização e da Educação Infantil no processo formativo do PNAIC, até mesmo, aqueles que foram nomeados ou contratados pelas redes municipal e estadual recentemente.” Portanto, na oportunidade do Lançamento do PNAIC, no dia 16, haverá uma equipe no Auditório do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller para realizar os ajustes finais das turmas e incluir os trabalhadores em educação que, porventura, ainda não estejam contemplados.

Para os professores da rede municipal, as formações acontecerão no dia e turno de Hora-atividade, uma vez por semana, em cada um dos momentos formativos, conforme quadro:

Tabela

Já para os profissionais da rede estadual, as formações ocorrerão no turno da noite.

Clique aqui para conferir a constituição das turmas do Programa de Formação Continuada do PNAIC/2018 do território de Rio Grande, os dias, locais e horários das atividades formativas.

 

SMEd


Publicado 13/04/2018

PNAIC/2018: Lançamento das Atividades acontecerá na próxima segunda-feira, 16

Divulgação

Na próxima segunda-feira, dia 16 de abril, às 14h, no Auditório do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, na Rua Andrade Neves, s/n, bairro Centro, ocorrerá o Lançamento das Atividades do PNAIC/2018.

De acordo com a coordenadora Local do PNAIC, a professora Juliane de Oliveira Alves, o evento é destinado, principalmente, aos docentes que atuam no Ciclo da Alfabetização, na Pré-Escola, bem como seus respectivos coordenadores Pedagógicos e os Articuladores do Programa Novo Mais Educação, das escolas das redes municipal e estadual de Rio Grande.

SMEd


Publicado 10/04/2018

Lançamento das Atividades do PNAIC/2018 acontecerá no dia 16

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da coordenadora Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2018, a professora Juliane de Oliveira Alves, informa que o Lançamento das Atividades do PNAIC/2018 acontecerá no dia 16 de abril, às 15h30min, no Auditório do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, na Rua Andrade Neves, s/n, bairro Centro.

O evento é destinado, principalmente, aos docentes que atuam no Ciclo da Alfabetização, na Pré-Escola, bem como seus respectivos coordenadores Pedagógicos e os Articuladores do Programa Novo Mais Educação, das escolas da rede pública municipal de ensino.

SMEd