Divulgação

Acontecerá na cidade do Rio Grande, nos dias 03 e 04 de abril de 2018, no Auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico – CIDEC/SUL do Campus Carreiros da FURG, a Etapa Municipal da 3ª Conferência Nacional de Educação – CONAE.

Coordenada pelo Fórum Municipal de Educação – FME, instituído pelo Decreto Municipal Nº 12.085/2013, cuja composição abrange representantes de diversos segmentos da sociedade, a Etapa Municipal é preparatória para 3ª CONAE/2018, a qual terá como tema principal “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Em consonância com a Etapa Nacional, durante a Etapa Municipal da 3ª CONAE/2018, serão debatidos oito eixos temáticos:

  I   O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.

  • Conhecendo um pouco mais o sistema e o trabalho coletivo na gestão democrática.
  II   Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.

  • Os programas e políticas como suporte às atividades educativas da Educação Infantil e Anos Iniciais.
  III   Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.

  • Espaço de escuta à comunidade na construção dos referenciais legais.
  IV   Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão.

  • Compromisso com o cotidiano escolar, os desafios que permeiam a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
  V   Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.

  • A) A importância dos movimentos sociais na conquista de políticas públicas;
  • B) Um olhar mais atento sobre a educação especial.
  VI   Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
  VII   Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
   VIII   Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

É de extrema importância a participação da comunidade escolar e demais segmentos da sociedade no debate do PNE – Plano Nacional de Educação como epicentro das políticas educacionais.

Nesse sentido, indicamos o sábado, dia 17 de março, para as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio Grande realizarem o debate do Documento-Referência da 3ª CONAE/2018 e elegerem 03 delegados que representarão as instituições, no sentido de apresentar propostas a Etapa Municipal. Lembramos que os delegados poderão ser representantes dos professores, funcionários, estudantes ou pais/responsáveis.

As inscrições para os delegados que participarão da Etapa Municipal da 3ª CONAE/2018 poderão ser realizadas de 19 de março a 23 de março de 2018, através do site www.riogrande.rs.gov.br/smed As vagas são limitadas: 50 pessoas por sala.

Para participação na Etapa Municipal da 3ª CONAE/2018, cada delegado deverá escolher o eixo temático que gostaria de discutir, indicando, no momento da inscrição, a Sala Temática da qual fará parte. Confira no quadro abaixo, o número de delegados disponibilizados por instituição.

INSTITUIÇÃO NÚMERO DE DELEGADOS
Redes Públicas de Ensino 03 por Instituição de Ensino
Movimentos Sociais 03 por Movimento Social
Sindicatos ligados à Educação 03 por Sindicato ligado à Educação
IFRS 09
FURG 18
Universidades Privadas 03 por Instituição de Ensino
Escolas Privadas 09

Para ter acesso ao Documento-Referência da 3ª CONAE/2018 clique aqui.

Formulários de Inscrição

EIXO SALA Clique nos links abaixo para acessar os formulários de inscrição
I 01 O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.

  • Conhecendo um pouco mais o sistema e o trabalho coletivo na gestão democrática.
II 02 Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.

  • Os programas e políticas como suporte às atividades educativas da Educação Infantil e Anos Iniciais.
III 03 Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.

  • Espaço de escuta à comunidade na construção dos referenciais legais.
IV 04 Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão.

  • Compromisso com o cotidiano escolar, os desafios que permeiam a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
V 05 Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.

  • A) A importância dos movimentos sociais na conquista de políticas públicas
V 06 Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.

  • B) Um olhar mais atento sobre a educação especial
VI 07 Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
VII 08 Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
VIII 09 Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

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