Informações complementares

Número de delegados por escola (ATUALIZADO)

PNE

Tutorial

Metas do PNE

 

As inscrições estão encerradas. [Atualizado 23/07/2014]

As inscrições foram prorrogadas até 23/07. [Atualizado dia 21/07/2014]

Inscrições de delegados(as)  

Por favor, preencha os formulários abaixo de acordo com a quota de delegados(as) da sua escola. Veja a quota aqui.

As inscrições serão de 20/06/2014 a 20/07/2014.

Exemplo: A EMEF Coriolano Benício deve inscrever 7 delegados(as): 5 Trabalhadores(as) em Educação, 1 Estudante e 1 Pai/Responsável. Para inscrever os 5 Trabalhadores(as) em Educação, o formulário adequado deverá ser preenchido e enviado 5 vezes. Para inscrever o/a Estudante e o/a Pai/Responsável, os formulários adequados deverão ser preenchidos  e enviados 1 vez para cada delegado(a).

AtençãoAs escolas devem escolher como delegados(as) aqueles(as) Estudantes que tenham, no mínimo, 10 anos. Somente podem ser delegados(as), os(as) Trabalhadores(as) em Educação que sejam servidores(as) municipais. Trabalhadores(as) terceirizados(as) não podem ser delegados(as).

  • Inscrições de Trabalhadores(as) em Educação Municipais
  • Inscrições de Estudantes Municipais
  • Inscrições de Pais/Responsáveis Municipais
  • Inscrições para participantes de outras instituições

 


 

Pré-COMED acontecerá em todas as escolas da Rede Municipal

O Pré-COMED, que será realizado nos dias 06 e 07 de Junho em todas as escolas da rede pública municipal de ensino, é um espaço que oportunizará às comunidades escolares a realização de discussões e proposições acerca da Educação em nosso município, as quais contarão com os diferentes segmentos que participam dos processos educativos: pais, professores(as), estudantes e funcionários(as) da rede municipal.

Esse exercício de participação democrática é uma etapa que antecede ao VI Congresso Municipal de Educação (COMED) e objetiva a discussão de metas e estratégias a partir do Plano Nacional de Educação (PNE), bem como a discussão de como estas estratégias podem ser pensadas na Educação em nossa cidade. As discussões podem ser organizadas a partir dos seguintes eixos:

EDUCAÇÃO INFANTIL
Meta 01

ENSINO FUNDAMENTAL- Anos Iniciais e Finais
Meta 02, Meta 05 e Meta 07

EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Meta 04

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Meta 06

EDUCAÇÃO DO CAMPO
Meta 1– Estratégias: 1.7
Meta 2 – Estratégias: 2.4 – 2.5 – 2.6 – 2.7 – 2.8
Meta 3 – Estratégias: 3.4 – 3.10
Meta 6 – Estratégias: 6.6
Meta 7 – Estratégias: 7.5 – 7.17
Meta 8
Meta 11 – Estratégias: 11.9
Meta 12 – Estratégias: 12.13
Meta 14 – Estratégias: 14.7
Meta 15 – Estratégias: 15.6

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Meta 08, Meta 09 e Meta 10

GESTÃO, FINANCIAMENTO E FORMAÇÃO
Meta 15, Meta 16, Meta 17, Meta 18, Meta 19 e Meta 20

Ao reunir os diferente grupos, é importante que as discussões sejam organizadas de modo a responder questionamentos como: problemáticas desse eixo; o que ainda precisa ser alcançado; o que compete à Secretaria e o que compete à Escola; o que queremos e precisamos para nossa rede, no que tange a esse eixo; e tantas outras problematizações que possam emergir. A partir dessas discussões, os delegados eleitos deverão trazer a compilação dessas proposições, também em forma de Metas e Estratégias, para que sejam debatidas e compartilhadas no grande grupo, em Agosto, no VI COMED.

É importante ressaltar que este será o primeiro momento da organização do Plano Municipal de Educação (PME) e que, no VI COMED, será realizado um documento de cada sala temática, a partir da junção de toda a discussão nas escolas da rede.

Este se constituirá como o primeiro passo para a escrita do PME, o qual irá retornar no segundo semestre para as escolas, em forma de texto, a fim de que seja novamente apreciado por todos os segmentos da escola, para então, posteriormente, ser votado como o Plano Municipal de Educação, com vigência para os próximos 10 anos.

Assim, a participação de cada um é fundamental, pois precisamos efetivamente atuar como pensadores da Educação e contribuir para a melhoria do cotidiano e do fazer educativo.

Solicitamos que cada escola faça o registro desse momento de realização do Pré-COMED e envie para a Secretaria de Município da Educação (SMEd), aos cuidados do Professor Roberton Reis, via e-mail (roberton.smec@riogrande.rs.gov.br), para que seja publicado em nossa página virtual.

SMEd
Superintendência de Gestão Pedagógica

 


 

Escolas da Rede realizaram Pré-COMED

Nos dia 6 e 7 de junho, as escolas da rede pública municipal de Rio Grande realizaram as conferências do Pré-COMED, uma etapa preparatória para VI Congresso Municipal de Educação (COMED), que objetiva a discussão de metas e estratégias a partir do Plano Nacional de Educação (PNE), bem como a discussão de como estas estratégias podem ser pensadas na Educação em nossa cidade.

O Pré-COMED oportunizou às comunidades escolares a realização de discussões e proposições acerca da Educação em nosso município, as quais contaram com os diferentes segmentos que participam dos processos educativos: pais, professores(as), estudantes e funcionários(as) da rede municipal.

É importante ressaltar que este foi o primeiro momento da organização do Plano Municipal de Educação (PME) e que, durante o VI COMED, será realizado um documento de cada sala temática, a partir da junção de toda a discussão realizada nas escolas da rede.

Este movimento preparatório para o a 6ª edição do COMED estabele-se como o primeiro passo para a escrita do PME, o qual irá retornar no segundo semestre para as escolas, em forma de texto, a fim de que seja novamente apreciado por todos os segmentos da escola, para então, posteriormente, ser votado como o Plano Municipal de Educação, com vigência para os próximos 10 anos.

SMEd

 


6ª edição do COMED debate os rumos da educação em Rio Grande

Na manhã de quarta-feira, 13 de agosto, no CIDEC-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Campus Carreiros, aconteceu a abertura oficial da 6ª edição do Congresso Municipal de Educação do Município de Rio Grande, que é uma realização da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, juntamente com o Fórum Municipal de Educação (FME), Conselho Municipal de Educação (CME) e Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Rio Grande (SINTERG).

Com o tema “Construindo o Plano Municipal de Educação 2014/2024”, o 6º COMED estabelece-se como ponto inicial dos debates a cerca da reestruturação do PME, o qual deverá conduzir o rumo da educação no município pela próxima década. Para tanto, reúne trabalhadores em Educação, funcionários de escola, pais, estudantes e representantes da sociedade civil.

Às 8h30 os servidores da SMEd iniciaram o credenciamento dos participantes, ou seja, dos delegados escolhidos nas escolas da rede municipal: Trabalhadores em Educação Municipal, Estudantes da rede Municipal, Pais e/ou Responsáveis de Estudantes da rede Municipal, além de representantes de outras instituições. São delegados natos os diretores das escolas municipais e representantes da SMEd.

Logo após foi a vez da formação da Mesa de Abertura do 6º COMED, a qual foi composta pelas seguintes autoridades: prefeito Municipal, Alexandre Lindenmeyer; secretário de Município da Educação, André Lemes; presidente do Conselho Municipal de Educação, Luis Fernando Minasi; coordenadora da 18ª CRE, Neila Gonçalves; representante da Promotoria Regional da Educação, Paulo Gentil; representante da Câmara Municipal de Vereadores, Andréa Westphal; representante da FURG, Denise Maria Martinez; e a presidente do SINTERG, Suzane Barros.

O secretário André Lemes destacou em sua fala que os delegados eleitos para participar do COMED têm a missão de escrever a história da educação da cidade de Rio Grande, representando toda a população rio-grandina, planejando e construindo “o primeiro passo para que nós possamos desencadear ao longo deste segundo semestre e no início do semestre de 2015, um conjunto de metas e estratégias que vão dar o rumo da educação em nossa cidade”.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer agradeceu a todos e parabenizou o secretário de Educação pela iniciativa de agregar diversos segmentos da sociedade em um evento que é de extrema importância para a comunidade rio-grandina. Lindenmeyer afirmou “que é preciso renovar, investir, incentivar e ser transparente, pois quando se realiza um trabalho com seriedade e dedicação em favor do próximo, a realização pessoal é significativa, reafirmando que só a educação pode transformar”.

A formação da Mesa de Abertura foi sucedida pela apresentação do professor e músico Leonardo Soldera, acompanhado de seu filho, Frederico Soldera, durante o Momento Cultural. Depois foi a vez de ser realizada a leitura do Regimento do Congresso.

A Conferência de Abertura: “Desafios da Educação: Plano Nacional e Plano Municipal” foi conduzida pelas palestrantes Maria Carvalho, consultora da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Marta Vanelli, secretária Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Na parte da tarde, os delegados participaram dos debates em Salas Temáticas, as quais foram divididas em dez: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Educação Integral, Gestão, financiamento e formação, Ensino Médio e Ensino Superior. Nos debates estabelecidos, foram discutidas as metas que farão parte do PME.

O 6º COMED teve continuidade na manhã e tarde de quinta-feira, com a realização de uma atividade cultural às 9h, a qual antecedeu a apresentação de relatos dos debates ocorridos nas Salas Temáticas na tarde de quarta-feira, bem como as discussões sobre as metas e estratégias para o Plano Municipal de Educação.

SMEd
Roberton Reis