SEMINÁRIO “RONDEI DE VOLTAS ÀS AULAS” EXPLORA TEMÁTICA DA SEGURANÇA NA REDE DE ENSINO

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura Municipal promoveu o seminário “Rondei de volta às aulas”. O evento, ocorrido no salão nobre, é uma realização da secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança(SMMAS) e da Guarda Municipal do Rio Grande, em parceria com o 6º Batalhão de Polícia Militar. Tendo em vista o início do ano letivo, a atividade abordou a ações de preparação para a continuidade do programa Rondei (Ronda Escolar Integrada), uma parceria da PMRG, por meio da SMMA, com a Brigada Militar, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, que vem proporcionando maior segurança a professores, alunos e funcionários das escolas da rede municipal de ensino.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer; pelo secretário da SMMA, Carlos Alberto Brusch Terres; pelo Superintendente Pedagógico da Secretaria de Educação, Felipe Alonso; pela comandante da Guarda Municipal, Eliane Soares; pelo representante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Daniel Felipe Simom; pelo promotor da vara da Infância e Juventude, Rudimar Tonini Soares; pelo representante da Câmara Municipal, vereador Edson Lopes; e pelo representante dos Conselheiros Tutelares, Edmilson Bastos Cosme..

Em sua fala, o prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou a relevante oportunidade de qualificar ainda mais o serviço prestado pelo programa, o qual avalia positivamente, e desejou a todos um proveitoso seminário. “Um dia especial para que se possa fazer um trabalho de discussão de como podemos aprimorar essa atividade conjunta, desenvolvida em rede, e que vem dando certo. É um programa importante, que vem diminuindo as ocorrências de criminalidade e de violência dentro das nossas escolas, e também fora das nossas escolas. Essa é uma pauta que também vem sendo defendida pelo vice-prefeito, Renatinho, que está em férias, mas que sempre deu ênfase a importância da Rondei para a da questão de segurança das nossas escolas. Por fim, quero desejar a todos um dia muito profícuo, não só para o debate, mas também para estabelecer aprimoramentos estratégicos para que nós possamos tornar ainda mais efetiva a participação da Rondei nas nossas escolas, por meio de um trabalho em conjunto, articulado, e que tem apresentado bons resultados”, declarou.

O secretário de Mobilidade Acessibilidade e Segurança, Carlos Alberto Brusch Terres, destacou o objetivo do seminário e salientou a importância de um trabalho elaborado de forma conjunta pela segurança. “Essa iniciativa do seminário de hoje sobre o projeto Rondei, oportuniza o debate sobre o projeto, sobre os objetivos e sobre o que ele nos traz em termos de segurança para as nossas escolas. Mas também permite agregarmos tantos outros projetos que Prefeitura Municipal, por meio da SMMAS tem desenvolvido, e que 6ºo Batalhão, principalmente, tem realizado também. É o caso de um trabalho enorme que ocorre desde 1998, que é o Proerd. Nós temos a escolinha de trânsito, que já ocorre a alguns anos e é um trabalho profícuo nas escolas. E, no ano passado, o início de um projeto desenvolvido pela Guarda Municipal, os Promotores da Paz, que é mais uma ferramenta para trazer às nossas escolas questões de cidadania e de boa conduta do nosso cidadão. Então eu parabenizo a iniciativa dos nossos comandados, mas também do 6º batalhão por integrar esses trabalhos, pois a gente tem defendido a ação integrada. A gestão integrada, o trabalho em conjunto, é que pode trazer um resultado mais profícuo em termos de segurança. Por fim, parabenizo a todos que se dedicaram por esse seminário e esperamos um dia de bons trabalhos a todos”, disse.

Como início de atividades, o promotor da área da Infância e Juventude Rudimar Tonini Soares, explicou que grande parte dos assuntos tratados são oriundos de demandas apresentadas pelos professores. “São os professores que nos trazem continuamente os questionamentos e demandas, e essas demandas são parte dos temas que vamos abordar hoje. Essa temática da segurança é extremamente adequada e pertinente ao que os professores nos relatam durante o ano todo. São questões jurídicas muitas vezes, sobre como tratar o aluno, como separar o que é um ato educacional e o que é um ato de disciplina, e como lidar da melhor maneira com esses temas. São tópicos que nós precisamos avançar, tanto na teoria quanto na prática, para que as escolas tenham soluções mais tranquilas para essas questões ao longo de seu ano. Então a proposta do seminário é importante pois temos a oportunidade de nos reunirmos e debater esses temas com maior profundidade, para solucionar questões na área da infância e juventude, auxiliando o profissional de educação também”, frisou. O tema central da palestra do promotor foi a aplicação prática do estatuto da criança e do adolescente na escola como instrumento para resolução de conflitos.

O seminário também contou com a presença de professores, guardas municipais, guardas de trânsito e policiais militares também participaram do seminário, alguns dos quais também contribuíram para o debate com explanações a respeito de suas experiências.

Rondei

O Programa Ronda Escolar Integrada (Rondei), lançado em 2017, tem como objetivo principal criar vínculos de aproximação e preservar a segurança no ambiente escolar através de patrulhamento nos horários de movimentação nas escolas.

As ações são desenvolvidas de modo articulado a partir de um cronograma próprio que visa consolidar a rotina de trabalho e atuação. Visitadas por sistema de rodízio, o critério utilizado para a divisão das escolas é o grau de risco em cada local.

Com dados coletados através de registros e do diálogo com professores e diretores, as escolas classificadas como de “baixíssimo risco” são assistidas por Agentes de Trânsito. As classificadas como de “risco médio” são atendidas pela Guarda Municipal, enquanto as escolas classificadas como de “alto risco”, ou seja, aquelas que apresentam um histórico ou potencial de violência mais concreto, são patrulhadas pela Brigada Militar, que integra o programa junto ao Executivo Municipal.