EMEF Sylvia Centeno Xavier: Conheça o Clipe do “Rap do Lixo”

No dia 25 de outubro, a EMEI Deborah Thomé Sayão, que está localizada no bairro Bolaxa, recebeu mais de 300 estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino, nos turnos da manhã e da tarde, os(as) quais apresentaram seus trabalhos e trocaram experiências em salas temáticas, integrando a programação da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!”.

O lançamento da Conferência em âmbito escolar aconteceu no dia 25 de abril, na EMEF Helena Small. Após, o projeto foi apresentado para 41 escolas da Rede Municipal de Ensino e 24 aderiram. Em cada uma delas, um professor ou professora ficou responsável pela pauta e participou de formações mensais sobre o tema do meio ambiente. Na sequência, ocorreram as Conferências Escolares, que pautaram a discussão em cada instituição participante. Mais de 2 mil alunos(as) foram mobilizados(as) e participaram dos debates preliminares ocorridos nas Conferências Escolares Municipais, que elegeram delegados(as) e suplentes para a Conferência Municipal InfantoJuvenil.

Nesse sentido, os(as) alunos(as) da EMEF Sylvia Centeno Xavier, na Ilha dos Marinheiros, Jorge Jean F. Mackmillan e Renan Marques dos Santos, com o auxílio do Professor Renato Silva Júnior, compuseram o “Rap do Lixo”, que foi apresentada durante a “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!”.

Antes do término do ano letivo, os(as) Oficineiros(as) do Núcleo de Educação Integral da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd),  Gregor Arruda e Rô Moraes, produziram o Clipe do “Rap do Lixo”. A trilha sonora foi composta por Gregor Arruda; as imagens ficaram a cargo Rô Moraes e Gregor Arruda,  com a participação dos Alunos do 7º, 8º e 9º ano: Jorge Jean Figueiredo Mackmillan, Renan Marques dos Santos, Vinicius Machado Machado, Aline Dias Bastos, Lucas Marques da Silva, Juliana da Silva Camacho Pereira, Lidiane Marques Silveira e Marielli Rodrigues Marques, Liniker Marques Branco e Joice Ferreira Branco. O “RAP do Lixo” foi criado para colaborar na conscientização sobre reciclagem do lixo na Ilha dos Marinheiros.

Acesse aqui e confira o Clipe do “Rap do Lixo” no YouTube.

SMEd
Roberton Reis