“2º Festival Paralímpico”: Período de inscrições encerra no próximo domingo, dia 15

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Projeto Paradesporto da  Assessoria de Educação Física, informa que o período de inscrições para o “2º Festival Paralímpico” encerra no próximo domingo, dia 15 de setembro.

Em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promoverá a “2ª edição do Festival Paralímpico”, que acontecerá em 69 cidades do Brasil, no dia 21 de setembro.

A data foi instituída a partir do Decreto de Lei Nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas apenas começou a ser comemorada em 2014. Também no dia 22, comemora-se a fundação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), que completará 30 anos de existência. A entidade é a autoridade máxima do paradesporto e detém o direito de organizar os Jogos Paralímpicos.

O Festival Paralímpico tem por finalidade promover 03 modalidades paralímpicas em cada núcleo, distribuídos em todo o território nacional, de forma lúdica, para um grupo de até 50 crianças com deficiência em cada modalidade, na faixa etária de 10 a 17 anos, de ambos os gêneros, em forma de circuito.

No Rio Grande do Sul, 05 cidades foram escolhidas para sediar o “Festival Paralímpico 2019”: Gravataí, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo. Em Rio Grande, a atividade será realizada no Centro Esportivo da Universidade Federal do Rio Grande, que receberá um grupo de 150 alunos(as), que participarão das seguintes modalidades: Goalball, Atletismo e Bocha.

O Festival Paralímpico na cidade do Rio Grande é organizado pela Secretaria de Município da Educação (SMEd), através do Projeto Paradesporto e da Assessoria de Educação Física, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande, através do Curso de Educação Física e da Pró-Reitoria de Extensão, e Faculdades Anhanguera.

Para maiores informações sobre a realização do “2º Festival Paralímpico”, acesse aqui. Para realizar a inscrição, acesse aqui.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física