SMEd promove Oficina de “Escuta e Diálogo sobre a escola possível frente aos desafios do século XXI” no dia 21

Divulgação

Neste ano de 2019, as Redes de Ensino, atendendo às Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 2, de 22 de Dezembro de 2017, e do Conselho Estadual de Educação Nº 345, de 12 de Dezembro de 2018, estão no movimento de reorganização de seus currículos, alinhando os mesmos às concepções e objetivos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como no Referencial Curricular Gaúcho (RCG).

Neste movimento de revisitação de seus currículos, o Território de Rio Grande, composto pela articulação entre a Rede Municipal, Rede Estadual e a Rede Privada, acredita que é um importante momento de participação de todos(as) aqueles que compõem o cotidiano escolar.

A hora agora é de escuta daqueles que são o sentido do fazer educativo de nossas escolas: os(as) estudantes.  A equipe de Coordenação do Referencial Curricular do Território de Rio Grande considera a escuta dos(as) estudantes no espaço escolar  um caminho importantíssimo para possibilitar que eles(as) manifestem seu protagonismo, exerçam seus direitos, compreendam o mundo ao seu redor, aprendam a conhecer e a conviver com seus pares e descubram e desenvolvam seus potenciais, afinal, “ser protagonista também é assumir a responsabilidade por aquilo que você oferece ao outro. É a construção de uma teia de quereres, saberes, de expressão e de manifestação cultural, na qual cada um que tece o fio, se responsabiliza por fazê-lo de maneira forte, por entrelaçá-lo nos demais e por entender-se parte dele” (Carolina Pasquali, 2017).

 Nesse sentido, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão (NOS), promoverá, na próxima quarta-feira, dia 21 de agosto, nos turnos da manhã, tarde e noite, a Oficina de “Escuta e Diálogo sobre a escola possível frente aos desafios do século XXI”, a qual será voltada para os(as) estudantes das redes municipal, estadual e privada de Rio Grande. 

Para participar da atividade, é necessário realizar a inscrição acessando os links abaixo, no período de 17 a 20 de agosto. As vagas são limitadas. 

Antes de realizar a inscrição, leia as informações abaixo:

  • Cada escola poderá inscrever apenas um(a) estudante em cada uma das etapas/níveis ou modalidades (no máximo um(a) estudante da Educação Infantil, um(a) dos Anos Iniciais, um(a) dos Anos Finais e um(a) da EJA);
  • As vagas abrangem alunos(as) da Rede Municipal, Estadual e Privada;
  • O critério de seleção será por ordem de inscrição;
  • A responsabilidade com o deslocamento dos(as) estudantes ficará a cargo da Escola ou pais/responsáveis.

Clique aqui e confira o cronograma com informações sobre número de vagas, horário, local e endereço para cada etapa/nível e modalidades em que os(as) estudantes podem inscrever-se.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Orientação e Supervisão