Na última terça-feira, dia 14 de maio, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares, que está localizada na comunidade do Barro Vermelho, interior do Povo Novo, recebeu o Projeto “Parceiros do Mar”, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Debora Chrisostomo, Andrea Campos Rangel e Marcos Lima compuseram a equipe do Projeto que esteve na Escola.

Visando aproximar a Universidade da Comunidade Escolar, foi realizada uma palestra sobre a Megafauna Marinha da região para os alunos da Educação Infantil ao 5º ano. “Nesta palestra, falamos um pouco sobre as espécies de tartarugas e mamíferos marinhos comuns na nossa região, as ameaças que esses animais enfrentam e, também, como estudamos e pesquisamos sobre esses animais, que é um pouco do trabalho que desenvolvemos aqui na FURG”, explicou Debora Chrisostomo.

Os alunos puderam tirar dúvidas e manusear o material biológico que o Projeto tem disponível (carapaças de tartaruga, crânios de leões marinhos, golfinhos e tartarugas, além de dentes de golfinhos e barbatanas de baleia), bem como valorizar cada vez mais todos os animais que compõem nosso ambiente. “Sendo nossa escola pertencente ao campo, muitas famílias têm a pesca como modo de subsistência, daí a importância de fazermos esse intercâmbio de conhecimentos”, destacou a diretora da EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares, Vivian Paes.

Ao término da atividade, entregamos à diretora 3 DVDs produzidos pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha, com um conteúdo bastante interessante sobre mamíferos marinhos, além de camisetas às professoras e adesivos para os alunos”, explicaram Andrea Campos Rangel e Marcos Lima.

O Projeto “Parceiros do Mar”

Formado por um grupo com cerca de 20 estudantes e pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha (EcoMega) que, de maneira voluntária, mantém o projeto desde 2012. Atendem as escolas públicas e particulares de Rio Grande, trabalhando com alunos de todas as idades.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares

Comentários encerrados.