A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), realizará, no dia 22 de fevereiro, às 19h, no Auditório do Cidec-Sul/Furg, a atividade que marca a abertura oficial do Ano Letivo 2019: a já tradicional Aula Inaugural, voltada aos gestores, professores e funcionários das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

Neste ano, a Aula Inaugural, que acontecerá na semana em que a cidade do Rio Grande completa 282 anos, contará com a “Conferência de Abertura: A Boniteza de Ser Professor(a)”, ministrada pelo Prof. Moacir Gadotti.

Moacir Gadotti é presidente do Instituto Paulo Freire; licenciado em Pedagogia (1967) e em Filosofia (1971). Fez Mestrado em Filosofia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1973), Doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (Suíça, 1977) e Livre Docência na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1986). Em 1991 prestou concurso para Professor Titular na Universidade de São Paulo. Foi professor de História e Filosofia da Educação em cursos de graduação e pós-graduação em Educação, e Filosofia de diversas instituições, entre elas a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 1988 é professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi assessor técnico da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (1983-1984) e Chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo (1989-1990), na gestão de Paulo Freire.

Suas principais obras  são:

  • Reinventando Paulo Freire no Século 21 – 2008
  • Convocados, Uma Vez Mais: Ruptura, Continuidade e Desafios do Plano de Desenvolvimento da Educação – 2008
  • Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido – 2007
  • Escola Cidadã: uma Aula sobre Autonomia da Escola – 2002
  • História das Ideias Pedagógicas (em espanhol) – 2002
  • Um Legado de Esperança -2001
  • Os Mestres de Rousseau (Cortez, 2004)
  • Perspectivas Atuais da Educação (em espanhol) – 2000
  • Perspectivas Atuais da Educação – 2000
  • Pedagogia da Terra – 2000
  • Autonomia da Escola – 1997
  • Paulo Freire: Uma bibliografia (Cortez, 1996)
  • Pedagogia da Práxis (em inglês) – 1996
  • Pedagogia da Práxis (Cortez, 1995)
  • Histórias das Idéias Pedagógicas (Ática, 1993)
  • Escola Vivida, Escola Projetada – 1992
  • Marx: Transformar o Mundo. (FTD, 1989)
  • Educação e poder. (Cortez, 1988)
  • Pedagogia: Diálogo e Conflito – 1985
  • Educação e compromisso. (Papirus, 1985)
  • Concepção Dialética da Educação: um Estudo Introdutório – 1983
  • Educação e Poder: Introdução à Pedagogia do Conflito – 1980

O credenciamento dos trabalhadores em educação da Rede Municipal, da ativa ou aposentados, ocorrerá das 18h30min às 19h. Após às 19h, a Conferência será aberta ao público em geral.

SMEd
Roberton Reis

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