Crédito: Joanna Vaz

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Fundado em 19 de fevereiro de 1737, Rio Grande completa 282 anos de existência em 2019. Para marcar a data, o Executivo Municipal preparou uma extensa e especial programação de comemoração pelo aniversário da nossa cidade.  No período de 17 a 24 de fevereiro, , será iniciada a Semana de Aniversário, com inúmeras atividades a serem desenvolvidas em diferentes partes do município, e que estarão abertas para apreciação e  participação da comunidade rio-grandina.

O Prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou as qualidades e áreas de destaque do nosso município, além da importância de comemorar esse aniversário para valorizar a cidade e a história de Rio Grande. “Comemorar os 282 anos dessa cidade maravilhosa que é Rio Grande, cidade berço do nosso estado do Rio Grande do Sul, é fazer um resgate da sua história e valorizar a luta e a determinação para a construção dessa cidade que hoje representa um grande polo econômico, logístico, portuário, de muita pujança na educação universitária, através das nossas universidades, dos nossos institutos federais de ensino. Enfim, características que elevam Rio Grande a condição de uma cidade importante para a economia estadual, nacional e principalmente pela valorização do seu povo, um povo acolhedor, receptivo e que vem construindo a história de forma determinada, para chegarmos aos 282 anos de cabeça erguida, superando as adversidades. Estamos construindo um Rio Grande do qual nos orgulhamos e iremos nos orgulhar ainda mais”, declarou.

Para dar início ao calendário de atrações, no próximo domingo (17), ocorre a 39ª edição da Travessia a nado Rio Grande – São José do Norte, ação promovida pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) e pela Associação dos Corredores de Rua de Rio Grande (ACORRG). A largada será no Pier de São José do Norte, com chegada no Clube de Regatas Rio Grande. A primeira-dama Eunice Lindenmeyer, destacou a importância dessa atividade para o inicio da Semana de Aniversário. “É um evento bastante conhecido, que traz, inclusive, participantes de outros estados. É importante que a semana comece dessa forma pela questão de ligação direta que temos com o mar e com as águas”, destacou. Ainda no domingo, ocorrem atividades de recreação e lazer na praia da Capilha. Voltada para as crianças, a ação irá contar com brinquedos infláveis e outras atrações organizadas pela SMTEL, Subprefeitura do Taim e SESC, tudo isso na beira da praia.

Para o dia 19, data do aniversário do Município, estão agendadas diversas ações, iniciando com a Sessão Solene na Camara Municipal, que ocorre a partir das 14h. Também a tarde, ocorre o já tradicional evento religioso “Te Deum”, que acontece na Catedral de São Pedro. A parte da noite será marcada pela solenidade de entrega das condecorações aos homenageados da Ordem de Silva Paes, atividade que será realizada na Praça Xavier Ferreira. Ainda no dia 19, a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini estará com horário de funcionamento diferenciado, das 08h as 19h, para que a população rio-grandina possa apreciar a exposição “Entre Fios: tendências do século XIX e XX”.

Na programação, além de atividades preparadas de maneira especial , também farão parte do calendário ações que já são desenvolvidas de maneira contínua pelas secretarias de município. O Verão Cultural, promovido pela SeCult, também estará presente na semana comemorações, com a oferta de oficinas e atrações musicais para a comunidade.

Segundo a primeira-dama, todas as atividades propostas para a semana de aniversário foram pensadas para a participação da comunidade. “São eventos que são abertos a comunidade, todos os shows e atividades. A intenção é que a comunidade rio-grandina possa prestigiar e comemorar o aniversário dessa cidade que é tão importante e querida por todos nós”, comentou Eunice.

A Chefe de Gabinete Adjunta do Prefeito, Daniela Rodrigues, faz questão de destacar a participação dos apoiadores, sempre parceiros da prefeitura incluindo suas atividades na programação de aniversário. “A Universidade Federal do Rio Grande – FURG, o Sesc, a Marinha do Brasil e a ACORRG, mais uma vez complementam a programação com diversas atividades para a comunidade do Rio Grande, desde apresentações culturais à ações sociais para a população. Estamos sempre engajados para elaborar atividades que cheguem até o cidadão, oferecendo serviços, atividades culturais e comemorativas”, finalizou. A programação completa está disponível em anexo.

Comentários encerrados.