Projeto de Incentivo à Leitura entregou acervo literário a Escolas e Bibliotecas Públicas de Rio Grande

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o projeto “Sacola Literária”, que é realizado pela empresa do segmento cultural VR Projetos, através da Lei Rouanet de incentivo à cultura, entregou a 9 escolas e 3 Bibliotecas Públicas de Rio Grande um acervo de 200 títulos variados para adultos, jovens e crianças, a cada umas das instituições. Esta doação para a cidade do Rio Grande tem o patrocínio da Refinaria de Petróleo Riograndense, e conta com o apoio da Secretaria de Município da Educação (SMEd).

Foram beneficiadas 6 escolas municipais (EMEF Ramiz Galvão, EMEF Navegantes, EMEF Viriato Corrêa, EMEF Admar Corrêa, EMEF Porto Seguro e EMEF Zelly Esmeraldo), 3 estaduais (EEEF Ernesto Pedroso, EEEM José da Silva Paes e EEEF Alcides Barcelos), além da Biblioteca Pública Infantil Monteiro Lobato, Biblioteca Pública Municipal Amaury dos Santos e Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo.

O objetivo principal é promover o hábito da leitura em todas as idades; assim, o acervo foi pensado para agradar os fãs da literatura e conquistar quem ainda não é um leitor”, explica Renato Paixão, da VR, que presta consultoria na área de projetos culturais para empresas de todo Brasil, na utilização dos recursos do imposto de renda junto às leis federais de incentivo. “O acervo conta com temas modernos e clássicos, inclusive com literatura em braile para leitores com deficiência visual e obras de introdução aos clássicos da literatura para beneficiar alunos da EJA”, completa.

Além da entrega dos acervos, também será realizada uma oficina sobre literatura e a arte de contar histórias, para professores e bibliotecários participantes do projeto, no dia 06 de junho, das 13h30min às 16h45min, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, a qual será ministrada pela escritora Marô Barbieri, que possui mais de 20 livros publicados sobre literatura infantil.

Já no dia 07 de junho, em parceria com o Partage Shopping Rio Grande, será realizado um dia voltado à literatura e ao incentivo à leitura, quando convidados especiais farão 4 sessões de contação de histórias no espaço Livraria Vazia, localizado no interior do Shopping. E entre os dias 08 e 17 de junho, todas as escolas beneficiadas com o projeto receberão a visita da contadora de histórias Cátia Lindelmann, que encantará as crianças, utilizando livros do acervo infantil do projeto Sacola Literária e sua técnica de dramatização com fantoches.

SMEd
Roberton Reis