Arquivo da categoria: 280 anos de Rio Grande

Inscrições para o 8º COMED irão até a próxima sexta-feira, dia 13

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Superintendência de Gestão Pedagógica, informa que as inscrições para o 8º Congresso Municipal de Educação (8º COMED) – “Escola ComVida: Entrelaçando Saberes na Construção do Currículo”, que acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, no Cidec-Sul, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), irão até a próxima sexta-feira, dia 13 de julho.

 

Para ter acesso a maiores informações sobre o 8º COMED ou para conhecer o seu Cronograma, acesse aqui.

Veja o número de Delegados por Escola.

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as)Trabalhadores(as) em Educação

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as) Pais e Responsáveis

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as) Outros(as) Participantes

Clique AQUI para fazer a inscrição dos(as) delegados(as) Estudantes

SMEd

ENCONTRO DE GESTORES DEBATE EDUCAÇÃO PÚBLICA EM RIO GRANDE

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Mais de 30 municípios do estado estiveram representados, através dos seus secretários municipais e equipes técnicas da área educacional no Ciclo de Seminários 2017. O evento ocorreu na manhã e tarde desta segunda-feira (11), em edição inédita em Rio Grande, e soma-se à programação dos 280 anos do município. Realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime-RS) em parceria com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o painel proporcionou um espaço democrático para troca de experiências entre os gestores e debates acerca de temas relacionados à educação pública, como financiamento da educação e impactos na execução do PME, busca ativa escolar, Base Nacional Comum Curricular, programas e políticas educacionais.

 

De acordo com o secretário de município da Educação do município do Rio Grande, André Lemes, este é o quarto encontro de gestores realizado no interior do estado. Segundo ele, a opção pela descentralização dos debates deve-se à crise financeira vivenciada pelos municípios e tem por objetivo facilitar o diálogo e incentivar a construção coletiva. A interiorização, destaca o gestor, encerra amanhã (12) com o quinto e último encontro do ano realizado no município de Frederico Westphalen, região noroeste do estado.

Presidente, pelo segundo ano consecutivo da Undime-RS, Lemes reforçou o papel da associação aos presentes “A Undime tem uma função muito importante na construção das políticas educacionais. É o espaço de representatividade dos secretários municipais de educação do Rio Grande do Sul e protagonista no processo de formação dos responsáveis pela gestão da educação pública dos nossos municípios”, disse.

“Temos travado um debate muito firme, em todas as áreas de atuação da educação dos nossos municípios, na defesa de uma educação pública, de qualidade e com compromisso social. Não tenho dúvidas de que sairemos daqui sabendo quais as tarefas nos esperam a partir de 2018, dos grandes desafios que teremos pela frente”, concluiu.

Participaram do encontro, representando a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o prefeito do Rio Grande Alexandre Lindenmeyer, a presidente da Comissão dos 280 anos do município, Eunice Lindenmeyer, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande, Cleuza Dias, o Promotor Regional de Educação, Paulo Charqueiro, o Promotor da Infância, Rudimar Soares, a vereadora Andreia Westphal, representando a Câmara Municipal do Rio Grande e a Coordenadora da União dos Conselheiros Municipais, Maria Aparecida Reyer.

EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA MARIA LUCIA LUZZARDI ESTÁ DISPONÍVEL NO PRAÇA SHOPPING

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Em alusão aos 280 anos da cidade do Rio Grande, a Escola Municipal de Ensino Especial Maria Lucia Luzzardi inaugurou a Exposição de trabalhos “Releituras da obra K-olho da artista rio-grandina Luciane Goldberg”, no Praça Cultural, no Praça Rio Grande Shopping. Os trabalhos em tela foram realizados pelos alunos e alunos da escola e estarão disponíveis à visitação até o dia 7 de dezembro.

Com informações da E.M.E.E Maria Lucia Luzzardi

SMEd lançou a Revista Digital “Escritas pelo Rio Grande – Uma cidade para se amar” no dia 22

Na tarde do dia 22 de novembro, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) realizou, no Anfiteatro do IFRS, a Cerimônia de Lançamento da Revista DigitalEscritas pelo Rio Grande – Uma cidade para se amar”, bem como o “Sarau Literário” relativo aos “280 anos de fundação da cidade do Rio Grande”.

A “Revista Digital” é fruto das ações promovidas nas escolas da rede pública municipal de ensino pelo Projeto “Escritas pelo Rio Grande – Uma cidade para se amar”, desenvolvido ao longo deste ano pelos Núcleos Pedagógico da SMEd: Anos Finais, Anos Iniciais, Educação Ambiental e Patrimonial, Bibliotecas, Tecnologia Municipal e Educação de Jovens e Adultos.

O Projeto da SMEd, que envolveu 24 escolas municipais e 1.265 participantes, objetivou oportunizar atividades com vistas a despertar o prazer da leitura, aguçando o potencial cognitivo e criativo dos estudantes, possibilitando, assim, o acesso aos diversos tipos de textos, buscando efetivá-los enquanto processo de leitura e de escrita. Além disso, o Projeto também buscou o enriquecimento de conhecimentos sobre nosso Município, fazendo alusão aos “280 anos de fundação da cidade do Rio Grande”.

Dentre as ações desenvolvidas pelo Projeto, podemos destacar: as formações realizadas nas escolas, pelas assessorias envolvidas, com palestras, exposição de vídeos, rodas de conversa, curiosidades sobre o Patrimônio Material e Imaterial do Município, bem como os  seus pontos turísticos, abordando, também, tanto os aspectos históricos quanto geográficos de Rio Grande. Também foram realizadas Oficinas sobre Gêneros Textuais, envolvendo prosa, verso, folder, convite, acróstico, crônica e reportagem.

Os textos, em prosa e verso, produzidos pelos alunos participantes do Projeto, estão incluídos na coletânea da publicação digital, a qual pode ser acessada no site da SMEd. Alguns desses textos foram apresentados no “Sarau Literário dos 280 anos de fundação da cidade do Rio Grande”, momento de grande emoção para todos os presentes à Cerimônia.

SMEd
Roberton Reis

EMEE Maria Lucia Luzzardi inaugura Exposição “Releituras da obra K-olho” no Praça Rio Grande Shopping, nesta quarta-feira, 29

Divulgação

Em alusão aos “280 de fundação da cidade do Rio Grande”, a Escola Municipal de Ensino Especial Maria Lucia Luzzardi realizará a Exposição de Trabalhos “Releituras da obra K-olho”, da artista rio-grandina Luciane Goldberg. Os trabalhos em tela foram realizados pelos alunos e alunos da Escola e estarão disponíveis à visitação do dia 29 de novembro ao dia 7 de dezembro, no Praça Rio Grande Shopping.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEE Maria Lucia Luzzardi

Delegação Rio-grandina destacou-se nas “Paralimpíadas Escolares 2017”

No dia 20 de novembro,, a delegação de alunos/atletas paralímpicos da cidade do Rio Grande embarcou para a cidade de São Paulo, a fim de participar da edição 2017 das Paralimpíadas Escolares, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, que aconteceu de 21 a 24 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico.

Ao todo, foram dez as modalidades em disputa (atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas), e todas elas tiveram provas realizadas no CT Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.

A delegação da cidade do Rio Grande foi composta pelo time de Goalball da Escola José Alvares de Azevedo, (Ayslan Fernandes, Rhuan Duarte,  Daniel Peil, Ezequiel Gonçalves e Adrian Borges da Silva); pelos atletas Gabrielli Amaral, da Escola José Alvares de Azevedo, e Matheus Vasconcelos, da Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmem Regina Baldino, que competiram no Atletismo; e pelo aluno Guilherme Lemos, da EMEF Clemente Pinto, que jogou o futebol de 7. Também fizeram parte da equipe, o professor Felipe Motta, a professora Carine Fernandes e o estudante de Educação Física, Frederico Neves.

De acordo com o professor Felipe Motta, os alunos/atletas receberam apoio do Rotary Rio Grande, Rotary Cassino, Rotary Litoral, Ótica Estima e Refinaria  de Petróleo Riograndense.

E os resultados foram muito positivos: no dia 22, na prova dos 100m rasos, Matheus Vasconcelos obteve a medalha de prata na classe T35, categoria A; já no arremesso de peso, Gabrielli Amaral conquistou bronze na classe F11, categoria B. No dia 23, na prova de lançamento da Pelota, Matheus Vasconcelos conquistou a medalha de ouro na classe T36 categoria A; e nos 400 metros rasos, Gabrielli Amaral conquistou bronze na classe T11, categoria B. No dia de encerramento da Paralimpíada Escolar 2017, 24 de novembro, Matheus também participou da prova de 200m rasos.

O Goalball conquistou um feito inédito: sua primeira vitória em 4 participações nas Paralimpíadas Escolares, vencendo por  12  a 8 a equipe do Pará. Com essa vitória,  a equipe composta por alunos rio-grandinos disputou o 5° lugar com a equipe do Mato Grosso.

O êxito da dupla e de toda a delegação rio-grandina é resultado do trabalho incansável do professor Felipe Motta, desenvolvido com objetivo de oportunizar a prática esportiva aos alunos com deficiência, tanto na Escola José Alvares de Azevedo, quanto no Projeto Paradesporto, proposto pela Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd).

A Assessora da Educação Física da SMEd, Leontine Santos, destaca que “esses alunos estão escrevendo sua história, neste ano em que o município do Rio Grande completa 280 anos de fundação, no que se refere a representação da Cidade nesta tão importante competição escolar para crianças e adolescentes com deficiência”.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física

“IV Feira de Ciências” e “V Mostra de Trabalhos” da EMEF Alcides Maia aconteceu no dia 23

Na última quinta-feira, dia 23 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcides Maia, que está localizada no Capão Seco, realizou duas importantes atividades: a “IV Feira de Ciências” e a “V Mostra de Trabalhos”. De acordo com a direção da Escola, a Mostra apresentou trabalhos que abordam a “Consciência Negra” e que homenageiam os “280 anos de fundação de Rio Grande”, incluindo pesquisas sobre a economia do Município, o contexto histórico, pontos turísticos, símbolos e receitas que têm como.principal ingrediente o peixe.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Alcides Maia

EMEF Alcides Maia realizará “V Feira de Ciências” e “V Mostra de Trabalhos” no dia 23

Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcides Maia, que está localizada no Capão Seco, realizará, no dia 23 de novembro, a partir das 9h, a “V Feira de Ciências” e a “V Mostra de Trabalhos”. De acordo com a direção da Escola, a Mostra apresentará trabalhos que homenageiam os “280 anos de fundação de Rio Grande”. Confira a programação completa da das atividades da EMEF Alcides Maia.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Alcides Maia

Abertura da Exposição “Rio Grande 280 anos: A Gente Vive uma Grande História” encanta os visitantes

O Executivo Municipal, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), realizou, no dia 1º de outubro, na Sala Multiuso, no prédio da Prefeitura Municipal, a Abertura da Exposição “Rio Grande – 280 anos”, com o tema “A Gente Vive uma Grande História”

A Exposição faz parte do projeto “Rio Grande 280 anos: A Gente Vive uma Grande História”, que consistiu em incentivar os Arte-Educadores e professores de Educação Física da rede pública municipal de ensino, desde o início do ano letivo, a trabalharem a temática dentro na sala de aula.

O Projeto, junto aos Arte-Educadores, teve como objetivo fomentar nos estudantes o sentimento de pertencimento, identidade e preservação do patrimônio artístico  e cultural local, entendendo que a escola é um espaço dialógico, aberto à discussão e reflexão da realidade.

Dentro desse contexto, despertar o olhar sobre a cidade e perceber a história das pessoas que a construíram e a constroem, foi o caminho utilizado para que os alunos desenvolvessem criações expressivas, revelando uma concepção estética e poética”, destacou a assessora de Artes da SMEd, Suzane Barros.

Já o Projeto junto aos professores de Educação Física teve como objetivo motivar nos estudantes o sentimento de resgate das memórias esportivas da comunidade rio-grandina, vivenciadas nestes 280 anos de história. Este resgate foi realizado através de uma proposta de trabalho voltado à valorização dos movimentos esportivos ocorridos durante este período, motivando os educandos a buscar o entendimento de que cada indivíduo faz parte deste processo como ser ativo, como sujeito desta grande história.

Conhecer a história da cidade e seu processo constitutivo é possibilitar que estudantes sejam sujeitos ativos desse processo. Portanto, no ano que se comemora os 280 anos da Cidade, apresentamos sua história e seu patrimônio material e imaterial por meio do olhar de alunos e alunas da rede municipal”, afirmou Suzane.

Segundo a assessora de Educação Física da SMEd, Leontine Santos, “os professores de Educação Física deram um primeiro passo na direção de resgatar as memórias esportivas da cidade, apresentando a história dos grandes clubes locais, Sport Club Rio Grande e Sport Clube São Paulo, além do Grêmio Esportivo Vila Verde, do bairro Santa Tereza. Acredito que nas próximas edições, com certeza teremos um movimento ainda maior, uma vez que ainda temos muito o que resgatar sobre a história do Esporte na cidade do Rio Grande”.

Para Suzane Barros, ”a diversidade de técnicas apresentadas nos trabalhos expostos pelos alunos demonstra a qualidade e o comprometimento das ações realizadas pelos professores de Artes da rede. Esta primeira edição superou as expectativas, pois além de desenhos, colagens, fotografias, gravuras, maquetes e esculturas, os alunos produziram vídeos que retratam a memória da Cidade e seu patrimônio, sendo um rico trabalho de resgate histórico”.

 

SMEd
Roberton Reis