Arquivo para o ‘Superintendência de Gestão Pedagógica’ Categoria

Divulgação

Na semana em que a cidade do Rio Grande completa 282 anos de sua fundação, a Secretaria de Município da Educação (SMEd) promove a “Aula Inaugural da Rede Pública Municipal de Ensino/2019”, a qual contará com a “Conferência de Abertura: A boniteza de ser professor(a)”, ministrada pelo Prof. Moacir Gadotti, que é um dos maiores ícones da educação brasileira e intelectual ligado ao pensamento freireano.

O evento, que é gratuito e voltado para os gestores, professores e funcionários da Rede Pública Municipal de Ensino e marca a abertura oficial do Ano Letivo de 2019, acontecerá na próxima sexta-feira, dia 22 de fevereiro, às 19h, no Auditório do Cidec-Sul/Furg. A atividade também é aberta ao público em geral.

Sobre o palestrante:

Moacir Gadotti possui graduação em Pedagogia (1967) e Filosofia (1971) pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira; mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (1977). É doutor honoris causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000), professor titular aposentado da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Paulo Freire.

Tem vasta experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Paulo Freire, filosofia da educação, educação de jovens e adultos e educação para a sustentabilidade. Possui numerosos livros publicados no Brasil e no exterior, entre os quais destacam-se: Pedagogia da Terra (2001), Educar para a sustentabilidade (2008), Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido(2002), Os mestres de Rousseau (2004), Paulo Freire: uma biobibliografia (1996), Pedagogia da Práxis (1995), História da Ideias Pedagógicas (1993), Escola Cidadã (1992), Pensamento pedagógico brasileiro (1987), Concepção dialética da educação (1983) e A Educação contra a educação (1981).

O credenciamento dos trabalhadores em educação da Rede Municipal, da ativa ou aposentados, ocorrerá das 18h30min às 19h. Após às 19h, a Conferência será aberta ao público em geral.

SMEd
Roberton Reis

O Núcleo de Matrículas da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que o período de atendimento para o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) iniciou nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro.

O horário de atendimento ao público é das 8h às 13h30min, no Salão do Sobrado dos Azulejos. Serão distribuídas 70 fichas por dia. O Núcleo de Matrículas ressalta que às quartas-feiras o expediente é interno, não havendo atendimento ao público.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Matrículas

No final da tarde deste sábado, dia 16 de fevereiro, será realizada no Balneário Cassino, uma Rústica, com largada na Estação Verão Sesc, localizada na Av. Atlântica, próximo à rua Arroio Grande, que valerá como a 2ª etapa do Circuito Rio-grandino de Corridas de 2019.

Dentre os diversos atletas que participarão da Rústica, nas categorias “Infantil” e “Adulta”, está Ágatha Cunha, aluna do 7º Ano da EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins e Multiplicadora do “Projeto Gentileza”, que é coordenado pela Prof.ª Jacqueline Russo e desenvolvido desde 2015 na Escola. Ágatha faz parte da Equipe de Atletismo da EMEF Wanda Rocha, que é coordenado pela professora Juliana Lemos.

Confira o recado da Multiplicadora do Projeto Gentileza, Ágatha Cunha, que estará arrecadando doações de ração durante a corrida, clicando  aqui.

Esta é uma importante ação que une dois dos Projetos da EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins“, enfatizou Jacqueline Russo.

 

SMEd
Roberton Reis

 

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) divulga as informações referentes ao Processo Seletivo da Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” (EBAHL) e às Matrículas para o ano letivo de 2019.

As datas e critérios para que os interessados maiores de idade e/ou pais ou responsáveis efetuem a inscrição de seus(suas) filhos(as) ou dependentes para acesso às vagas disponíveis na Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” estão disponíveis nos Anexos I, II, III e IV.

As inscrições para o Processo Seletivo dos alunos deverão ser realizadas, exclusivamente na secretaria da Escola, situada na Rua Jockey Club nº 194, apresentando Certidão de Nascimento e/ou Carteira de Identidade do candidato à vaga no ato da inscrição, conforme orientações especificadas na Área de interesse: Artes Plásticas (Anexo I), Ballet (Anexo II), Música (Anexo III) e Teatro (Anexo IV). O não comparecimento nos testes, no horário agendado, exclui o candidato do Processo Seletivo.

As matrículas dos candidatos selecionados serão realizadas exclusivamente pelos responsáveis nas datas mencionadas nos Anexos, sendo de responsabilidade dos mesmos verificarem a divulgação dos resultados. Documentos necessários para matrículas: CÓPIA da carteira de identidade ou Certidão de Nascimento e 1 foto 3×4 recente. Sem a referida documentação não será efetivada a matrícula.

Não será permitida a troca do turno. Os candidatos selecionados não poderão alterar o TURNO na matrícula e/ou durante o ano letivo, para o qual concorreu a vaga.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EBAHL

A secretária de Município da Educação de Rio Grande, Vanessa Pintanel Dantas da Silva, realizará, na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, às 9h, no Auditório da EMEF Cipriano Porto Alegre,  reunião com os gestores das escolas da rede pública municipal de ensino.

 

SMEd
Roberton Reis

O Núcleo de Matrículas da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, encerra o 1º período de atendimento para a Educação Infantil (Berçário, Maternal I, Maternal II, Nível I e Nível II).

O horário de atendimento ao público é das 8h às 13h30min, no Salão do Sobrado dos Azulejos. Serão distribuídas 70 fichas por dia. O Núcleo de Matrículas ressalta que às quartas-feiras o expediente é interno, não havendo atendimento ao público.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Matrículas

Na manhã desta quinta-feira, dia 14 de fevereiro, os(as) Monitores(as) e Motoristas do Transporte Escolar da Rede Municipal, dentro das ações da Semana de Formação, promovida pela Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), participaram, no Auditório da EMEF Cipriano Porto Alegre, da Palestra ministrada pelo coordenador do Controle Interno do Município, Cristian Jacques Felix.

 

SMEd
Roberton Reis