Arquivo da categoria: Superintendência de Gestão Pedagógica

Live da SMEd desta semana irá falar sobre “Os desafios do Ensino Fundamental”

Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 03 de julho, a Live da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) “Vamos falar sobre Educação?” irá dialogar sobre Os desafios do Ensino Fundamental”.

Nossos(as) convidados(as) desta semana serão quatro gestores(as) da rede pública municipal de ensino: Andréa Escovar (EMEF Helena Small), Ângelo Rodrigues (EMEF Mate Amargo), Maria Cristina Canary (EMEF São João Batista) e Marilice Lopes (EMEF Apolinário Porto Alegre).

A transmissão ao vivo ocorrerá nesta sexta-feira, dia 03 de julho, às 18h, na página oficial da SMEd no Facebook e no canal oficial da SMEd no YouTube.

Página da SMEd no Facebook:

https://www.facebook.com/smedrg/

Canal da SMEd no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCLwEjdyvGdTI9SkMUBM0R3g

Não perca! Compartilhe, participe! Seguimos #JuntosContraaCOVID19
SMEd Rio Grande – Escola ComVida!

Nota de Falecimento

É com imenso pesar que a Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd) comunica o falecimento da professora Cristina Weyer das Neves, a qual atuava na EMEF Maria da Graça Reyes. Professora Cristina era servidora pública do município do Rio Grande desde 22/08/2007. Lamentamos profundamente e manifestamos todo o nosso apoio e solidariedade aos familiares e a toda comunidade escolar da EMEF Maria da Graça Reyes.

Secretaria de Município da Educação

 

“4º Dança Estudantes – Edição Digital”: Divulgados os resultados finais

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da EMIE Ney Amado Costa, em ação conjunta com o Projeto Rio Grande em Ação, e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através da Diretoria de Arte e Cultura/DAC, na última quarta-feira, dia 1º de julho, divulgou os resultados finais dos solos vencedores da 4ª edição do Festival “Dança Estudantes”, bem como as respectivas premiações.

Com o patrocínio  da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), o Festival “Dança Estudantes”, que neste ano aconteceu no formato digital, considerando as orientações de distanciamento social devido à COVID-19, promoveu o intercâmbio entre as produções artísticas realizadas pelos(as) alunos(as) de Escolas de Educação Básica, professores(as), coreógrafos(as), praticantes e amantes da Dança, que tem o interesse em apresentar suas composições coreográficas.

Com o tema “Mesmo longe, podemos ficar perto”, o Festival “Dança Estudantes” proporcionou a cada participante a oportunidade de usar sua criatividade, dentro de sua casa, para apresentar a sua coreografia. “Ao todo, foram 45 coreografias/solo inscritas, sendo que 03 coreografias participaram apenas como Mostra Artística e 42 como Festival Competitivo. Diversas escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Grande participaram do Festival”, Denise Prado Costa, coordenadora do Festival “Dança Estudantes”.

Os(as) jurados(as), profissionais escolhidos(as) pela sua trajetória, estudo e experiência no cenário da dança, são:

  • Leila Cristiane Finoqueto: Professora do Curso de Educação Física da FURG, Coordenadora do Festival de Artes Corporais do Rio Grande e Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Danças (desde 2009) e Pesquisadora do GEPEFDan – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Danças (desde 2019).
  • Rodrigo Lemos Soares: Professor de Educação Física, Pesquisador dos grupos Paisagens Híbridas, da Universidade Federal Fluminense (UFF/ RJ) e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/ RS). Desenvolve estudos na áreas de corporeidades em relação às danças e relações humanas.
  • Lucas Goulart: Professor de Educação Física, Pós-graduação em Educação Física Escolar, Coreógrafo, Instrutor de Danças Urbanas e Ritmos, Pesquisador e praticante de Danças Urbanas, desde 2003.

De acordo com Denise Prado Costa, todos(as) os(as) participantes receberam a sua premiação digital. Confira aqui a listagem com as premiações do “4º Dança Estudantes – Edição Digital”:

Gostaríamos de informar que as premiações físicas serão entregues no endereço, data e horário combinado pela comissão organizadora e o participante. Os comentários dos(as) jurados(as) também serão enviados, por email,  para todos(as) os(as) participantes”, finalizou Denise.

SMEd
Roberton Reis

Projeto Paradesporto da SMEd em ritmo de Festa Junina

Na última semana do mês de junho, os(as) professores(as) do “Projeto Paradesporto”, da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), Felipe de Oliveira Motta, Rosaura Martins Caurio e Frederico Neves, realizaram atividades alusivas às “Festas Juninas” durante as videoaulas.

É importante destacar que as ações do Projeto Paradesporto acompanham as orientações que a Secretaria da Educação enviou às escolas da Rede Municipal, no sentido de manter a interação com os(as) estudantes, respeitando o distanciamento social imposto por conta da pandemia da Covid-19.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Projeto Paradesporto

SMEd promove Videoconferências de Formação sobre o Censo Escolar 2020 com as Escolas da Rede Municipal e Escolas Privadas de Educação Infantil

A Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), através da Gerência de Recursos Humanos, promoverá, na próxima quarta-feira, 1º de julho, videoconferências de formação sobre o Censo Escolar 2020 com os(as) secretários(as) das escolas da rede pública municipal de ensino ou com os(as) responsáveis pelo preenchimento do mesmo, além dos(as) gestores(as) das escolas privadas de Educação Infantil.

As videoconferências, que serão realizadas através da plataforma Zoom e contarão com a participação de Gilmar Harter Griep, Agente Administrativo da 18ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), serão divididas em três grupos:

Grupo 01 – Escolas Urbanas de Ensino Fundamental, Escolas de Educação Especial e Escolas de Educação Complementar: das 08h às 10h.

Grupo 02 – Escolas do Campo de Ensino Fundamental e Escolas de Educação Infantil: das 10h às 12h. 

Grupo 03 – Escolas Privadas de Educação Infantil, das 14h às 16h.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Gerência de Recursos Humanos

“4º Dança Estudantes – Edição Digital”: Votação Popular vai até dia 29 de junho

Divulgação

Na última segunda-feira, dia 22 junho, encerrou o período de inscrição para a 4ª edição do Festival “Dança Estudantes”, evento promovido pela Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da EMIE Ney Amado Costa, em ação conjunta com o Projeto Rio Grande em Ação, e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através da Diretoria de Arte e Cultura/DAC.

Neste ano, o Festival “Dança Estudantes” está acontecendo no formato digital, considerando as orientações de distanciamento social devido à COVID-19, promovendo o intercâmbio entre as produções artísticas realizadas pelos(as) alunos(as) de Escolas de Educação Básica, professores(as), coreógrafos(as), praticantes e amantes da Dança, que têm o interesse em apresentar suas composições coreográficas.

Todas as coreografias classificadas em 1º, 2º e 3º lugares receberão Premiação Digital. As coreografias serão avaliadas por uma comissão julgadora especial que não levará em conta técnicas perfeccionistas e, sim, os trabalhos de melhor execução e originalidade, respeitando as potencialidades dos(as) participantes

Muito nos alegra que tantas crianças, jovens, adultos e idosos estejam participando do 4º ‘Dança Estudantes’ – Edição Digital ‘Mesmo longe, podemos ficar perto’. Ao todo, foram 45 coreografias/solo inscritas, sendo que 03 coreografias participam apenas como Mostra Artística e 42 como Festival Competitivo. Diversas escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Grande estão participando”, explicou Denise Prado Costa, coordenadora do Festival “Dança Estudantes”.

O período de votação popular vai até dia 29 de junho. Todos os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube Projeto “Rio Grande em Ação”. Os vídeos mais curtidos vão ganhar premiações especiais. Acesse os vídeos participantes da 4ª edição do Festival “Dança Estudantes” através do link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLDoWf3ZEiHne7-TbFUPvBBE6jvU5172vx

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Projeto “Rio Grande em Ação”

SMEd promove Formação por Videoconferência com Orientadores(as) Educacionais da Rede Municipal no dia 25

Na próxima quinta-feira, dia 25 de junho, a Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão, promoverá a segunda reunião por videoconferência com os(as) Orientadores(as) Educacionais que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino.

As videoconferências acontecerão em dois horários: 

  • às 9h, para  os(as) Orientadores(as) Educacionais das escolas dos Polos 1, 2, 3 e 4;
  • às 14h, para os(as) Orientadores(as) Educacionais das escolas dos Polos 5, 6, 7 e 8.

No dia 30 de junho, seguindo o mesmo cronograma acima, a reunião será com os(as) Profissionais de Referência do Programa Busca Ativa Escolar, para aquelas escolas que não possuem Orientadores(as) Escolares.

As videoconferências acontecerão através da plataforma Zoom e o link para acesso às reuniões será enviado através do grupo de WhatsApp dos(as) Orientadores(as) Educacionais.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informaçõe do Núcleo de Orientação e Supervisão

“4º Dança Estudantes – Edição Digital”: Período de Inscrições encerra no dia 22 de junho

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da EMIE Ney Amado Costa, em ação conjunta com o Projeto Rio Grande em Ação, e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através da Diretoria de Arte e Cultura/DAC, promove a 4ª edição do Festival “Dança Estudantes”.

O período de inscrições para o “Dança Estudantes”, que neste ano acontecerá no formato digital, considerando as orientações de distanciamento social devido à COVID-19, encerra na próxima segunda-feira, dia 22 de junho de 2020.

O Festival “Dança Estudantes” promoverá o intercâmbio entre as produções artísticas realizadas pelos(as) alunos(as) de Escolas de Educação Básica, professores(as), coreógrafos(as), praticantes e amantes da Dança, que tiverem o interesse em apresentar suas composições coreográficas.

O momento é de distanciamento social, mas vamos, juntos, cada um na sua casa, movimentar o corpo, a alma e a mente. Vamos nos unir pelo amor à Dança, nos reconectar com quem somos e com nossos sonhos”, destacou Denise Prado Costa, coordenadora do Festival “Dança Estudantes”.

Todas as coreografias classificadas em 1º, 2º e 3º lugares receberão Premiação Digital. As coreografias serão avaliadas por uma comissão julgadora especial que não levará em conta técnicas perfeccionistas e, sim, os trabalhos de melhor execução e originalidade, respeitando as potencialidades dos(as) participantes

As inscrições das composições coreográficas/solos serão gratuitas. Para realizar a inscrição e obter maiores informações sobre a edição digital do “Dança Estudantes”, acesse o site: http://www.dancaestudantes.com.br/index.html

 

SMEd
Roberton Reis

SMEd promove “I Jornada Formativa da EJA”

Divulgaçào

Na próxima terça-feira, dia 23 de junho, às 17h, a Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos, promoverá o “Papo ao Vivo: EJA EM TEMPOS DE PANDEMIA”, que será transmitido através da página oficial da SMEd no Facebook e do canal oficial da SMEd no YouTube.

Essa ação compõe a “I Jornada Formativa da EJA” e contará com a presença da Prof.ª Fernanda Paulo (UNOESC, Fórum EJA – RS), do Prof. Gabriel Bandeira (NEEJA – Paulo Freire – Porto Alegre), e do Prof. Fábio Alexandre Dziekaniak (gerente Pedagógico da SMEd – Rio Grande).

SMEd
Rio Grande
Com informações do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos

SMEd reuniu-se com representantes do Conselho Tutelar de Rio Grande

Divulgação

Na manhã da última segunda-feira, dia 15 de junho, o secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes, juntamente com o superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Felipe Alonso, e o gerente Pedagógico da SMEd, Fabio Dziekaniak, reuniu-se com os representantes das quatro regiões do Conselho Tutelar de Rio Grande para dialogar sobre os questionamentos que o referido conselho têm recebido da comunidade rio-grandina quanto à retomada das atividades escolares, bem como a apreensão das famílias em levar seus filhos para a escola no momento de aumento dos casos de Covid-19 no Município.

Na ocasião, o secretário André esclareceu que ainda não há previsão para a retomada do Calendário Letivo 2020 e que, quando for possível o retorno presencial, as escolas o farão respeitando todos os protocolos sanitários estipulados pela Secretaria de Município da Saúde (SMS). André ainda aproveitou para solicitar que os Conselheiros Tutelares transmitam para a comunidade a preocupação de toda a Rede Municipal quanto aos cuidados para a retomada das aulas.

Também foram abordadas estratégias de aproximação entre o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a SMEd, objetivando a construção de protocolos comuns que subsidiem os Conselheiros quanto à emissão da  Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (FICAI) on-line, quando houver o retorno das aulas, para os casos de estudantes que estiverem infrequentes, sabendo que será necessário exercitar o bom senso para com as famílias que tiverem estudantes com comorbidades e que estiverem no grupo de risco. Para esses casos, a SMEd, juntamente com os(as) diretores(as) das escolas, está construindo estratégias de atendimento remoto aos estudantes que não puderem retornar presencialmente, para que todos tenham igualdade no acesso aos materiais didáticos disponibilizados pelos professores.

SMEd
Roberton Reis