Arquivo da categoria: Superintendência de Gestão da Educação

NAE/SMEd realizou análise dos produtos que serão oferecidos na Alimentação Escolar em 2020

No dia 22 de novembro, foi realizada a análise sensorial de amostras pertencentes ao registro de preços que será utilizado no ano de 2020. Participaram da análise, além das integrantes do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), as conselheiras Sônia Andrade e Elis Telexa, representando o Conselho de Alimentação Escolar (CAE). De acordo com a coordenação do NAE/SMEd, “a análise avalia a qualidade e a padronização dos produtos oferecidos na Alimentação Escolar”.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

Escolas da Rede Municipal têm até o dia 10 de dezembro para enviar o Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar para 2020

Divulgação

O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) está disponibilizando para as escolas da rede pública municipal de ensino o “Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar”, relativo ao início do ano letivo de 2020.

De acordo com a coordenação do NAE, os pedidos devem ser preenchidos e enviados via Sistema de Gestão de Dados da SMEd (SISMED), até às 18h desta terça-feira, dia 10 de dezembro.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

SALÃO NOBRE DEPUTADO CARLOS SANTOS É PALCO DA FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA BILÍNGUE

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

A educação bilíngue avançou mais uma etapa em Rio Grande, na noite de sexta-feira (22). Marcada com muitas lágrimas de alegria e aplausos, uma solenidade diplomou estudantes da Escola Municipal Bilíngue Carmen Regina Teixeira Baldino, criada em 2015. Eles receberam os diplomas de conclusão do Ensino Médio e compõem a primeira turma dessa fase na Escola. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura do Rio Grande, onde sete estudantes foram homenageados. Na semana passada, houve a formatura da segunda turma do Ensino Fundamental na instituição.

Desta vez, o ato foi prestigiado pelo vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer. Participaram familiares, professores e funcionários da Escola. O vereador André Lemes (PT) representou na solenidade a Câmara de Vereadores e o superintendente Felipe Alonso a Secretaria de Município da Educação (SMED).

Em discurso, o vice-prefeito recordou o período em que várias reivindicações para a consolidação do projeto da Escola Bilíngue foram atendidas pelo Executivo e Câmara de Vereadores, “cujos papeis foram fundamentais”. Ele enalteceu o trabalho e a dedicação da atual e das ex-diretoras da Escola, do corpo docente e demais servidores e toda a trajetória de lutas da professora Carmen Baldino, falecida em 2014. Como ex-vereador, Renato lembrou, ainda, uma lei de sua autoria que celebra a semana dedicada às pessoas com surdez e disse aos estudantes: “Somos todos iguais”. Por fim, parabenizou os formandos e desejou longa vida à Escola.

Maria Auxiliadora Terra Duarte, atual diretora da Carmem Baldino afirmou que as despedidas sempre são difíceis e que o momento era o fim de uma etapa e o começo de outra. Citou que a comunidade dos surdos tem uma referência na cidade na Escola Bilíngue e que eles são diferentes, com uma língua diferente, mas são alunos que necessitam ter acesso a todo o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula.

Com uma fala emocionante, direta e estimulante para a turma de formandos, feito em língua de sinais, a professora homenageada e ex-diretora da Escola, Cristiane Lima Terra Fernandes disse, em certo momento: “Eu sei que vocês têm sonhos, são muito capazes, não desistiram, tem pretensões, não querem esperar e no futuro vão ter muitas conquistas. Quero ver vocês na FURG”, desejou a professora. Antes, a paraninfa da turma, professora Bianca Gonçalves deixou um recado: “Nesse ciclo, vocês tiveram a oportunidade de se formar em uma escola voltada para as suas especificidades, que atende aos alunos, respeita a sua língua, sua cultura, seu jeito de ser surdo e entender o mundo. Não desistam, lutem, para ser e o que quiserem ser!

O vereador André Lemes, representante do Legislativo no evento, recordou a época em que houve a solicitação para implantar o Ensino Médio na Escola. “A melhor alternativa foi colocar o Ensino Médio na própria Escola e não num outro estabelecimento educacional.” Elogiou a participação do prefeito Alexandre Lindenmeyer que, ao receber a proposta para implantar a Escola, acolheu, imediatamente. Disse ser importante o apoio dos familiares que superaram com os estudantes, professores e funcionários todas as barreiras. Aos formandos, afirmou que o caminho para chegar onde chegaram foi árduo. Ele espera que, em breve, eles sejam formados em um curso superior.

Confira a relação de formandos:

Alon da Silva Capaverde, Giovani Jorge Bassini, Jorge Luiz Silva Ferreira, Nataniele Montanha da Cruz, Rafael Silveira Duval, Robson de Oliveira Bastos e Thiago Vieira Miranda.

Assessoria de Comunicação PMRG

NAE disponibiliza o Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar para o mês de Novembro

Divulgação

O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) está disponibilizando para as escolas da rede pública municipal de ensino o “Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar”, relativo ao mês de novembro. O mesmo deverá ser enviado, via SISMED, até o dia 18 de outubro (sexta-feira), às 18h.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

NAE disponibiliza o Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar para o mês de Outubro

Divulgação

O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) está disponibilizando para as escolas da rede pública municipal de ensino o “Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar”, relativo ao mês de outubro. O mesmo deverá ser enviado, via SISMED, até o dia 19 de setembro (quinta-feira), às 18h.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

SMEd divulga Cronograma de Entrega da Alimentação Escolar para o mês de Setembro

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), divulga o Cronograma de Entrega da Merenda Escolar nas escolas da rede pública municipal de ensino, referente ao mês de setembro. É importante destacar que em caso de intempéries, as datas de entrega podem sofrer modificações.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

EMEF Navegantes promove “4ª edição da Pedalada da Família” neste sábado, dia 17

Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Navegantes, que está localizada no bairro homônimo, realizará, neste sábado, dia 17 de agosto, às 09h, a “4ª edição da Pedalada da Família”. “A Pedalada já é um marco entre a comunidade escolar da EMEF Navegantes. Além de toda a equipe diretiva,  professores(as), funcionárias e alunos(as), convidamos aos familiares, amigos, parentes e simpatizantes da Escola para que participem deste evento”, destacou a diretora Andreia Ferreira da Silva.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Navegantes

NAE disponibiliza o Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar para o mês de Setembro

Divulgação

O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) está disponibilizando para as escolas da rede pública municipal de ensino o “Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar”, relativo ao mês de setembro. O mesmo deverá ser enviado, via SISMED, até o dia 20 de agosto (terça-feira), às 18h.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

Núcleo de Alimentação Escolar da SMEd divulga Cardápios de Agosto para as Escolas da Rede Municipal

Divulgação

O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) divulga os Cardápios para as Escolas da rede pública municipal de ensino, relativos ao mês de agosto, incluindo Cardápios Específicos para diabéticos, celíacos e intolerantes à lactose.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

SMEd disponibiliza Material do Arquivo Geral para Consulta

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) está disponibilizando em sua página www.riogrande.rs.gov.br/smed um espaço para o Arquivo Geral, onde constará o “Manual de Normas e Procedimentos Arquivísticos para os Documentos da SMEd”, o qual servirá para orientar os(as) servidores(as) que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino, nos núcleos da Secretaria e demais setores, e padronizar a gestão documental, facilitando, assim, o acesso às informações.

SMEd
Roberton Reis