Arquivo da categoria: Notícias

“V Feira Cultural e Literária” da EMEFTI Prof. Valdir Castro

Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, dia 16 de setembro, foi aberta oficialmente a “V Feira Cultural e Literária” da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Prof. Valdir Castro, que está localizada no bairro Santa Rosa.

A 5ª edição da  “Feira Cultural e Literária” da EMEFTI Valdir Castro, que tem como tema “a leitura como expressão cultural” e apresenta uma extensa programação, encerra na terça-feira, 17.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEFTI Prof. Valdir Castro

SMEd promove Encontro de Formação sobre a “Construção do Referencial Rio-grandino à luz da BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho” para Professores(as) de Geografia e História

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Finais, promoverá, na próxima terça-feira, dia 17 de setembro, às 8h, no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), encontro formativo com os(as) professores(as) de Geografia e História que atuam nas escolas da rede pública municipal, tendo como pauta a construção das diretrizes municipais, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG).

Os encontros formativos promovidos pela SMEd iniciaram na última sexta-feira, dia 13, com os(as) professores(as) de Ciências e Matemática. As formações acontecem por área de conhecimento e componente curricular. Veja na tabela abaixo os próximos encontros.

Divulgação

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Finais

“7º Congresso do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente” (CONCAIC)

No início da manhã desta segunda-feira, dia 16 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande/CAIC abriu as atividades do “7º Congresso do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente” (CONCAIC). Com o título “O que fomos, o que somos, o que queremos ser”, o Congresso objetiva avaliar o funcionamento do Centro, através da participação democrática da comunidade escolar. 

De acordo com a diretora Liane Marques “neste ano, as salas temáticas debatem temas como saúde na escola, depressão entre jovens, processos avaliativos, diversidade na escola, inclusão, profissão e prática docente, cidadania e direitos humanos, projetos e infraestrutura. Entre as atividades permanentes nesta edição do CONCAIC, acontece a Feira Comunitária, exposição de fotos e a presença do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social da Furg (Nudese)”.

 

SMEd

Roberton Reis

Com informações da EMEF Cidade do Rio Grande/CAIC

 

“Dia da Árvore” – SMMA realizará o Plantio de Árvores em Escolas da Rede Municipal

No dia 21 de setembro comemora-se o “Dia da Árvore”, data que tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A celebração, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que, dependendo do ano,  pode começar em 22 ou 23 de setembro no hemisfério Sul.

Neste ano, a Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA) em parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMEd) realizará o plantio de até cinco mudas de árvores nas escolas da rede pública municipal de ensino.

De acordo com o secretário da SMMA, Eduardo Morrone, “a Secretaria de Meio Ambiente vai à escola e realiza o plantio das árvores, sendo que a instituição de ensino só precisa se responsabilizar por regar a árvore e cuidar para que ela cresça”. O contato para adesão ao projeto de plantio de árvores nas escolas é o e-mail: eduardo.morrone@riogrande.rs.gov.br e deve ser enviado aos cuidados de Sérgio e Nando, do Horto Municipal.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da SMMA

Banda Marcial Tradicional da EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins seleciona Percussionistas

Divulgação

A Banda Marcial Tradicional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Wanda Rocha Martins, que está localizada no bairro Cassino, está selecionando percussionistas. Os(as) interessados(as) devem comparecer à Sala da Banda, na própria escola, todas as quartas-feiras, às 20h, e aos sábados, às 16h, e falar com Rafael Souza e/ou Francis Veleda.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins