Arquivo do Autor: smed

Alunos(as) da EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares visitaram o Centro de Treinamento do Ginete Zeca Macedo

Na última sexta-feira, dia 06 de dezembro, os(as) alunos(as) Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares, que está localizada na comunidade do Barro Vermelho, interior do Povo Novo, visitaram o Centro de Treinamento do ginete tetracampeão do Freio de Ouro, o rio-grandino Zeca Macedo.

Foi uma tarde riquíssima de aprendizagens. Santiago Macedo, irmão de Zeca, com toda a hospitalidade e gentileza nos deu uma lição de responsabilidade, manejo, dedicação e carinho com os animais do seu Centro Treinamento, que está localizado no Senandes. Mostrou que o trabalho exige disciplina e o quão é imprescindível termos respeito, tanto com as pessoas, quanto pelos animais”, explicou a diretora Vivian Paes.

Após um gostoso piquenique, continuamos a conversa, aprendendo um pouco da linguagem da profissão e tivemos o prazer de ver Gabriel Macedo, filho de Zeca, fazendo uma demonstração para nós. A Escola agradece a hospitalidade e a gentileza, e leva como principal aprendizado que a humildade é essencial e que bons exemplos geram bons resultados”, finalizou Vivian.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares

Escolas da Rede Municipal têm até o dia 10 de dezembro para enviar o Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar para 2020

Divulgação

O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) está disponibilizando para as escolas da rede pública municipal de ensino o “Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar”, relativo ao início do ano letivo de 2020.

De acordo com a coordenação do NAE, os pedidos devem ser preenchidos e enviados via Sistema de Gestão de Dados da SMEd (SISMED), até às 18h desta terça-feira, dia 10 de dezembro.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

Galeria Breche realizou vernissage dos Formandos do Curso de Artes Visuais da EBAHL no dia 05

No início da noite da última quinta-feira, dia 05 de dezembro, a Galeria Breche realizou vernissage da exposição coletiva dos formandos do Curso de Artes Visuais de 2019 da Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos”.

A exposição apresenta trabalhos dos alunos de Pintura III e Artes Plásticas III que estão concluindo seus cursos no ano de 2019. Ambos os cursos têm duração de três anos.

O Curso de Artes Plásticas foi ministrado por Jarbas Macedo, Mara Carrasco e Doris Neves. Já o Curso de Pintura foi integralmente ministrado por Doris Neves. O Curso de Artes Plásticas, além das disciplinas práticas, também oferece conteúdo teórico de História da Arte.

Sobre a exposição, nos diz a professora Doris: “Seduzir.. Seduzido… Sedução… Quem nunca se sentiu seduzido por um sabor, uma música, um pôr do sol, um toque, um olhar… Vivemos em um mundo onde ora seduzimos, ora somos seduzidos. Com esse tema, alunos dos cursos de Pintura e Artes Plásticas produziram seus trabalhos, utilizando várias temáticas e materiais. Deixando fluir sua imaginação e criatividade, plasmados no papel e na tela, este grupo deu vazão às suas emoções e aos conhecimentos adquiridos. Com essa mostra, eles pretendem seduzir você…”.

A exposição estará aberta à visitação até o dia 16 de dezembro, das 8h30min às 12h, e das 14h às 20h, na  Galeria da Escola, na rua Jockey Club,194.

SMEd
Roberton Reis

EMEI Vila da Quinta promove “Mostra Pedagógica” neste sábado, dia 07

A Escola Municipal de Educação Infantil Vila da Quinta realizará neste sábado, dia 07 de dezembro, às 09h, a sua  “Mostra Pedagógica”, que contará com apresentações artísticas e culturais dos(as) alunos(as). A Mostra será realizada no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Penha.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEI Vila da Quinta

PREFEITO PARTICIPOU DE SESSÃO SOLENE NA CÂMARA QUE HOMENAGEOU OS 80 ANOS DA EMEF CIPRIANO PORTO ALEGRE E OS 30 ANOS DA EMEF ADMAR CORRÊA

Adaptado de: www.riogrande.rs.gov.br

O prefeito Alexandre Lindenmeyer participou na última quinta-feira, 5 de dezembro, de uma sessão solene na Câmara Municipal em homenagem aos 80 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre e aos 30 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Admar Corrêa. A homenagem foi uma proposição do vereador André Lemes. A sessão contou com a presença da comunidade escolar de ambas as instituições, entre alunos, alunas, corpo docente, pais, mães e sociedade rio-grandina em geral.

A sessão foi dirigida pela presidente da Casa, Andréa Westphal, que compôs a mesa da cerimônia ao lado do prefeito de Rio Grande, da diretora da EMEF Cipriano, Rosa Maria Casanova, da diretora da EMEF Admar Corrêa, Cláudia Figueiredo Louzada, da secretária adjunta de Educação, Neci Coelho e da coordenadora do SINTERG, Suzane Barros. Já a extensão de mesa teve a composição das vices-diretoras das instituições, junto da presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida Reyer, da presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, Vani da Silva e do presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Jorge Ivan.

O proponente da sessão, ao se dirigir ao público presente, em sua grande maioria composto pelos estudantes das instituições, falou sobre o papel importante cumprido pelas duas instituições públicas de ensino e a sua relação com a história da cidade. Lembrou a todos, por exemplo, que a EMEF Cipriano Porto Alegre é a 2ª escola mais antiga do município, depois da Escola de Belas Artes. O agente público disse que além do reconhecimento, o momento também é oportuno para abraços e diálogo com os estudantes. “Quando a gente tem a oportunidade de trazê-los para a Câmara, isso multiplica a nossa alegria. É também, uma ocasião para sabermos e retroalimentarmos dentro do nosso peito as nossas origens e os lugares a que pertencemos”, disse André.

Em 2016, ano dos 77 anos da EMEF Cipriano Porto Alegre, a administração municipal entregou para a comunidade o novo prédio da escola. No local, que foi amplamente restaurado e reestruturado, antes funcionou um antigo matadouro municipal. A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) viu então no local a possibilidade de reestruturação em restauração para servir como nova sede da Cipriano, uma vez que o antigo prédio já não atendia mais a demanda escolar da localidade, de professores, a implantação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e de outros projetos implantados pela escola.

O complexo escolar da EMEF Cipriano Porto Alegre conta com dois prédios com capacidade para atender mais de 700 alunos, distribuídos entre a Educação Infantil (Nível I e II), Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA). A nova sede da escola oferece aos alunos 23 novas salas de aula, novas classes, salas de recursos, laboratório de informática, biblioteca, cozinhas, banheiros adaptados, refeitórios, quadra de esportes coberta e um espaço destinado ao Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) – projeto criado pela escola há 17 anos, e que tem por objetivo recuperar a tradição cultural e trabalhar o desenvolvimento social dos estudantes.

A EMEF Admar Corrêa, por seu turno, localiza-se no bairro Santa Tereza e teve sua origem junto ao início da consolidação do próprio bairro, cuja comunidade começou a tomar forma com o avanço do Porto naquele entorno. A escola conta com uma estrutura de 7 salas de aulas, 28 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Quadra de esportes coberta, Cozinha, Biblioteca, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Refeitório, Despensa, Almoxarifado e Auditório. O centro de ensino fundamental é hoje, aos 30 anos, uma referência educacional dentro bairro Santa Tereza.

Além da homenagem às duas unidade de ensino, a Sessão Solene realizou homenagens individuais, entre elas: Profª Adriana Vitti (homenagem em nome de todas professoras da escola Cipriano); homenagens às vice-diretoras da escola Cipriano, Neuza Furtado e Ana Lúcia Saleme; homenagem à diretora da Cipriano, Rosa Casanova; homenagem em nome da EMEF Cipriano para diretora e vices-diretoras; homenagem à ex vice-diretora da escola Admar Corrêa, Profª Sirlei Bandeira; homenagem às vice-diretoras da Admar Corrêa, Vivian Rosa e Raquel Almeida; homenagem à diretora da escola Admar, Cláudia Figueiredo e homenagem em nome da EMEF Admar para as diretoras e as vices.

“I Mostra Interativa: Cem Formas de Infância” da EMEI Alcides Barcelos acontece neste sábado, dia 07

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEI Alcides Barcelos