Arquivo do Autor: smed

EBAHL promove o Lançamento do Livro “A paz em tua mão” neste sábado, 19

Neste sábado, dia 19 de outubro, às 20h, a Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” promoverá o lançamento do livro “A paz em tua mão, de Ney Nunes Maciel (in memoriam).

O livro foi organizado por Maria Helena Tavares Medeiros a partir de textos deixados pelo autor. Ney Maciel nasceu em Herval do Sul, era engenheiro, militar e empresário. Sua obra, que inclui textos em prosa e poesia, é um apanhado de sentimentos, vivências e declarações imortais.

Maria Helena Tavares Medeiros é engenheira e funcionária pública. A ela coube organizar este livro que perpetua, em palavras, a linda história de amor vivida entre os dois.

É a própria Maria Helena quem explica: “Este livro nasceu porque, de repente, me vi revolvendo todos os escritos do Ney. E são tantos, tão expressivos, tão intensos… todos retratos de sua sábia existência”.

Uma linda história de vida que pode agora ser compartilhada por todos os leitores, a quem Maria Helena proporciona esta deliciosa aventura.

O lançamento acontece às 20 horas, no Auditório da EBAHL, que está localizada na rua Jockey Club,194. A entrada é franca.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EBAHL

“I Torneio Rio-grandino de Punhobol (Livre e Misto)” acontece neste sábado, 19

Após os dois dias de realização da “4ª Copa Cidade do Rio Grande de Punhobol Escolar” (17 e 18 de outubro), a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Assessoria de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental, promove, neste sábado, dia 19 de outubro, às 9h, no Centro Esportivo da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), o “I Torneio Rio-grandino de Punhobol (Livre e Misto)”.

De acordo com a assessora de Educação Física da SMEd,  Leontine Santos, “a ideia de fazer o Torneio misto é promover a integração através do esporte”. Ao todo, serão 06 equipes participantes, sendo duas da cidade de Camaquã, “município que nos inspira e onde buscamos os conhecimentos que temos hoje sobre a modalidade”.

Acesse aqui a Tabela dos Jogos do “I Torneio Rio-grandino de Punhobol (Livre e Misto)”.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física

Escolas da Rede Municipal participaram da Mostra Final de Teatro do Projeto “Ecoviver 2019”

Na tarde da última quarta-feira, dia 16 de outubro, foi realizada, no Teatro Municipal, a Mostra Final de Teatro do ProjetoEcoviver 2019“, onde, através da temática do meio ambiente, aliada à sustentabilidade, quatro escolas da rede pública municipal de ensino apresentaram mini-peças teatrais. São elas: EMEF Prof.ª Alba Anselmo Olinto, EMEF Apolinário Porto Alegre, EMEF Coração de Maria e EMEF Renascer.

O Projeto Ecoviver, que é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, e é desenvolvido pelo Grupo EcoRodovias, em parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMEd), objetiva sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para o desenvolvimento de um novo olhar acerca do território onde vivem, com o aprofundamento sobre as dimensões da sustentabilidade.

Além da apresentação da peça de teatro profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, foram apresentados os espetáculos selecionados durante a etapa das Mostras nas Escolas: “Vida Marinha Salva” (EMEF Coração de Maria), “Ilha dos Marinheiros: um portal na história” (EMEF Apolinário Porto Alegre), “Poluição na lagoa” (EMEF Prof.ª Alba Anselmo Olinto) e “A ilha dos Marinheiros – um tesouro natural” (EMEF Renascer).

Fiquei muito feliz e emocionada com as apresentações desta tarde, que são o resultado do trabalho desenvolvido pelos professores com os nossos alunos. Quero agradecer a toda equipe da Ecoviver, que há tantos anos tem esta parceria com nosso Município e tem nos propiciado a realização deste belo trabalho. Obrigada por vocês terem nos proporcionado este lindo espetáculo”, destacou a secretária de Município da Educação, Vanessa Pintanel.

 

SMEd
Roberton Reis

SMEd promove reunião com Supervisores(as)/Coordenadores(as) Pedagógicos(as) da Rede Municipal na próxima segunda-feira, 21

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da parceria entre o Núcleo de Orientação e Supervisão Escolar (NOS) e o Núcleo de Diversidade e Inclusão (NDI), dando continuidade ao processo formativo iniciado nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, realizará reunião com os(as) Supervisores(as)/Coordenadores(as) Pedagógicos(as) que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino na próxima segunda-feira, dia 21.

Durante as reuniões, as assessoras dos Núcleos de Orientação Escolar e de Diversidade e Inclusão abordarão a seguinte temática: “O trabalho da Coordenação Pedagógica no acompanhamento das adaptações curriculares para os(as) estudantes incluídos(as)”.

Os(as) Supervisores(as)/Coordenadores(as) Pedagógicos(as) poderão optar por um dos turnos oferecidos: manhã (às 8h30min) ou noite (18h30min). As reuniões acontecerão na Sala de Webconferência do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações dos Núcleos de Orientação e Supervisão Escolar e de Diversidade e Inclusão

AÇÃO COMUNITÁRIA SERÁ REALIZADA NA ESCOLA PROF.ª ZELLY PEREIRA ESMERALDO

Fonte: www.jornalagora.com.br

No próximo sábado (19), o Lions club Rio Grande-Centro irá promover uma ação comunitária para a comunidade do bairro Cidade de  Águeda. O evento irá ocorrer na EMEF Professora Zelly Pereira Esmeraldo, das 9h até às 16h30.

Na ocasião, os alunos da escola com necessidades oftalmológicas serão atendidos na Unidade Oftalmológica da Fundação Lions e terão seus óculos confeccionados.

Para a comunidade, serão oferecidos cortes de cabelo, maquiagem e manicure, palestra sobre autoestima, DSTs e segurança; esta última será apresentada pela Brigada Militar com demonstrações de cães adestrados.

Na área da saúde, em parceria com Senac, uma equipe irá atender a comunidade com verificações de pressão arterial e medição de glicose. Lembrando que, para realizar essas verificações, é preciso estar em jejum.

As crianças ainda terão à disposição uma cama elástica, oferecida pelo Sesc Rio Grande.

O evento é uma parceria entre Lions Club Rio Grande-Centro, Lions Club Universitário, Sesc Rio Grande, Senac Rio Grande e Brigada Militar.

 

EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins promove “Jogos Interturmas” nos dias 22 e 26

Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Wanda Rocha Martins, que está localizada no bairro Cassino, promoverá, através dos(as) professores(as) de Educação Física, nos dias 22 e 26 de outubro, quinta e sexta-feira, respectivamente, os “Jogos Interturmas”. As equipes serão compostas por meninos e meninas e os jogos terão duas categorias: 6º e 7º Anos e 8º e 9º Anos. Haverá premiação para o 1º e 2º lugar de cada categoria e, também, para a melhor torcida.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins

Alunos(as) da EMEF Cipriano Porto Alegre disputam a final do “Quiz Rádio Oceano e Praça Shopping” neste domingo, 20

Divulgação

No próximo domingo, dia 20 de outubro, às 16h, alunos(as) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre, que está localizada no bairro América, participarão do último embate do “Quiz Rádio Oceano e Praça Shopping”, projeto da Rádio Oceano FM, em parceria com Praça Shopping Rio Grande, onde enfrentarão os(as) estudantes do Colégio Salesianos.

Ao longo dos meses de setembro e outubro, foram disputadas três etapas eliminatórias e uma semifinal, com o objetivo de incentivar os estudos através de um jogo de perguntas e respostas, envolvendo os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de nove escolas públicas e particulares do Rio Grande.

Até chegar à final do Quiz, a EMEF Cipriano Porto Alegre venceu outras quatro escolas: EEEF Adelaide Alvim (5 x 3), EMEF Sant’Ana (5 x 1), Salesianos (7 x 4) e EEEF Barão do Cerro Largo (10 x 1). De acordo com a professora Márcia Geovana Gonçalves Esperança, a equipe da Escola Barão Cerro Largo confirmou que irá torcer pelos(as) alunos(as) da EMEF Cipriano Porto Alegre, uma vez que as duas são escolas públicas.

SMEd
Roberton Reis

Processo de Matrículas 2019/2020

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Matrículas, informa que o período de solicitação de vagas escolares na Rede Pública Municipal de Ensino inicia na próxima semana.

As rematrículas acontecerão durante o período de 21 de outubro a 1º de novembro, diretamente na secretaria das escolas.

De acordo com a coordenação do Núcleo, o processo acontecerá em três períodos e as inscrições deverão ser realizadas através do site: www.riogrande.rs.gov.br/matriculas

Fique atento às datas de cada período:

  • 1º Período: Inscrição para ingresso diferenciado de crianças com necessidades educacionais específicas na Educação Infantil (Creche e Pré-Escola): de 21 a 30 de outubro.
  • 2º Período: Inscrição para ingresso de crianças sem necessidades educacionais específicas na Educação Infantil (Creche e Pré-escola): de 11 a 20 de novembro.
  • 3º Período: Inscrição para transferências do 1º ao 9º ano: de 06 a 22 de janeiro de 2020.

Acesse aqui o “Calendário de Matrículas 2019/2020” em formato PDF.

SMEd

“4ª Copa Cidade do Rio Grande de Punhobol Escolar” já tem os primeiros vencedores

Desde o início da manhã desta quinta-feira, dia 17 de outubro, estão acontecendo, no Centro Esportivo do SESI, os jogos da “4ª Copa Cidade do Rio Grande de Punhobol Escolar”. Neste primeiro dia, foram realizadas as competições entre as equipes sub-13 Feminino e sub-18 Feminino e Masculino, somando 38 jogos.

De acordo com a assessora de Educação Física da SMEd, Leontine Santos, neste ano são 10 escolas participando da “4ª Copa Cidade do Rio Grande de Punhobol Escolar”, nas 3 categorias sub13, sub15 e sub18, feminino e masculino, totalizando 38 equipes e cerca de 300 participantes.

Os próximos jogos acontecem nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, a partir das 09h, no Centro Esportivo do SESI, com as categorias sub-13 Masculino e sub-15 Feminino e Masculino. Confira os resultados deste primeiro dia da “4ª Copa Cidade do Rio Grande de Punhobol Escolar”:

Categoria sub-13 Feminino:

  • Campeão: Porto Seguro A
  • Vice-campeão: Porto Seguro B
  • Terceiro lugar: Cipriano Porto Alegre

Categoria sub-18 Feminino:

  • Campeão: Porto Seguro A
  • Vice-campeão: Porto Seguro B
  • Terceiro lugar: IFRS B

Categoria sub-18 Masculino:

  • Campeão: IFRS A
  • Vice-campeão: CAIC
  • Terceiro lugar:  Porto Seguro

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física