Seminário reúne pescadoras artesanais na Ilha da Torotama

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Pesca (SMP) e numa parceria com o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), realizou nessa quarta-feira (18), pela manhã e à tarde, um seminário voltado para mulheres pescadoras. A atividade foi realizada na no Salão Comunitário localizado na Ilha de Torotama e contou ainda com apoio da Emater e das secretarias de municipais da Saúde e Educação.

Mais de 100 mulheres pescadoras participaram das discussões que teve como foco “Direitos e Desafios da Profissão”. O Seminário trouxe para os debates pescadoras rio-grandinas e de outros municípios da Zona Sul, como Pelotas. Houve discussões e questionamentos sobre direitos previdenciários, aposentadorias, temas envolvendo educação, saúde, meio ambiente e violência contra a mulher. Do lado de fora do salão, uma exposição foi montada com peças produzidas pelo Grupo de Pescadoras da Barra, um trabalho artesanal desenvolvido com orientação do Nema.

Pela manhã, durante a abertura do evento, participaram a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Darlene Pereira, a primeira-dama do município, Eunice Lindenmeyer, a coordenadora de Políticas para a Mulher, Maria de Lourdes Lose, além de lideranças femininas do setor na região sul.

Para o secretário Cláudio Costa (Pesca), o seminário teve como objetivo empoderar as mulheres na luta por seus direitos. Direitos previdenciários, assim como nas áreas de Saúde e Educação devem ser garantidos e “é preciso que o governo federal dê garantias de geração de políticas públicas para essas comunidades tradicionais, a fim de que continuem sendo geradoras de emprego e renda no município”, comentou o titular da Secretaria.

Eunice Lindenmeyer elogiou a realização do evento e destacou que é dessa forma, com união e discussão que se conseguem avanços para o setor da pesca artesanal. Por sua vez, a secretária do GPPE e representante do prefeito Alexandre Lindenmeyer na atividade, frisou que a luta das mulheres nessa área é muito grande e que a realização do seminário na Ilha da Torotama é significativa, pois ali se gera riqueza por meio das águas e “o momento é de fortalecimento dos direitos dessas mulheres que trabalham com a pesca”, acentuou.

A coordenadora de Políticas para as Mulheres, Lourdes Lose afirmou que, “mesmo que existam políticas públicas, é importante que haja essa provocação na organização das mulheres para que tais políticas se instalem onde elas são necessárias”. Adiantou que, junto com a Secretaria de Município de Emprego e Renda (SMDIER) está sendo reformulado o Fórum Municipal de Economia Solidária, no qual há interesse para que sejam incluídas as mulheres pescadoras que prestam serviços no Mercado Público, bem como as das ilhas e da Vila São Miguel.

Apesar dos pescadores e pescadoras terem ficado de fora da Reforma da Previdência, “é importante ficarmos atentos a questões que podem surgir, embora não por essa proposta de Reforma, mas pela PEC Paralela que está em tramitação”, alertou a advogada especialista em Direito Previdenciário, Aline Machado.

Além de ser do Movimento de Pescadoras, Viviane Machado é uma pescadora artesanal. Agradeceu pela realização do Seminário, pois fortalece o trabalho das mulheres dentro do município e na comunidade de pescadores. Ressaltou na atividade que “nós não somos apenas esposas de pescadores, somos pescadoras artesanais profissionais, que não temos reconhecimento e é isso que buscamos”.

Almoço e arte

Como o evento era voltado para o público feminino, embora a participação do sexo oposto tenha ocorrido, o almoço servido aos participantes foi preparado por homens. No cardápio, arroz com frango, macarrão, feijão e salada. Não foi servido nenhum tipo de pescado, devido ao período de defeso, cujo encerramento está previsto para o final desse mês. Houve espaço, também, para apresentações artísticas de grupos formados por meninas, como o Passinhos Mágicos e o Grupo Evidence.

Assessoria de Comunicação PMRG

Postado em: 18 de setembro de 2019

Tamanho da fonte
Contraste