Semana da Pátria: Desfile Escolar mobilizou comunidade da Vila da Quinta

O distrito da Vila da Quinta, no interior do Rio Grande, parou para assistir ao tradicional Desfile Escolar, na tarde dessa terça-feira (3), dentro das comemorações da Semana da Pátria. O evento foi prestigiado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer e pela secretária de município de Educação (SMED), Vanessa Pintanel, entre outras autoridades. Ao todo, 15 instituições – escolas, bandas marciais e projetos sociais – desfilaram para um grande público na área central da Quinta. Os desfiles são uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Comissão da Pátria 2019, e faz parte do Programa Rio Grande com Vida.

Na abertura da cerimônia, o prefeito Alexandre Lindenmeyer citou os avanços na área da Educação no município, entre os quais a inauguração de 12 escolas, como a Escola Bilíngue Carmem Baldino, e a inclusão de 1700 crianças com deficiência na rede municipal de Ensino.

Disse que se sentia feliz por grandes avanços no município numa área que tem sido tão “atacada”, nacionalmente. “Nos sentimos felizes em estar na comunidade da Vila da Quinta, neste desfile escolar”, manifestou o prefeito. Ele desejou que, cada vez mais, tenhamos a valorização das crianças, dos professores e professoras, das próprias escolas e da Educação como um todo.

O desfile contou com a participação das seguintes instituições escolares: Banda Cristóvão Pereira de Abreu, EMEI Vila da Quinta, Escola de Educação Infantil Pedacinho do Céu, EMEF Liberato Salzano Vieira da Cunha, EMEF Argemiro Dias de Lima, EMEF Aurora Ferreira Cadaval (Taim), EMEF Franklin Roosevelt, EMEF Cel. Pedro Osório, Banda Alfredo Ferreira Rodrigues, EMEF Olavo Bilac, Banda de Fanfarras das Escolas Municipais do Rio Grande, EMEF Bento Gonçalves, EMEF Antônio Carlos Lopes e o Projeto Social Karatê da Vila da Quinta.

Banda de Fanfarras

Para encerrar os desfiles, houve a apresentação da Banda Geral de Fanfarras das Escolas Municipais do Rio Grande. A Banda é um projeto desenvolvido pela Prefeitura, via SMED, com o objetivo de promover a inicialização musical e a formação de Banda de Fanfarra. O projeto tem apoio pedagógico e institucional da Banda Musical do 5º Distrito Naval, que faz a instrução semanal nas escolas com os militares da Banda de Música.

Nesse projeto, as crianças, adolescentes e jovens iniciam os conhecimentos de teoria musical e prática instrumental, tais como lira, escaleta, flauta, trompete, corneta, trombone, caixa clara, bumbo, surdo e pratos. As escolas municipais João de Oliveira Martins, Porto Seguro, Bento Gonçalves, Antônio Callos Lopes, Mate Amargo, Coriolano Benício, Manoel Mano e EMEI Eva Mann integram o projeto.

Povo Novo

Na segunda-feira (2) pela manhã, o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes abriu, oficialmente, as festividades alusivas à Semana da Pátria no município, ao participar da cerimônia de acendimento da Pira da Pátria, em nome do prefeito Alexandre Lindenmeyer, nas esquinas das ruas Duque de Caxias com Marechal Floriano. À tarde, ele participou dos desfiles da Semana da Pátria no Distrito de Povo Novo.

Assessoria de Comunicação PMRG