Restaurada iluminação no entorno do Mercado Público Municipal de Rio Grande

A Prefeitura recuperou e realizou o restauro da iluminação do entorno do Mercado Público Municipal de Rio Grande. Os 56 refletores localizados ao redor do equipamento municipal não funcionavam há bastante tempo e nesta semana puderem ser religados após o conserto, cujo investimento foi de R$ 5.040 (cinco mil e quarenta reais). Os serviços fazem parte do conjunto de ações da municipalidade para a recuperação do equipamento público.

O secretário de Desenvolvimento Primário de Rio Grande, unidade responsável pelo equipamento, esclarece que “o reparo das luzes tem o intuito de proporcionar mais segurança para quem trabalha, transita e visita o Mercado Público”, afirma José Leomar. Além disso explica que o restauro das luzes também está relacionado à atuação do Sistema de Videomonitoramento instalado à volta do Mercado, vez que as imagens capturadas pelas câmeras antes eram escuras e agora terão maior claridade, tornando mais eficiente o trabalho de identificação pelo videomonitoramento.

As luzes estão programadas para acender automaticamente às 19h e também apagar automaticamente às 6h da manhã, da segunda-feira ao sábado, dias da semana em que o Mercado funciona. Para o secretário a recuperação das luzes também representa a valorização do patrimônio público do município. Pela Lei Municipal nº 4556/90 o Mercado Público de Rio Grande está classificado como “Edificação de Interesse Cultural” e faz parte do inventário de bens culturais do município de Rio Grande.

Outros trabalhos que também estão em curso no equipamento público são as implantações de uma nova rede elétrica interna e de um sistema de para-raios. Em fase inicial está o projeto de impermeabilização das abóbadas do prédio histórico. Entre os serviços e ações já concluídos e/ou implementadas estão a revitalização da fachada do Mercado, a instalação de um Sistema Interno de Videomonitoramento e a permanência da Guarda Municipal no entorno do local.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Fotos: Marcos Jatahy

 

Tamanho da fonte
Contraste