Prefeitura homenageia professoras e professores já em aposentadoria

A professora Leda Maria dos Santos Teixeira se aposentou há 33 anos, em 1986. Na noite de quinta-feira (7), ela foi amparada por uma das filhas e subiu ao palco do Teatro Municipal em Rio Grande para receber uma homenagem da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Município da Educação (SMED). Leda Maria era uma das 124 pessoas homenageadas em mais uma atividade comemorativa aos 50 anos da Secretaria. Todas eram professoras ou professores e receberam do Executivo, pela primeira vez e desde que se aposentaram, um certificado que trazia a seguinte inscrição: “Ser trabalhador(a) em Educação é buscar melhorias e contribuir para a qualidade do Ensino; é estar comprometido(a) aos interesses coletivos; é um trabalho carregado de importância e responsabilidade. E você, há bastante tempo, participa dessa história com excelência, auxiliando na construção e organização da SMED.” O documento foi assinado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer e pela secretária da pasta, Vanessa Pintanel.

Antes de descer do palco, a aposentada e professora Leda Maria foi bastante cumprimentada pelas autoridades e aplaudida pela platéia por ser a mais antiga professora filiada ao Sindicato da categoria. Houve, também, um “parabéns a você” por parte dos seus familiares e do público presente à cerimônia. Nesse final de semana, ela comemora 90 anos.

Todas as 124 pessoas que tiveram esse reconhecimento do Executivo Municipal representavam 77 escolas municipais. As próprias escolas escolheram quem seriam os professores e ou professoras aposentados(as) que receberiam a homenagem. Uma escolha democrática, na avaliação dos organizadores do evento.

Durante a solenidade, o prefeito Alexandre Lindenmeyer, acompanhado da primeira-dama Eunice Lindenmeyer, disse que, à tarde, enquanto assinava os certificados entregues na cerimônia, enxergava a vida de cada profissional e a importância da contribuição dada por eles à Educação rio-grandina. Parabanizou aos que, “de forma tão exitosa, contribuíram com o seu conhecimento e sua vida com a Educação no município do Rio Grande, nestes 50 da SMED”.

A secretária de Educação afirmou que esse era o primeiro ano em que professores e professoras aposentados(as) estavam sendo homenageados pela administração municipal. Anunciou que, a partir de agora, e em todos os anos, vai ocorrer essa homenagem. “No começo de 2019, quando começamos a elaborar a programação dos 50 anos da SMED, vimos que era preciso reconhecer o trabalho e a dedicação exitosa desses profissionais com a Educação em Rio Grande. Hoje, realizamos esse desejo”, comemorou a secretária.

No clima de emoção, a cerimônia foi marcada, também, pelas homenagens às professoras e professores já falecidos e com uma apresentação do grupo da terceira idade Baila Cassino, que abrilhantou o evento com o espetáculo “A Galeria”, coordenada pela professora Daniela Castro.

Prestigiaram a solenidade a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Darlene Pereira, a vereadora Denise Marques (PT) e o vereador André Lemes (PT), a coordenadra do Sintergs, Suzane Marros, a secretária adjunta da SMED, Neci Bandeira, o gerente pedagógico da SMED, Felipe Alonso e familiares de quem recebeu a homenagem.

Assessoria de Comunicação PMRG

Tamanho da fonte
Contraste