Prefeitura do Rio Grande promove ações de apoio durante o “Robótica 2019”: evento internacional acontece na FURG até o final de semana

O evento, considerado o maior evento de robótica da América Latina, está sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) até o sábado, 26 de outubro. A administração municipal é uma das parceiras do Robótica e está auxiliando nas articulações logísticas, de segurança e turísticas no que se refere à recepção dos 1.200 participantes inscritos de toda a parte do país, e estrangeiros, que estão chegando desde a terça (22) para o evento. Além do público inscrito a visita estimada é de 7 mil pessoas durante o evento.

Entre as ações de suporte desempenhadas pelo município para a promoção do Robótica, está incluída uma coalisão das forças segurança da cidade para atuar nos dias do evento. Um grupo composto pela Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Brigada Militar. Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil está reforçando a segurança nos principais pontos do território relacionados ao evento. Especialmente na entrada da universidade, na rua que dá acesso ao campus, uma Unidade Móvel da Guarda Municipal está estacionada efetuando trabalho de videomonitoramento no perímetro que leva à Furg. Enquanto isso, no pórtico da universidade, viaturas dos trânsito se revezam na atenção ao fluxo de pessoas. A Secretaria de Município de Turismo também disponibilizou funcionários da unidade para prestar dentro do campus serviços de informação e atenção ao turista.

Um aspecto que tem aguçado a curiosidade dos visitantes do evento diz respeito à parcela da decoração do Robótica que foi confeccionada pela equipe da oficina da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura. São três bonecos gigantes, produzidos a partir de materiais recicláveis descartados nas vias da cidade, como pneus e metais. Tão queridos pelos participantes do evento e disputados para um selfie, eles já ganharam até nome: o “Roborracha” e o “Robobelo”, que estão instalados na entrada do Ginásio da Furg, um dos locais onde acontecem as competições tecnológicas. Ali também foi instalada uma “pracinha” com alguns dos brinquedos recicláveis do projeto “Reutilizar”, também dos Serviços Urbanos. O terceiro boneco está instalado no Trevo da Cidade, como forma de dar as boas-vindas aos participantes.

Compondo a programação cultural do evento, a Orquestra de Flautas do Município se apresenta logo mais, às 19h, durante a solenidade oficial de abertura do evento. A feirinha de artesanato “Quitanda Cultural”, projeto da Secretaria de Cultura, também está presente no evento, junto à programação que acontece no Cidec-Sul. A Secretaria de Município da Saúde (SMS) também está dando suporte dentro do campus com a disponibilização de uma ambulância, em caso de urgência.

A coordenadora de comunicação do evento e professora do Centro de Ciências Computacionais (C3) da Furg, Danúbia Espíndola falou sobre os primeiros dias de evento, e destacou a chegada das caravanas de escolas, até agora mais de 40, e reforçou a importância das parcerias locais para a sua execução. “Por dia já são cerca de mil visitantes que circulam aqui dentro do Cidec e do Ginásio. O evento tá sendo um sucesso, tá sendo super falado em todas as áreas. A Prefeitura tem sido uma grande apoiadora do evento, nos auxiliando para o deslocamento dos estudantes dentro do campus e ao redor dele. A cidade inteira está envolvida e ajudando, todos os outros patrocinadores nos apoiando, auxiliando na mobilização desse evento. É muito emocionante ver todo mundo engajado e envolvido com o Robótica 2019”, comemorou.

ROBÓTICA 2019

Considerado o maior evento de robótica da América Latina, este ano, o Robótica acontece na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) de 22 a 26 de outubro. Integram a programação a 9ª Mostra Nacional de Robótica (MRN), com trabalhos de alunos desde o ensino fundamental até a pós-graduação; as finais da 13ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que envolve estudantes de ensino fundamental e médio de todo o país, numa competição de provas práticas com uso de robôs; e a 17ª Competição Brasileira de Robótica (CBR), que se soma à competição Latino Americana (LARC), com robôs produzidos pelo público universitário brasileiro e de países vizinhos. De caráter científico, ocorrem ainda o 10º Workshop de Robótica na Educação (WRE) e o 8º Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR).

Somam-se à FURG na organização outras universidades e instituições de ensino do Estado, como IFRS, IFSUL, UFPel, UFRGS, UFSM, Unisinos e ainda a Utec do Uruguai. A realização é da FURG, RoboCup Brasil, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). A Prefeitura Municipal do Rio Grande promove, em conjunto com a FURG, diversos eventos na cidade para recepção dos participantes e visitantes.

Também são parceiros do evento a Yara, Tecon, Partage, o Porto do RS, John Deere, Colégio Marista, ScadiAgro. Unip, Unimed, Levita Tur, Villa Moura Hotéis, Badesul e Laghetto Hotéis.

Fotos: Marcos Jatahy