Prefeito e secretário participam de seminário que visa aproximação do estado com a China

Em agenda em Porto Alegre, na companhia do secretário de Município de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda, Cláudio Dutra, o prefeito Alexandre Lindenmeyer representou o município no seminário “Construção da Estratégia Brasil/China no Sul”. O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (12), na sala de Convergência Adão Pretto, no térreo da Assembleia Legislativa.

Organizada pela Frente Parlamentar Brasil/China do Legislativo estadual, a pauta possui a coordenação do deputado estadual Jeferson Fernandes, que convidou o prefeito rio-grandino para integrar as discussões. A agenda é um desdobramento da missão à China, que ocorreu entre os dias 20 de maio e 1º de junho deste ano, com a participação de deputados e demais lideranças do estado.

De acordo com o deputado, “há interesse na relação dos chineses com o Rio Grande do Sul e mercado para os produtos gaúchos”, pauta que interessa o município do Rio Grande. Na oportunidade, Fábio Hu, presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), recebeu a medalha da 54º Legislatura. Na sequência, ocorreu a assinatura de termos de cooperação e parcerias entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Assembleia Legislativa e entre a Universidade e a Prefeitura de Santiago, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento entre o estado e entidades chinesas ligadas à educação, saúde, tecnologia, dentre outros segmentos.

Para o secretário de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda, Cláudio Dutra, o diálogo entre o estado e os chineses é fundamental para alavancar a economia do Brasil e do Rio Grande do Sul e pode ter bons desdobramentos para a cidade do Rio Grande.

Assim também avaliou o prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, que se manifestou no decorrer do evento.

“Além de parabenizar, eu quero sugerir que essa Frente Parlamentar possa ser itinerante e estimular as mais variadas regiões a estarem engajadas na construção de uma proposta do nosso estado com a China. Em especial, pela pujança, pelo tamanho que esse país representa na economia mundial e no próprio estado. Em Rio Grande, pelo menos 70% daquilo que é exportado pelo Porto é para a China. Isso não é pouca coisa. A China enxerga Rio Grande como um cenário estratégico, como um grande polo logístico, mas não estamos isolados nesta pauta e gostaríamos que essa discussão seja descentralizada não apenas para a região sul, como para outras mais que compoem o nosso estado”, pontuou o prefeito.

Segundo o Chefe do Executivo rio-grandino, “é na soma de esforços e transcendendo as diferenças que faremos frente ao desemprego e à uma situação de inércia que temos que reverter no nosso estado e no nosso Brasil”, concluiu.

Reunião com o secretário Stédile

Pela manhã, o prefeito Alexandre esteve reunido com o secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile. Na ocasião, apresentou e encaminhou pleitos do município em relação à pasta.

Postado em: 12 de agosto de 2019

Tamanho da fonte