Avisos
  • NOVEMBRO AZUL Em função da previsão de chuva, a atividade prevista na programação do Novembro Azul para o dia (20) às 13h30min, alusiva ao Dia da Consciência Negra, será transferida para o dia (27), quinta-feira.

PREFEITO INAUGURA PRIMEIRO CRAS E ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS

Sala de atendimento do CRAS

Numa solenidade bastante prestigiada, onde estive presente a maioria dos secretários municipais, diversos servidores da área de assistência social, vereadores e a comunidade, o prefeito Janir Branco inaugurou na manhã desta quarta-feira, 22, o primeiro Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidade de Águeda, dos cinco que deverão ser construídos ainda na gestão atual, segundo adiantou o Chefe do Executivo Municipal.

O CRAS é um espaço físico público construído com recursos do governo municipal na ordem de R$ 65 mil. No local, será executado o Programa de Atenção Integral à Família que se desenvolverá com recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social, no valor de R$ 9 mil mensais. Esse valor será investido em ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social, tendo por perspectiva o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Será atendido um público alvo de mil famílias referenciadas por ano, beneficiárias do Programa Bolsa Família, idosos, deficientes e famílias com laços fragilizados.

O secretário Leonardo Salum ressaltou o esforço do governo municipal e de toda equipe da SMCAS para a concretização dessa obra. "Nosso projeto sempre foi descentralizar os serviços e estar presentes em todos os lugares levando um melhor atendimento às comunidaes. Este marco no Cidade de Águeda é significativo. É a expressão da qualidade do trabalho que vem sendo realizado em Rio Grande, cujo foco são os campos de ação. Estamos cumprindo o papel da assistência social", destacou Salum.

O prefeito Janir Branco ao destacar a importância do primeiro CRAS em Rio Grande, anunciou a construção em 2007 de mais três Centros: no bairro Carlos Santos, Santa Tereza e na vila da Quinta para a cobertura das comunidades do interior. Branco ressaltou ainda, que estudará a proposta de construir também CRAS no bairro Hidráulica e na 4ª Secção da Barra, ampliando as ações em diversos pontos estratégicos do município. "Quero agradecer o empenho e a dedicação dos servidores da SMCAS. Neste momento estamos dando resposta à ação integrada das secretarias e no Cidade de Águeda, um bairro novo, se fazem necessários todos os investimentos para que esse possa se desenvolver com qualidade de vida para sua comunidade", disse Janir Branco.

O chefe do Executivo aproveitando ainda a oportunidade, anunciou também para breve no Cidade de Águeda, a inauguração das obras de ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelly Esmeraldo e a construção da primeira Unidade Básica de Saúde para reforçar o atendimento aos moradores daquele bairro, do Castelo Branco, do Santa Rosa e da região.

CRAS

A criação deste Centro representa a atenção integral à família, somando-se a Educação, a Saúde e a Assistência Social.

O atendimento será executado da seguinte forma: grupo de geração de renda, grupo de convivência de idosos, grupo de pessoas com necessidades especiais, grupo de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, programa Agente Jovem de 15 a 17 anos completos, grupo de famílias em situação conflitante e outros.

Serão promovidas diversas ações no local: oficinas de artesanato, ações educativas, lazer, esporte, cultura, inclusão na cidadania com encaminhamento para a documentação e outras atividades que se fizerem necessárias.

A equipe de trabalho será composta por: um coordenador, duas assistentes sociais, dois psicólogos, um auxiliar administrativo, seis estagiários de diversas áreas e um funcionário de higienização.

22/11/06

Prédio do primeiro CRAS Cidade de Águeda, construído pela Prefeitura Municipal

Autoridades prestigiando a inauguração do primeiro CRAS no bairro Cidade de Águeda

Prefeito Janir Branco na inauguração do CRAS Cidade de Águeda