Avisos
  • A Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade informa que a Operação Radar Móvel estará operando nas vias do município.
  • ATENÇÃO! O Executivo Municipal informa aos Pescadores Artesanais que não compareceram nos referidos locais para receber os Cartões Emergenciais na última semana devem se apresentar na Secretaria da Pesca, para serem encaminhados ao BANRISUL.

PREFEITO INAUGURA PRIMEIRO CRAS E ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS

Sala de atendimento do CRAS

Numa solenidade bastante prestigiada, onde estive presente a maioria dos secretários municipais, diversos servidores da área de assistência social, vereadores e a comunidade, o prefeito Janir Branco inaugurou na manhã desta quarta-feira, 22, o primeiro Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidade de Águeda, dos cinco que deverão ser construídos ainda na gestão atual, segundo adiantou o Chefe do Executivo Municipal.

O CRAS é um espaço físico público construído com recursos do governo municipal na ordem de R$ 65 mil. No local, será executado o Programa de Atenção Integral à Família que se desenvolverá com recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social, no valor de R$ 9 mil mensais. Esse valor será investido em ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social, tendo por perspectiva o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Será atendido um público alvo de mil famílias referenciadas por ano, beneficiárias do Programa Bolsa Família, idosos, deficientes e famílias com laços fragilizados.

O secretário Leonardo Salum ressaltou o esforço do governo municipal e de toda equipe da SMCAS para a concretização dessa obra. "Nosso projeto sempre foi descentralizar os serviços e estar presentes em todos os lugares levando um melhor atendimento às comunidaes. Este marco no Cidade de Águeda é significativo. É a expressão da qualidade do trabalho que vem sendo realizado em Rio Grande, cujo foco são os campos de ação. Estamos cumprindo o papel da assistência social", destacou Salum.

O prefeito Janir Branco ao destacar a importância do primeiro CRAS em Rio Grande, anunciou a construção em 2007 de mais três Centros: no bairro Carlos Santos, Santa Tereza e na vila da Quinta para a cobertura das comunidades do interior. Branco ressaltou ainda, que estudará a proposta de construir também CRAS no bairro Hidráulica e na 4ª Secção da Barra, ampliando as ações em diversos pontos estratégicos do município. "Quero agradecer o empenho e a dedicação dos servidores da SMCAS. Neste momento estamos dando resposta à ação integrada das secretarias e no Cidade de Águeda, um bairro novo, se fazem necessários todos os investimentos para que esse possa se desenvolver com qualidade de vida para sua comunidade", disse Janir Branco.

O chefe do Executivo aproveitando ainda a oportunidade, anunciou também para breve no Cidade de Águeda, a inauguração das obras de ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelly Esmeraldo e a construção da primeira Unidade Básica de Saúde para reforçar o atendimento aos moradores daquele bairro, do Castelo Branco, do Santa Rosa e da região.

CRAS

A criação deste Centro representa a atenção integral à família, somando-se a Educação, a Saúde e a Assistência Social.

O atendimento será executado da seguinte forma: grupo de geração de renda, grupo de convivência de idosos, grupo de pessoas com necessidades especiais, grupo de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, programa Agente Jovem de 15 a 17 anos completos, grupo de famílias em situação conflitante e outros.

Serão promovidas diversas ações no local: oficinas de artesanato, ações educativas, lazer, esporte, cultura, inclusão na cidadania com encaminhamento para a documentação e outras atividades que se fizerem necessárias.

A equipe de trabalho será composta por: um coordenador, duas assistentes sociais, dois psicólogos, um auxiliar administrativo, seis estagiários de diversas áreas e um funcionário de higienização.

22/11/06

Prédio do primeiro CRAS Cidade de Águeda, construído pela Prefeitura Municipal

Autoridades prestigiando a inauguração do primeiro CRAS no bairro Cidade de Águeda

Prefeito Janir Branco na inauguração do CRAS Cidade de Águeda