30ª EXPOFEIRA CONTOU COM UM PÚBLICO SUPERIOR A 60 MIL PESSOAS E MOVIMENTOU MAIS DE 1 MILHÃO DE REAIS

Mais de 60 mil pessoas compareceram à 30ª Expofeira, que aconteceu de 09 à 16 de novembro, em Rio Grande.

A feira, que é uma realização do Sindicato Rural em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SMAP), este ano contou com 15% a mais de expositores em comparação ao ano passsado e movimentou aproximadamente 1 milhão de reais.

Um dos diferenciais deste ano, foi a exposição de maquínas pesadas, que chamaram bastante a atenção do público. Outra atração de sucesso foi a verdadeira aula que o expositor Magno Augusto Nunes, deu sobre avestruzes, aos que se aproximaram para observar aquelas aves. A iniciativa agradou os próprio criadores de avestruzes, de Rio Grande, que já confirmaram participação na edição do próximo ano.

É importante destacar a presença da Credenciadora ao Freio de Ouro, onde vários animais de Rio Grande se classificaram. Quatro machos e quatro fêmeas foram selecionados para a semi-final em Esteio. O Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Rio Grande, Manoel Gonçalves, salientou que a feira contou com um nível bastante elevado de animais, vindos de até vinte municipios diferentes, e que isto não foi surpresa, pois na última edição já havia sido alcançado esta qualidade.

Os grandes campeões desta Expofeira foram os bois Bartô, da raça Aberdeen Angus, pesando 884 kg, Batok, da raça Limousin,pesando 1050 kg e, ainda, entre os equinos, um cavalo sem nome, da raça Percheron, de 720 kg.

Segundo Gilberto Pinho, secretário para Assuntos Extraordinários da Prefeitura Municipal, uma das iniciativas que anima a comissão organizadora da Expofeira é a parceria com empresas privadas, que este ano, possibilitou o calçamento de 630 metros, ou seja, 3 ruas do Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira, local onde a feira foi realizada. Além desses calçamentos outras melhorias na infra-estrutura puderam ser percebidas este ano.

As atrações culturais como shows, palestras, artesanato e a gastronomia também movimentaram a feira, assim como as provas de tambor, ginete e os remates. Mas a feira não agradou somente o público. Os expositores que vieram de outras cidades também elogiaram muito a estrutura e o tratamento que receberam dos organizadores e também a receptividade do público, além dos resultados comerciais.

22.11.04