14
SET

Notícias

Secretaria da Saúde inicia período de intensificação da 2ª dose da vacina contra o HPV


A Secretaria de Município da Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Imunizações, informa à população rio-grandina o início do período de intensificação da 2ª dose da vacina contra o HPV em Rio Grande. O período intensificado vai de setembro a outubro. Esta é a segunda fase da vacinação neste ano, que compreende, portanto, a segunda dose da vacina. O público-alvo são meninas de 9 a 13 anos de idade.

Desde 2014, a vacina contra o HPV é ministrada num esquema de três doses, coordenado pelo Ministério da Saúde: 1ª dose, quando a menina for inserida no público-alvo; 2ª dose, seis meses após ter recebido a 1ª; e 3ª dose, recebida cinco anos após ter tomado a 1ª. O Ministério da Saúde adota, além deste esquema, a estratégia de vacinação mista, ou seja, a vacinação poderá ocorrer nas unidades de saúde do SUS e em parceria com as secretarias de Saúde e Educação.

A implantação da vacina contra o HPV em Rio Grande começou em 2014, com a vacinação de meninas de 11 a 13 anos, público alvo da época, nas escolas do Município e unidades de saúde. Este ano o cronograma de vacinação iniciou em março, com a ministração da primeira dose ao novo público-alvo.

A dirigente do Núcleo de Imunizações da SMS, Liliam Rosinha, informou que em Rio Grande o número de meninas inclusas no público-alvo da vacina é 4.632. Destas, 35% recebeu a primeira dose em março/abril, o que equivale a 1.624 meninas vacinadas. De acordo com a dirigente, a meta do Núcleo é alcançar 80% desse público.

“A vacina contra o HPV está disponível o ano inteiro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas períodos de intensificação como este são realizados pela SMS como forma de lembrar a importância da prevenção contra a doença e do ‘não esquecimento’ do período de ministração das doses subsequentes”, destacou a dirigente.

Para receber a 2º dose da vacina, devem ser apresentados a carteira de vacinação e um documento com foto. Levar um acompanhante não é obrigatório, mas serve como reafirmação da importância da prevenção contra o HPV.

O que é o HPV?

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais. Os tipos 16 e 18 causam em torno de 70% dos casos de câncer do colo de útero. Já os tipos 6 e 11 são encontrados na maioria das verrugas genitais.

O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível se contaminar com uma única exposição, e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pelo contato sexual, mas também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. Embora seja raro, o vírus pode se propagar também por meio de contato com a mão.

Redigido por: Rosélia Falcão

 

 


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: Ministério da Saúde/ Divulgação

    - Crédito: Ministério da Saúde/ Divulgação





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-900 :: Telefone: (53) 3233.8400