TÉCNICOS DA ÁREA HABITACIONAL VISITARAM LOCAIS QUE RECEBERÃO INVESTIMENTOS DO PAC

Visita dos técnicos do PAC

Conforme o previsto, encontram-se na cidade a gerente de projetos da Secretaria Nacional de Habitação (ligada ao Ministério das Cidades), Maria do Carmo Avesani, que trata dos projetos do Plano de Aceleramento do Crescimento (PAC); representante da Secretaria Estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Soares; diretor de Gestão Territorial da Metroplan, Luis Carlos Flores; arquitetos da Metroplan, Jones Susin e Maria Elisabete Gomes da Aguiar e os construtores Alceu Cheuiche e Walter Silva, da Conkretus Construções.

Na manhã desta quinta-feira, 14, eles participaram de reunião na Prefeitura, que contou com a presença do prefeito Janir Branco; secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Paulo Renato Cuchiara; secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Glei Santana; representante do Movimento Nacional da Luta pela Moradia (MNLM), Gilmar Ávila e técnicos da SMCP.

Na ocasião o secretário Paulo Renato Cuchiara fez uma rápida exposição sobre as ocupações na orla portuária e os locais previstos para reassentamento devido ao Plano de Expansão Portuária. Serão removidos moradores dos bairros Getúlio Vargas, Santa Teresa e Barra Nova, que deixarão inclusive áreas de risco passando a ter moradias dignas e com melhor infra-estrutura. As transferências levarão em conta também o componente social, que é considerado tão importante quanto a obra.

Após a explanação e algumas explicações, Maria do Carmo Avesani ficou satisfeita. "Acho que o projeto está bem direcionado. A preocupação é só o trabalho com as comunidades. O esclarecimento é importante, porque as pessoas tem medo e a transparência é fundamental", disse ela. O prefeito Janir Branco, por sua vez, salientou que "nossa linha de trabalho proporciona muita informação e diálogo e por isso temos avançado muito nessa questão dos reassentamentos".

Ainda pela manhã os técnicos visitaram as áreas dos reassentamentos e de expansão portuária. À tarde, na Prefeitura, aconteceu uma reunião técnica, onde todas as questões foram abordadas, com a presença também de representantes da Caixa Econômica Federal e Superintendência do Porto.

14.02.08

Apresentação do projeto de habitação para o BGV

Prefeito e técnicos do PAC na apresentação do projeto

Prefeito Janir Branco recebendo técnicos do PAC