Avisos
  • A Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade informa que a Operação Radar Móvel estará operando nas vias do município.
  • ATENÇÃO! O Executivo Municipal informa aos Pescadores Artesanais que não compareceram nos referidos locais para receber os Cartões Emergenciais na última semana devem se apresentar na Secretaria da Pesca, para serem encaminhados ao BANRISUL.

VICE-PREFEITO RECEBEU COMISSÃO DE PESCADORES

Pescadores fizeram protesto em frente à Prefeitura Municipal

Na tarde desta segunda-feira, 30, o vice-prefeito Adinelson Troca recebeu na sala de reuniões da Prefeitura um grupo formado por quatro vereadores do município de São José do Norte e líderes dos pescadores artesanais que atuam na Lagoa dos Patos. No encontro, os pescadores protestaram contra a fiscalização do Ibama e pediram o apoio do Executivo Municipal para uma audiência com os órgãos competentes tais como Ibama, colônias de pescadores, Promotoria Pública, prefeituras municipais entre outros, a fim de discutir uma reestruturação da pesca artesanal na Lagoa.

Os pescadores reclamam que faltando 20 dias para o final da safra, a fiscalização do Ibama tem sido muito rígida e intensa. Eles solicitam que o órgão libere a pesca nesses últimos dias e que após a safra seja realizada uma audiência que vise uma negociação e readequação dos pescadores. Ao vice-prefeito Adinelson Troca, revelaram que a abordagem dos fiscais é agressiva pois entram armados na embarcação intimidando o pescador e impedindo o seu trabalho. Também comentaram sobre o valor abusivo das multas aplicadas.

O protesto dos cerca de 200 pescadores do Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço, iniciou na sede do Ibama, onde não foram recebidos. De lá, eles partiram para a Prefeitura Municipal. O vice- prefeito Adinelson Troca, ouviu atentamente os vereadores nortenses e os líderes dos pescadores e falou que o Executivo é parceiro dos pescadores desde que não haja baderna e violência: "Sabemos que somos obrigados a cumprir uma legislação federal que nos ampara, sendo assim, se é para sentarmos à mesa com todos os órgãos envolvidos e conversarmos, vocês podem contar conosco", comentou Troca. Ainda, segundo o vice-prefeito do Rio Grande, "nós estamos dispostos a ajudar os pescadores, mas sem burlar a lei", destacou.

De acordo com um dos líderes do protesto, Rosemir Costa Viana, as manifestações devem continuar até que os pescadores sejam recebidos pelo Ibama. Um documento solicitando a audiência já foi encaminhado ao órgão, mas sem retorno. Uma cópia do mesmo documento será encaminhado ao vice-prefeito.

30.03.09

Vice-prefeito Adinelson Troca ouviu as reivindicações dos pescadores artesanais