Avisos
  • Prefeitura Municipal do Rio Grande informa que o evento Diálogos Culturais que ocorreria neste sábado, dia 26/07 às 16h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal foi adiado para uma data a ser informada nos próximos dias.

VICE-PREFEITO RECEBEU COMISSÃO DE PESCADORES

Pescadores fizeram protesto em frente à Prefeitura Municipal

Na tarde desta segunda-feira, 30, o vice-prefeito Adinelson Troca recebeu na sala de reuniões da Prefeitura um grupo formado por quatro vereadores do município de São José do Norte e líderes dos pescadores artesanais que atuam na Lagoa dos Patos. No encontro, os pescadores protestaram contra a fiscalização do Ibama e pediram o apoio do Executivo Municipal para uma audiência com os órgãos competentes tais como Ibama, colônias de pescadores, Promotoria Pública, prefeituras municipais entre outros, a fim de discutir uma reestruturação da pesca artesanal na Lagoa.

Os pescadores reclamam que faltando 20 dias para o final da safra, a fiscalização do Ibama tem sido muito rígida e intensa. Eles solicitam que o órgão libere a pesca nesses últimos dias e que após a safra seja realizada uma audiência que vise uma negociação e readequação dos pescadores. Ao vice-prefeito Adinelson Troca, revelaram que a abordagem dos fiscais é agressiva pois entram armados na embarcação intimidando o pescador e impedindo o seu trabalho. Também comentaram sobre o valor abusivo das multas aplicadas.

O protesto dos cerca de 200 pescadores do Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço, iniciou na sede do Ibama, onde não foram recebidos. De lá, eles partiram para a Prefeitura Municipal. O vice- prefeito Adinelson Troca, ouviu atentamente os vereadores nortenses e os líderes dos pescadores e falou que o Executivo é parceiro dos pescadores desde que não haja baderna e violência: "Sabemos que somos obrigados a cumprir uma legislação federal que nos ampara, sendo assim, se é para sentarmos à mesa com todos os órgãos envolvidos e conversarmos, vocês podem contar conosco", comentou Troca. Ainda, segundo o vice-prefeito do Rio Grande, "nós estamos dispostos a ajudar os pescadores, mas sem burlar a lei", destacou.

De acordo com um dos líderes do protesto, Rosemir Costa Viana, as manifestações devem continuar até que os pescadores sejam recebidos pelo Ibama. Um documento solicitando a audiência já foi encaminhado ao órgão, mas sem retorno. Uma cópia do mesmo documento será encaminhado ao vice-prefeito.

30.03.09

Vice-prefeito Adinelson Troca ouviu as reivindicações dos pescadores artesanais